Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

X Encontro Regional da Federação da 1ª RE 26/03/2011

Num dia de céu azul e muito sol, caravanas se dirigiram para Xerém, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, para o X Encontro Regional de Mulheres, reunindo 2050 pessoas, inclusive alguns homens jovens, juvenis e crianças. Era uma alegria e entusiasmo contagiantes, pois além de participar de um dia com uma programação toda especial, era também uma oportunidade de encontros, de rever amigas e de conhecer tantas pessoas.
A presidente da Federação, Denize Ornellas saudou a todas com muita alegria e abriu a programação com oração, louvores e apresentação do Ministério de Louvor da Igreja de Duque de Caxias. O Tema do Encontro: “MULHERES METODISTAS EM MISSÃO, PROCLAMANDO A PLENITUDE DA VIDA”.
A jovem Bianca (Uma menina de 21 anos que teve uma participação brilhante no Encontro) fez uma meditação no livro de I Reis capítulo 17 afirmando que Deus manda provisão quando nos dispomos a proclamar a Plenitude da Vida. Quando Deus nos chama, Ele provê, Ele faz aparecer água no deserto... O Deus que chama é o Deus que sustenta. E disse ainda: “Deixa Deus te usar para que sejas um canal de bênçãos nas mãos Dele”.
Momentos de apresentações da Confederação do Brasil e também América Latina, homenagens e participação linda do grupo de coreografia “Mães de Sara” da Igreja de Nilópolis.
Ainda na parte da manhã a pastora Andréia Fernandes fez uma palestra sobre o Tema, falando primeiro sobre o mês da Mulher, projetando a foto de uma rosa, simbolizando assim, a rosa que ela queria ofertar a todas as mulheres presentes. Mulheres tímidas; mulheres que têm sua boca calada por um homem; mulheres ridicularizadas até no volante; mulheres que escutam piadas machistas; mulheres que têm as mãos calejadas e não são valorizadas. E disse ainda: “Celebrar com a Rosa e não perder as dimensões dos espinhos.” Quantas de nós são espetadas pelo espinho de um marido, por um chefe e outras que estão sendo feridas e isso inclui a nós mesmas. É mais fácil e prazeroso olhar para as rosas, mas fomos convidadas a enxergar os espinhos e arrancá-los, mas para isso é preciso coragem e muitas vezes reinventar a vida. Coragem não se compra e não se vende. Coragem se adquire...
Usando o texto de Marcos 14: 3 a 9, onde fala a respeito da mulher que ungiu a Jesus, explicou: Por que este texto? Por que esta mulher? Porque esta mulher teve coragem. Esta mulher estava vivendo a Plenitude de Vida. Plenitude que só sabemos verdadeiramente o que é, quando vivemos fora dela. A gente só da valor porque a gente sabe o que é não estar tão bem. Essa mulher viveu a Plenitude a ponto de proclamar a Plenitude. Podemos viver em Plenitude mesmo quando o ambiente não é propício. Proclamar é viver esta vida. Se eu vivo essa Plenitude eu posso proclamá-la. Plenitude é saber viver apesar de... É ser profeta e solidário. O gesto dessa mulher foi profético e solidário. A mulher foi um exemplo de quem vive e proclama a plenitude de vida. O perfume era valioso, mas o mais importante foi usá-lo, pois assim se tornou mais valioso ainda.
Muito linda também foi a apresentação do coral “Transforma Soul” da Igreja de Parque Fluminense. Os pastores e pastoras presentes foram homenageados com uma coreografia feita por jovens da Igreja de Caxias. E ainda momentos de descontração com dinâmica feita pela Régia Teixeira acompanhada de outras jovens do Distrito.
O Culto de Encerramento foi dirigido pela Federação e a palavra ministrada pelo Bispo Paulo Lockmann.
Enfim chegou à hora da despedida, depois de um dia muito alegre e abençoado na presença de tantas irmãs e principalmente na presença de Deus. E o local foi tomado por uma multidão à procura de seus ônibus, e eram muiiiiiitos, a ponto de causar um engarrafamento até que todos conseguissem sair com suas caravanas. E na realidade a Federação de Mulheres da Primeira Região está encontrando dificuldades em conseguir um lugar que comporte cada vez mais mulheres, pois a cada Encontro esse número aumenta, para a Glória de Deus.

Leila de Jesus Barbosa
Vice presidente da Confederação de Mulheres

• clique aqui e veja o álbum de fotos •


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães