Publicado por Sara de Paula em Geral - 04/09/2018

Setembro Amarelo: eu estou aqui para conversar com você!

Em 10 de setembro lembramos o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Para marcar a data, disponibilizamos imagens que podem ser compartilhadas nas redes sociais, todas com uma frase objetiva: eu estou aqui para conversar com você.

O material de apoio da campanha Setembro Amarelo, iniciativa que visa conscientizar sobre o grande número de casos de suicídio no país e no mundo, explica a importância de conversar sobre o problema com pessoas que apresentam sinais de que pode cometer um ato de autodestruição.

“É preciso perder o medo de se aproximar das pessoas e oferecer ajuda. A pessoa que está numa crise suicida se percebe sozinha e isolada. Se um amigo se aproximar e perguntar “tem algo que eu possa fazer para te ajudar?”, a pessoa pode sentir abertura para desabafar. Nessa hora, ter alguém para ouvi-la pode fazer toda a diferença. E qualquer um pode ser esse “ombro amigo”, que ouve sem fazer críticas ou dar conselhos. Quem decide ajudar não deve se preocupar com o que vai falar. O importante é estar preparado para ouvir.” – Falando abertamente sobre suicídio – CVV

Compartilhe a imagem com seus contatos e se coloque à disposição dos seus amigos e amigas para conversar, levar uma palavra de esperança ou apenas esteja pronto a ouvir. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos, desde que existam condições mínimas para oferta de ajuda voluntária ou profissional. Acesse o site do Expositor Cristão e confira como a sua igreja pode se mobilizar para promover o debate sobre o assunto. 

Leia também: Setembro amarelo, mês de prevenção do suicídio
 


Origem

Em 1994, um Ford Mustang de cor amarela fabricado quase 30 anos antes se tornaria o grande símbolo desta campanha. O carro foi comprado por um jovem apaixonado pelo modelo mesmo antes de ter licença para dirigir em Westminster no estado norte-americano do Colorado, esse jovem se chamava Michael Emme, ou Mike, como era conhecido, o jovem reformou o carro sozinho na garagem de seus pais.

Tradução da imagem: ESSA FITA É UMA LINHA DA VIDA! Ela carrega a mensagem que existem pessoas que se importam e vão ajudar! Se você está precisando de ajuda e não sabe como pedir, entregue esse cartão a um conselheiro, professor, padre/pastor, médico, parente ou amigo e diga: “EU PRECISO USAR MINHA FITA AMARELA”. O programa Yellow Ribbon é em memória amorosa de Michael Emme. Tradução/Anderson Siqueira.

Na descrição de seus pais, Dale e Darlene Emme, Mike era um jovem de bom coração, generoso e bem humorado, seu sorriso era uma marca registrada. Aos 17 anos começou a andar triste pelos cantos e muitos diziam se tratar de coração partido, já que havia terminado com uma namorada pouco tempo antes. No entanto, o que ninguém imaginava era que Mike sofria de uma depressão severa e provavelmente por não entender o que estava enfrentando, não teve tratamento e nem apoio.

Desorientado e sem ter com quem conversar sobre o que sentia, chegou sozinho a uma conclusão terrível, no dia 8 de setembro de 1994 escreveu um bilhete dizendo: “Mãe, pai, amo vocês. Não se culpem. Com amor, Mike. 11:45 p.m.”.

Às 11:52 p.m., apenas 7 minutos após a hora que ele havia colocado no bilhete, o casal chegou em casa, encontrou o Mustang amarelo estacionado na frente, como de costume, mas Mike estava dentro dele já sem vida.

Os pais de Mike sabiam que poderiam ter evitado a morte prematura do filho de muitas maneiras, mas tentaram seguir o conselho deixado pelo jovem no bilhete e procurar formas de ajudar outras famílias a não passarem pela mesma situação, encontrando assim, um propósito para a morte do filho, para que ela não tenha sido em vão.

Foi quando eles tiveram a ideia de criar “lembranças” de Mike – objetos simples que fossem carregados com a memória do filho, e que de alguma forma pudessem ajudar jovens na mesma situação a escaparem de um fim precoce e triste como o dele.

Então, surgiu as fitas amarelas, cor que foi inspirada no Mustang de Mike, cada uma dessas fitas eram presas a um cartão. Nos cartões, uma mensagem simples: “Se você está pensando em suicídio, entregue este cartão a alguém e peça ajuda!”. A ideia era ajudar jovens a exporem sua situação e evitar tomar decisões como a que Mike tomou.

Durante o funeral, 500 cartões com fitas foram colocados em um cesto, todos foram levados e começaram a se espalhar por todo o país, surge assim a fundação Yellow Ribbon (fita amarela). Alguns dias depois, os pais do Mike, começaram a receber cartas e ligações de centenas de pessoas que haviam recebido o cartão de alguém e desistido de tirar a própria vida.

Segundo dados da fundação, desde 1994 os cartões amarelos ajudaram mais de 115.000 jovens a salvarem suas vidas e a data em que a corrente começou e a cor do velho Mustang inspiraram a origem do Setembro Amarelo.

Fonte: Diário do Acre


Centro de Valorização da Vida - CVV

Se você não se sente pronto/a para conversar com alguém sobre esse assunto, ou se tem dúvidas sobre como reagir diante de uma confissão relacionada a depressão ou pensamentos suicidas, apenas ouça quando necessário, acolha com muito afeto, sem julgamentos, ore junto e indique que a pessoa converse com um/a voluntário/a do CVV. O atendimento é realizado por meio de telefone, chat, Skype, e-mail e até pessoalmente. 

Divulgue os contatos do Centro de Valorização à Vida para prevenção do suicídio junto das imagens criadas pela Igreja Metodista em apoio da campanha Setembro Amarelo. 

Centro de Valorização da Vida - CVV
LIGUE 188 ou 141 (nos estados Bahia, Maranhão, Pará e Paraná)
Você é atendido por um voluntário/a, com respeito, anonimato, que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito e de forma gratuita.

Se em sua cidade não há um posto de atendimento do CVV, você pode utilizar o atendimento por chat e e-mail disponível no link: https://www.cvv.org.br/ligue-141/

VÍDEO

A área nacional da Igreja Metodista lançou um vídeo sobre o tema no mês de dezembro. O trabalho traz pessoas que estão envolvidas com a igreja de alguma forma, e já tiveram ou ainda enfretam episódios de depressão.

Agradecemos aos amigos/as que compartilharam suas histórias e experiências para fortalecer essa campanha: 

Pastora Andreia Fernandes
Silvana Storti
Pastora Eliad Santos
Rogerio Silva
Camila Abreu

Assista abaixo a publicação: 

IMAGENS PARA DOWNLOAD 
(clique nas imagens para ampliar)



 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Ajude as comunidades atingidas pela crise humanitária no Haiti

Nós, da Igreja Metodista brasileira, nos solidarizamos com irmãos e irmãs haitianos que enfrentam uma grave crise humanitária e política, que somadas aos recentes desastres naturais no país, precarizam a qualidade de vida de muitas famílias em situação de vulnerabilidade. Simultaneamente, haitianos(as) esperam ainda o início da vacinação contra Covid-19 para fortalecer o combate à pandemia.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães