Publicado por Sara de Paula em Escola Dominical - 02/02/2022

Dicas para a Coordenação da Escola Dominical | Planejar é preciso!

planejar-921-800x568.jpg

Dicas para a Coordenação da Escola Dominical

Planejar é preciso!

 

As férias escolares estão acabando e embora muitas de nossas escolas dominicais tenham permanecido ativas durante esse período, outras retomam suas aulas em fevereiro. De qualquer forma, um novo semestre se inicia, e é sempre uma oportunidade de repensar e replanejar a Escola Dominical, com vistas ao melhor aproveitamento possível desse espaço de capacitação e edificação das diferentes gerações da igreja.

Nesse sentido, trazemos para você, coordenador(a), alguns lembretes importantes para o bom funcionamento da Escola Dominical:

 

  • Funções da Coordenação da ED: organizar e coordenar a equipe docente e a secretaria, zelar pelo funcionamento da ED e, junto com sua equipe e a coordenação do Ministério de Ensino, estabelecer alvos e as estratégias para o desenvolvimento da ED. (O papel do coordenador/a da ED)

 

  • Planejar é preciso! Diante de cada novo semestre, o planejamento é uma ferramenta para direcionar o trabalho, otimizar os recursos e, também, trabalhar novas expectativas. Assim, convidamos você a dar uma boa olhada para sua Escola Dominical, a fim de planejar o semestre que se inicia.

 

O que é preciso saber para planejar

 

  • Sobre a equipe de trabalho. Quem sãos as pessoas que lhe ajudarão na coordenação e quem faz parte da equipe de professores e professoras? Observe qual é a maior dificuldade que você acha que vai encontrar na coordenação, tenha um olhar atento às diferentes pessoas da comunidade e convide-as para ajudar nestas dificuldades.
  • Quanto aos alunos e alunas. Que estratégias para motivar a presença dos alunos e alunas já foram usadas e deram certo? Quais não deram? O que tem sido feito para a motivação ao retorno dos faltantes nas aulas e outras atividades da ED? Tenha um olhar atento para as novas pessoas que se achegam à comunidade (assista ao programa Mais um Pouco sobre novos membros), observe como podem ajudar na Escola Dominical. Saiba quais as profissões estão representadas no grupo de alunos e alunas, pois podem ajudar pontualmente, com ministração de palestras, elaboração de projetos e atividades educativas. Lembre-se da importância de registrar a presença nas aulas. Isto ajudará a avaliar a participação e criar estratégias de envolvimento.

    Adquira na Angular Editora a caderneta de frequencia para Escola Dominical. Clique aqui.
     
  • Sobre as revistas de Escola Dominical. Pesquise quais foram os temas e revistas utilizadas nos dois últimos anos (pelo menos). Entre em contato com a Angular Editora ou DNED e veja quais temas estão disponíveis, e apresente ao grupo de professores(as) as possiblidades de temas e livros para o estudo das classes (veja comunicado). A proposta das nossas revistas é apresentar em cada edição temáticas que todas as turmas (crianças, pré-adolescentes, juvenis, jovens e adultos) estudem simultaneamente. No site você tem acesso aos temas, sumário e três primeiros estudos de cada edição. Neste sentido, antes de efetivar a aquisição das revistas, é importante decidirem juntos qual a edição que melhor se adequa à realidade da comunidade.
     
  • Sobre os espaços e ambientes. É muito importante conhecer cada espaço que a ED ocupa (assista o programa Mais um Pouco sobre os espaços da ED na Igreja). Identifique junto com o grupo de professores(as) quais são as especificidades e demandas de cada turma e ambientes disponíveis. Conversar com os ministérios de administração, finanças e ornamentação para alinharem a parceria ministerial para atendimento e resolução dessas demandas é muito útil. Acesse orientações para os encontros presenciais, informe-se sobre as diretrizes da sua região e município, cuidando para que o ambiente seja seguro, evitando contaminação neste tempo de pandemia. Se o espaço usado for virtual, certifique-se de treinar sua equipe para usar o equipamento disponível, dando preferência para o uso de plataformas em que todos os alunos e alunas possam participar com suas dúvidas e reflexões. Lembre-se de conversar com a coordenação do Departamento Infanto-juvenil sobre as demandas dos espaços que as crianças e pré-adolescentes estão ou não utilizando, e no caso de não poder reunir as crianças presencialmente, utilize ou adapte materiais que podem ser usados em casa.
     
  • Planeje as reuniões. Identifique quantas reuniões de planejamento com sua equipe de trabalho e de professores(as) são necessárias durante o ano, e com qual antecedência é preciso agendar e motivar a presença do grupo. Lembre-se que todo planejamento parte de processos avaliativos. Reúna o grupo para fazer uma avaliação conjunta do período anterior, e inicie seu planejamento a partir dos pontos fortes e o que é preciso melhorar para ter uma ED que atenda às necessidades da comunidade local, mas sem perder de vista a possibilidade de conexão com a ED Regional e Nacional.
     
  • Invista na formação de professores e professoras. Dentro do planejamento, identifique quantos encontros de formação a equipe docente precisa e consegue realizar durante o ano/semestre. Levante com o grupo quais os temas e pessoas que podem ajudar nesse processo de capacitação docente. Pesquise e incentive a leitura de materiais didático-pedagógicos e bíblico-teológicos que contribuam com o planejamento, estudo e crescimento dos professores e professoras. Lembre-se de pedir ajuda da equipe pastoral, pois os materiais utilizados precisam estar de acordo com a doutrina da Igreja.
     
  • O lugar das datas comemorativas. Em quais datas comemorativas a ED será parceira de outros segmentos e ministérios e/ou em quais assumirá a coordenação das celebrações? Tenha isso em mente ao elaborar o planejamento. Exemplos: Páscoa, Natal, Dia da Bíblia, Ação de Graças, Aniversário da igreja, e outras comemorações, como Dia das Crianças, Dia dos Juvenis, Dia da Pessoa Idosa, Dia da Mulher, Dia da Consciência Negra etc.
     
  • O Dia da Escola Dominical.  Organize estratégias e atividades para celebrar o Dia ou o mês da ED, compartilhando a história da Escola Dominical no Brasil, e a história da sua ED local.
     
  • Ore sempre! Finalizamos estas dicas lembrando a importância da oração no processo de planejamento e execução das atividades da ED. A presença de Deus é a nossa principal motivação e a inspiração do Espírito Santo nossa garantia de um trabalho efetivo e relevante.

 

Bom trabalho!

 

Departamento Nacional de Escola Dominical



Posts relacionados