Os quatro evangelhos trazem vers?es distintas do enterro de Jesus. Escritos em ?pocas diferentes, os livros de Mateus, Marcos, Lucas e Jo?o tamb?m eram voltados a p?blicos distintos. Assim, mudam o enfoque e at? mesmo detalhes do relato, como nos mostra a mat?ria de capa da revista Signos, editada pelo Conselho Latino-Americano de Igrejas, CLAI, em mar?o de 2007 (n? 43).
Veja o que podemos aprender com cada evangelista, de acordo com o artigo "Como foi o enterro de Jesus?":
Marcos 15.42-47: Segundo Marcos (o evangelho mais antigo), Jos? de Arimat?ia era membro do Sin?drio. E, como o evangelista j? afirmara que "todo o Sin?drio"havia entregue Jesus ? condena??o (Mc 15.1), Jos? de Arimat?ia n?o deveria ser um disc?pulo… Contudo, Marcos afirma tamb?m, que Jos? era algu?m que "esperava o reino de Deus". Ou seja, era um judeu observador da Lei que buscava com sinceridade o Reino. Assim, ele teria enterrado o cad?ver de Jesus justamente para cumprir a Lei de Deus: o Deuteron?mio ordenava que nenhum cad?ver ficasse exposto durante a noite; ele deveria ser sepultado no mesmo dia de sua morte para n?o contaminar a terra. O sepultamento de Jesus teria sido bastante humilde, na vis?o deste evangelista. Ele n?o menciona que o corpo de Jesus tenha sido lavado ou ungido com azeite ou perfumes, como era o costume da ?poca (talvez por isso ele conta que no domingo de P?scoa as mulheres teriam ido ? tumba levando perfumes para embalsam?-lo). Descido do madeiro, Jesus foi sepultado em um "t?mulo que havia sido aberto numa rocha". O evangelista Marcos mostra, dessa maneira como o que parece terminar mal e sem esperan?a esconde, para os que sabem esperar, a boa not?cia da ressurrei??o.
Mateus 27.57-61:Mateus, que escreveu seu Evangelho uns dez anos depois de Marcos, faz algumas mudan?as no relato. Ele apresenta Jos? de Arimat?ia como disc?pulo de Jesus. E informa que ele um "homem rico". Provavelmente, Marcos apresenta a Arimat?ia como homem rico porque havia em sua comunidade muitas pessoas nessa condi??o social. Ele teria usado Jos? de Arimat?ia como um modelo do disc?pulo rico capaz de colocar a sua riqueza ao servi?o do Mestre. Portanto, segundo Mateus, quem enterrou Jesus foi um disc?pulo, um homem rico que preparou um enterro digno e at? cedeu sua pr?pria tumba. Ele mostra, assim, como at? aqueles que parecem estar distantes do Reino de Deus, como os ricos, alvo de duras cr?ticas do Mestre, podem entrar nele se conseguiram se desprender de suas riquezas e us?-las para ajudar os demais.
Lucas 23.50-56: Lucas descreve Jos? de Arimat?ia como um homem" bom e justo", membro do Sin?drio. Mas, como algu?m justo poderia ter feito parte do tribunal que condenou Jesus? Lucas explica a seguir que Jos? n?o havia concordado com a decis?o e a a??o dos demais.Para esse evangelista, Jesus foi enterrado por algu?m que percebeu nele algo especial e, por isso, n?o votou por sua condena??o. Ele mostra, assim, que para seguir Jesus ? necess?rio ser fiel aos exemplos e ensinamentos do Mestre, ainda que isso signifique ir contra a opini?o dos demais e at? cair no rid?culo diante dos outros.
Jo?o 19.28-30: O evangelho de Jo?o relata o enterro de Jesus de modo mais solene e espl?ndido que os demais. Como Mateus, diz que Jos? de Arimat?ia era disc?pulo de Jesus, ainda que "em segredo". E conta, tamb?m, algo que nenhum outro evangelista havia dito: que Nicodemos o acompanhou, levando uma quantidade de ung?entos arom?ticos digna de um rei. Eles prepararam o corpo segundo os costumes judaicos e o sepultaram numa tumba nova, localizada em um jardim. Trata-se de outro detalhe simb?lico: os reis de Jud? eram sepultados em jardins. O "rei dos judeus", "filho de Davi" n?o poderia descansar em lugar diferente. Para Jo?o, o sepultamento de Jesus foi feito por dois de seus admiradores, pessoas temerosas que o seguiam em segredo e, que afinal, expuseram-se em um momento perigoso, mostrando em p?blico sua devo??o por ele. Ele nos ensina, assim, que n?o ? poss?vel seguir a Jesus em segredo. S? quando algu?m d? testemunho p?blico de sua f? pode dizer que encontrou a seu Senhor.