Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 25/05/2011

Conselho Latino-Americano de Igrejas discute justiça ambiental

A Assembleia Regional do Conselho Latino-Americano de Igrejas (Clai-Brasil) se reuniu, durante o último fim de semana em São Paulo, para discutir o tema “Justiça Ambiental e Emergências: Missão da Igreja”.  A Assembleia contou com a presença das igrejas membros, organizações e segmentos parceiros. A Igreja Metodista foi representada pela Revda. Renilda Martins Garcia - Coordenadora Nacional de Educação Cristã – Conec, 1ª RE, e pelo Rev. Alcides Alexandre de Lima Barros, 3ª RE.

A temática “Justiça Ambiental e Emergências: Missão da Igreja” foi desenvolvida a partir de painéis coordenados por Nilton Emmerick Oliveira e Eliana Rolemberg. A Dra. Tânia Pacheco, pesquisadora da Fiocruz, refletiu sobre a “Justiça Ambiental”, a partir dos seguintes enfoques: A herança colonial que recebemos e Paradigmas da formação da sociedade brasileira. Ela expôs uma síntese do Mapa da injustiça ambiental e saúde no Brasil.

O Dr. Jung Mo Sung, da Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, tratou do tema “Teologia, Economia e Ecologia” e refletiu sobre a aproximação dessas três áreas de conhecimento a partir de um eixo comum, a vida.

O Defensor Público do Estado de São Paulo, Dr. Wagner Giron de La Torre compartilhou uma visão geral das situações de emergência no Brasil e deu dicas de como proceder diante destes fenômenos.

As celebrações foram outro ponto forte da Assembleia, dirigidas por Luiz Carlos Ramos, com participação especial da pianista Liséte Espíndola, da Fateo - Faculdade de Teologia da Igreja Metodista.

Há que ressaltar a apresentação dos Relatórios pelos programas do CLAI- ano 2010: Pastoral da Mulher e Justiça de Gênero - Continental e Regional (Cecília Castillo e Ester Lisboa, respectivamente), Rede da Juventude (Daniel Souza), Rede de Liturgia (Luiz Carlos Ramos), Pastoral Evangélica de Negritude (Vera Maria Roberto), Pastoral da Juventude (Débora Ludwig) e Secretaria Regional (Darli Alves).

Um dos destaques da Assembleia foi a eleição da Junta Diretiva do CLAI-Brasil, constituída pela Diretoria e Conselho fiscal (exercício 2011 a 2013) que ficou, assim, constituída: Diretoria:  Presbítero Nilton Emmerick Oliveira (Igreja Presbiteriana Independente), Presidente; Neusa Aparecida Tetzner (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), Vice-Presidente;  Revda. Magda Cristina Guedes Pereira (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil), Secretária; Anivaldo Padilha (Koinonia), Tesoureiro. Conselho Fiscal: Rev. Bruno Giese (Igreja Evangélica Congregacional do Brasil), Revda. Renilda Martins Garcia (Igreja Metodista) e Eliana Rolemberg (Diretoria Executiva da CESE).

Texto: Revda. Renilda Martins Garcia - Conec


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

S.O.S. Recife

Saiba como apoiar a mobilização da Igreja Metodista no socorro às vítimas das fortes chuvas no nordeste. Nos estados de Alagoas e Pernambuco, 63 municípios estão sob monitoramento e 14 já tiveram situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional. Até o momento, a Defesa Civil Nacional atualizou para 79 o número de óbitos em Pernambuco, em decorrência das chuvas. Há, ainda, 3.957 desabrigados em pontos de apoio localizados próximos às regiões afetadas. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães