Publicado por Herbert em Expositor Cristão - 13/04/2014

Discipulado com meninos e meninas

Expositor Cristão/Rogéria de Souza Valente Frigo
 


 

O discipulado da criança deve começar em casa, desde os primeiros dias de vida. Ele é essencialmente responsabilidade de sua família, estendendo-se a responsabilidade à família de fé (toda a comunidade: pastores/as, líderes, irmãos/ãs e componentes do ministério de trabalho com crianças).

Os pais e mães que discipulam seus/as filhos/as, educam com amor e não se entediam dessa responsabilidade. Para poucos anos, Deus confiou filhos/as aos cuidados de seus pais. Cada pai e mãe há de marcá-los/as para a eternidade. Precisam ter consciência de que assumiram o compromisso de educar seus/as filhos/as quando opta­ram por tê-los/as e que esses anos passarão muito rapidamente, sendo que o resultado de seu investimento no discipulado há de ser colhido em poucos anos, quando puderem vê-los/as caminhando comprometidos/as com o Senhor.

Antes de sair à procura de pessoas para discipular, cada líder familiar deve começar com as próprias famílias. Os pais devem ser instruídos a manter seus olhos abertos para aqueles momentos perfeitamente ensináveis. Às vezes, planeja-se o momento de compartilhar a fé com os/as filhos/as, mas em outras vezes, a oportunidade se apresenta mesmo não planejada.  

Leiam: Deuteronômio 6.4-9


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de dezembro: Natal, Deus conosco!

Trazer mais uma vez nas páginas do Expositor Cristão (EC) o verdadeiro significado do Natal (as edições mais recentes foram de agosto de 2012, setembro de 2013, novembro de 2017 e de 2018) é lembrar que o Verbo se fez carne e habitou entre nós! Deus se fez humano para salvar todo/a aquele/a que nEle crê (Jo 3.16). Não se trata de uma data. Natal significa comunhão com Cristo no cotidiano. 

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Expositor Cristão de julho | Chorar com quem chora

O tema da edição de julho já estava definido – Chorar com quem chora. Foi uma maneira que encontramos de nos solidarizarmos com as quase 60 mil pessoas que perderam amigos/as, familiares e pessoas que nem mesmo conhecemos.

Expositor Cristão, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão: Desafio Pastoral Hoje

Quando o apóstolo Paulo nos diz em Efésios 4 para “permanecermos na vocação para a qual fomos chamados”, ele tinha em mente que todos/as aqueles/as que aceitam o chamado de aderir à fé no Senhor Jesus têm diante de si uma “vocação universal”.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Geral, por José Geraldo Magalhães

Metodistas: intérpretes da conexidade

Na Inglaterra do século 18, a conexidade destaca-se pela sua dinâmica de acolher na comunidade qualquer pessoa independente do seu passado ou condição

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Educação, por José Geraldo Magalhães

Colégio Episcopal na Faculdade de Teologia

Palestras dos/a bispos/a abordam a temática do discipulado