Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

disk-oração

Disk Oração (11) 3277-1390

Disk Aconselhamento (11) 3277-1270

Disk Cenáculo (mensagens gravadas do devocionário No Cenáculo) (11) 3207-1044

Muitas vidas têm sido confortadas e fortalecidas com o trabalho terapêutico e pastoral realizado por este projeto. Leia o testemunho do pastor Alexandre da Silva, um dos integrantes da equipe.

O Disk-Oração existe há mais de dez anos. Ele foi idealizado pelo Bispo Nelson Luis Campos Leite para responder à necessidade de vidas fragilizadas, feridas, solitárias e angustiadas com as lutas da vida, mas abertas ao agir do Espírito Santo de Deus.

Estou trabalhando neste projeto há dois anos e louvo a Deus, a cada dia, por me dar uma oportunidade tão rica de compartilhar as Boas Novas do Evangelho com pessoas que conhecemos por intermédio das ligações, e-mails e cartas que recebemos.

Trabalho dois dias na semana e atendo em média 30 ligações. Estas ligações são para orações e aconselhamentos (veja os telefones ao final da reportagem). Não tenho como enumerar todos os pedidos e motivos que são apresentados, mas posso assegurar que são problemas sérios, complexos, amplos e, principalmente, existenciais. Muitos ligam em momentos extremos, quando não mais suportam a dor que sentem na alma. A solidão é o ponto alto das ligações que recebo e oriento. São vidas que Deus quer ver transformadas pela sua graça. Em muitas ligações peço a Deus que coloque em meus lábios palavras de vida, palavras que confortem e quebrem a descrença, a mágoa, a incapacidade de sonhar com dias melhores e de ver a própria vida como um presente dado por Deus.

Trabalho com uma equipe maravilhosa. Somos todos voluntários em missão. Hoje temos o privilégio de contar com a presença de três pastores e uma pastora. No total, nossa equipe é composta por nove pessoas. Dou expediente às terças e quintas-feiras, preferencialmente pela manhã. Trabalhar sob a orientação do Bispo Nelson tem sido pra mim uma experiência sem igual. Começar o ministério pastoral ao lado deste pastor, bispo e amigo é algo que palavras não podem expressar.

Foi no Disk-Oração que encontrei apoio e guarida no início do ano de 2005, quando vivenciava um período de transição da saída da Faculdade de Teologia e minha transferência e adaptação para a Terceira Região Eclesiástica. Foi nesse espaço acolhedor e curativo que minha alma encontrou alento. Quando precisei acalmar meu espírito encontrei o Bispo Nelson disposto a me ouvir e solícito em me orientar. Deus me proporcionou ser mais uma vez tocado pela sua graça transformadora, curativa e acolhedora. Foi a partir de então que comecei a trabalhar no Disk-Oração. E não parei mais. Tive oferta de trabalho e recusei, pois o serviço que presto no Disk-Oração é a oportunidade que tenho como pastor e servo de Deus de atender, direta e indiretamente, todo aquele e aquela que carece da graça, do amor e da palavra viva do Evangelho de Cristo.

O Disk-Oração não requer atendentes com longa experiência em atendimentos por telefone. O requisito básico e indispensável é a disposição e o desejo ardente de acolhimento das vidas que buscam ser ouvidas e orientadas. Quando iniciei nunca tinha feito este tipo de trabalho. No começo precisei aprender a ouvir mais, a sentir a dor daquele e daquela que se encontrava do lado de lá da linha. Tive que aprender a respeitar a outra pessoa em seus momentos de extrema angústia, crise, medo ou indiferença com o mundo, suas relações e a sua própria vida.

Mas para enfrentar todos estes desafios tive o apoio e a colaboração de duas pessoas maravilhosas que me acolheram assim que coloquei meus pés no Disk-Oração. São elas: Ana Maria e Áurea. Nos primeiros meses contei com o apoio irrestrito, tanto da Ana como da Áurea, para compreender como tudo funcionava, como atenderia e o que falaria caso alguém me pedisse um aconselhamento. Ambas tiveram muita paciência e me auxiliaram a fim de que minha adaptação fosse a melhor possível. Dentro de dois meses já estava pronto para fazer orações e dar aconselhamentos. Fui orientado a buscar literaturas específicas no campo do aconselhamento pastoral e no terreno da psicologia. Aprendi na Faculdade de Teologia muitas teorias e formas de aconselhamentos, mas a prática veio com o Disk-Oração e o trabalho pastoral na igreja local.

Em dois anos de trabalho prestado ao atendimento de oração e aconselhamento por telefone e, em casos especiais, em atendimentos presenciais e regulares, tive grandes alegrias e plena satisfação em saber que muitas das pessoas que atendi neste período conseguiram dar um novo sentido para suas vidas. Minha maior alegria é quando recebo uma ligação de retorno ou quando retiro os recados da caixa postal e encontro a seguinte mensagem: "Obrigado por vocês existirem. Obrigado porque no momento que mais precisei encontrei quem me ouvisse e me ajudasse. Pois não tinha mais esperança em ser feliz e ser amado e hoje estou ligando para dizer que estou bem e que encontrei um novo sentido para minha vida. Obrigado pelas orações e pelo carinho de todos do Disk-Oração. Vocês me ensinaram que sempre é possível começar de novo e que Deus me ama".

Como parte da equipe do Disk-Oração, servo do Senhor e pastor, convido-os a participar deste grande projeto do coração de Deus. Ajude-nos a divulgar este trabalho, assim como as nossas literaturas: a "Série Quando", "No Cenáculo" e os CDs com mensagens de Natal, família (Propósito do Coração de Deus), Páscoa e "Série Quando" (que acaba de ser gravado em CD).

O trabalho que realizamos tem alcance nacional e internacional. Recebemos ligações, e-mails e cartas do exterior solicitando orações e orientações. Ame este projeto! Valorize e divulgue em sua igreja local e para as pessoas que precisam de ajuda e você não sabe como ajudar. Seja um agente divulgador. Aproveite o clima natalino e presenteie um amigo, um irmão com o guia devocional "No Cenáculo".

Fraternalmente no amor e na graça do nosso Senhor Jesus Cristo,

Pastor Alexandre da Silva


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 29.05.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b). Veja os pedidos dessa semana.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães