Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

disk-oração

Disk Oração (11) 3277-1390

Disk Aconselhamento (11) 3277-1270

Disk Cenáculo (mensagens gravadas do devocionário No Cenáculo) (11) 3207-1044

Muitas vidas têm sido confortadas e fortalecidas com o trabalho terapêutico e pastoral realizado por este projeto. Leia o testemunho do pastor Alexandre da Silva, um dos integrantes da equipe.

O Disk-Oração existe há mais de dez anos. Ele foi idealizado pelo Bispo Nelson Luis Campos Leite para responder à necessidade de vidas fragilizadas, feridas, solitárias e angustiadas com as lutas da vida, mas abertas ao agir do Espírito Santo de Deus.

Estou trabalhando neste projeto há dois anos e louvo a Deus, a cada dia, por me dar uma oportunidade tão rica de compartilhar as Boas Novas do Evangelho com pessoas que conhecemos por intermédio das ligações, e-mails e cartas que recebemos.

Trabalho dois dias na semana e atendo em média 30 ligações. Estas ligações são para orações e aconselhamentos (veja os telefones ao final da reportagem). Não tenho como enumerar todos os pedidos e motivos que são apresentados, mas posso assegurar que são problemas sérios, complexos, amplos e, principalmente, existenciais. Muitos ligam em momentos extremos, quando não mais suportam a dor que sentem na alma. A solidão é o ponto alto das ligações que recebo e oriento. São vidas que Deus quer ver transformadas pela sua graça. Em muitas ligações peço a Deus que coloque em meus lábios palavras de vida, palavras que confortem e quebrem a descrença, a mágoa, a incapacidade de sonhar com dias melhores e de ver a própria vida como um presente dado por Deus.

Trabalho com uma equipe maravilhosa. Somos todos voluntários em missão. Hoje temos o privilégio de contar com a presença de três pastores e uma pastora. No total, nossa equipe é composta por nove pessoas. Dou expediente às terças e quintas-feiras, preferencialmente pela manhã. Trabalhar sob a orientação do Bispo Nelson tem sido pra mim uma experiência sem igual. Começar o ministério pastoral ao lado deste pastor, bispo e amigo é algo que palavras não podem expressar.

Foi no Disk-Oração que encontrei apoio e guarida no início do ano de 2005, quando vivenciava um período de transição da saída da Faculdade de Teologia e minha transferência e adaptação para a Terceira Região Eclesiástica. Foi nesse espaço acolhedor e curativo que minha alma encontrou alento. Quando precisei acalmar meu espírito encontrei o Bispo Nelson disposto a me ouvir e solícito em me orientar. Deus me proporcionou ser mais uma vez tocado pela sua graça transformadora, curativa e acolhedora. Foi a partir de então que comecei a trabalhar no Disk-Oração. E não parei mais. Tive oferta de trabalho e recusei, pois o serviço que presto no Disk-Oração é a oportunidade que tenho como pastor e servo de Deus de atender, direta e indiretamente, todo aquele e aquela que carece da graça, do amor e da palavra viva do Evangelho de Cristo.

O Disk-Oração não requer atendentes com longa experiência em atendimentos por telefone. O requisito básico e indispensável é a disposição e o desejo ardente de acolhimento das vidas que buscam ser ouvidas e orientadas. Quando iniciei nunca tinha feito este tipo de trabalho. No começo precisei aprender a ouvir mais, a sentir a dor daquele e daquela que se encontrava do lado de lá da linha. Tive que aprender a respeitar a outra pessoa em seus momentos de extrema angústia, crise, medo ou indiferença com o mundo, suas relações e a sua própria vida.

Mas para enfrentar todos estes desafios tive o apoio e a colaboração de duas pessoas maravilhosas que me acolheram assim que coloquei meus pés no Disk-Oração. São elas: Ana Maria e Áurea. Nos primeiros meses contei com o apoio irrestrito, tanto da Ana como da Áurea, para compreender como tudo funcionava, como atenderia e o que falaria caso alguém me pedisse um aconselhamento. Ambas tiveram muita paciência e me auxiliaram a fim de que minha adaptação fosse a melhor possível. Dentro de dois meses já estava pronto para fazer orações e dar aconselhamentos. Fui orientado a buscar literaturas específicas no campo do aconselhamento pastoral e no terreno da psicologia. Aprendi na Faculdade de Teologia muitas teorias e formas de aconselhamentos, mas a prática veio com o Disk-Oração e o trabalho pastoral na igreja local.

Em dois anos de trabalho prestado ao atendimento de oração e aconselhamento por telefone e, em casos especiais, em atendimentos presenciais e regulares, tive grandes alegrias e plena satisfação em saber que muitas das pessoas que atendi neste período conseguiram dar um novo sentido para suas vidas. Minha maior alegria é quando recebo uma ligação de retorno ou quando retiro os recados da caixa postal e encontro a seguinte mensagem: "Obrigado por vocês existirem. Obrigado porque no momento que mais precisei encontrei quem me ouvisse e me ajudasse. Pois não tinha mais esperança em ser feliz e ser amado e hoje estou ligando para dizer que estou bem e que encontrei um novo sentido para minha vida. Obrigado pelas orações e pelo carinho de todos do Disk-Oração. Vocês me ensinaram que sempre é possível começar de novo e que Deus me ama".

Como parte da equipe do Disk-Oração, servo do Senhor e pastor, convido-os a participar deste grande projeto do coração de Deus. Ajude-nos a divulgar este trabalho, assim como as nossas literaturas: a "Série Quando", "No Cenáculo" e os CDs com mensagens de Natal, família (Propósito do Coração de Deus), Páscoa e "Série Quando" (que acaba de ser gravado em CD).

O trabalho que realizamos tem alcance nacional e internacional. Recebemos ligações, e-mails e cartas do exterior solicitando orações e orientações. Ame este projeto! Valorize e divulgue em sua igreja local e para as pessoas que precisam de ajuda e você não sabe como ajudar. Seja um agente divulgador. Aproveite o clima natalino e presenteie um amigo, um irmão com o guia devocional "No Cenáculo".

Fraternalmente no amor e na graça do nosso Senhor Jesus Cristo,

Pastor Alexandre da Silva


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães