Publicado por José Geraldo Magalhães em Colégio Episcopal, Expositor Cristão - 03/12/2014
É Natal! Jesus Nasceu!
Resolvi dar uma olhada ao redor para apreciar os primeiros enfeites de Natal que já estão em evidência. Enfeites lindos: bolas, árvores, velas, flores e sinos. Os cartões de Natal já estão por todo lado, quase sempre com fotos ou pinturas de um Natal bem distante de nós, brasileiras e brasileiros: muita neve, bonecos de neve, roupas de frio, cachecóis coloridos, muitos papais-noéis obesos e de olhar bondoso, trenós, renas, sacolas e sacolas de presente. Pessoas bonitas e jovens ao redor de mesas lindas e fartas. Famílias com pai-mãe-filhos/as ao redor das árvores enfeitadas.
As lojas se superam em vitrines admiráveis. Comumente se vê um Papai Noel convidando o/a expectador/a a entrar e apreciar as ofertas para presentes de Natal. E o sorriso estampado no rosto é tão simpático, tão natural que até contagia. Dá vontade de sorrir também.
Os planos, as agendas, as festas, os jantares, enfim, a vida social está voltada para a festa natalina. Amigos/as combinam os encontros para troca de presentes, familiares fazem questão de se reunir especialmente nesta data. As escolas programam as suas festas. A turma do trabalho ressalta a importância de estar junta e celebrar o espírito do Natal. Pessoas se dispõem ao perdão, à reconciliação, a novas chances para relacionamentos rompidos.
Jesus nasceu, afinal. É Natal. Natal é tempo de presentes, de ceia com a família, de novos acordos. Depois tem o décimo terceiro salário e pode-se reformar a casa, trocar a geladeira, trocar o carro. Ainda se poderá comprar presentes para a família. Roupa nova para as crianças!
Sem dúvida que Natal é tempo de festa. É aniversário de Jesus. Num certo ano, num certo dia e mês, Deus se tornou uma criança e nasceu do ventre de uma jovem judia. Desta maneira, a humanidade conhece o único caminho que pode conduzi-la à restauração. Só o amor de Deus, demonstrado em atitude tão concreta, é que pode convencer o ser humano a voltar-se para Ele e confiar que Ele é “o caminho, a verdade e a vida”. Esta é a festa que se celebra nesta data: a vinda do Deus Salvador ao mundo por Ele criado. Para incompreensão de muitos/as, Deus se torna um ser humano para ensinar a humanidade o que pode trazer-lhe a verdadeira vida.
Onde está Ele?
É assim que Jesus fala de si e da Sua festa de aniversário. É assim que o livro (Bíblia Sagrada) descreve a festa de Natal. É Natal quando a vida de Deus nasce na vida de uma pessoa humana. Tudo se transforma! Sendo essa descrição uma verdade, então há que se procurar Jesus nesta tão celebrada festa de Natal. Onde está o aniversariante? Você pode vê-Lo na forma como o comércio proclama a festa, que é dEle? Como Jesus vê Seu aniversário sendo usado como instrumento de manipulação de vidas, a fim de que se mantenha vivo o “todo poderoso” lucro gerado pelo dinheiro (capital)?
Maria e José seriam hoje convidados para as celebrações de aniversário do filho que Deus lhes dera? Teriam roupa para isto? Teriam recursos para fazer as trocas de presentes? Maria Madalena seria recebida para jantares ao redor das mesas das famílias? Ou mais uma vez seria tida como alguém que jamais deveria ter parte com o Messias?
O que parece é que na maioria das celebrações mágicas do Natal, não há lugar para estrebarias. O aniversariante não é o Jesus Cristo vivo e sim um morto imaginário criado à imagem e semelhança da humanidade. Este Jesus não é o da cruz e muito menos o da ressurreição. Este está morto – é apenas uma imagem que jaz pregada a uma cruz, sem qualquer poder de gerar salvação e vida. Jesus é vivo. Muito vivo mesmo! Por isso, há que se celebrar ardorosamente o Natal deste filho do Deus altíssimo. Que a celebração do nascimento Dele seja uma glorificação Àquele de quem a Bíblia fala: caminho, verdade e vida.
Tags: Natal, Colégio episcopal, Expositor Cristão
Posts relacionados
Código de Conduta da Associação da Igreja Metodista - AIM
O Colégio Episcopal da Igreja Metodista no Brasil tem a honra e a responsabilidade de apresentar à nossa amada comunidade de fé o Código de Conduta da Associação da Igreja Metodista – AIM
Nomeações e Designação da Área Nacional - 2024
Confira as nomeações e designações da Igreja Metodista para as áreas no ano de 2024.
Conhecidos e Conhecidas Desde o Ventre
Reiterando o posicionamento feito no início deste ano, o Colégio Episcopal da Igreja Metodista do Brasil, manifesta veemente posição contrária a toda ação ou política pública que tal posição do governo brasileiro sugere tendo em vista a possibilidade de flexibilizar ou até mesmo, em objetivo final, descriminalizar a prática do aborto.
EC de outubro: última sessão do 21CG
Terminou o 21º CG. Sim, a terceira fase do 21º Concílio Geral foi encerrada em clima de harmonia, paz e direção do Espírito Santo, em sua última sessão on-line, que aconteceu nos dias 8 e 9 de outubro. Foram esclarecidas e debatidas várias propostas, as quais haviam sido encaminhadas anteriormente às delegações regionais.
EC de outubro aborda tema da inclusão
Em 25 de setembro foi lançado o primeiro livro da Bíblia Sagrada na Língua Brasileira de Sinais – Libras. A partir de agora, os mais de 10 milhões de brasileiros/as com deficiência auditiva poderão ter acesso ao evangelho de João em Libras.
Reunião do Colégio Episcopal começa hoje em São Paulo
A COGEAM também se reunirá essa semana na Sede Nacional.
Expositor Cristão de Agosto: Somos Todos Iguais
Por que o diferente nos incomoda tanto? É papel da Igreja combater todo tipo de intolerância e promover a unidade. Saiba mais no Expositor Cristão de agosto!
Edições Anteriores
Fale Conosco
Copa John Wesley movimenta juventude metodista
Torneio chama atenção para a situação das crianças de rua