Publicado por José Geraldo Magalhães em Atualidade, Capa - 01/02/2022 às 23:50:48

EC de fevereiro: ansiedade (Vol. 136 N. 2 2022)

Quando nos referimos à ansiedade, precisamos que ter em mente que ela é um sentimento ligado a preocupação, nervosismo e medo intenso. Apesar de ser uma reação natural do corpo, a ansiedade pode virar um distúrbio quando passa a atrapalhar nosso dia a dia. De fato, os transtornos de ansiedade são mais comuns do que se imagina. Por essa razão que o próprio Jesus e o apóstolo Paulo recomendaram depositar em Deus toda a nossa confiança. Nem sempre é fácil assim, embora Jesus tenha nos recomendado não andarmos ansiosos/as.

São várias as pesquisas sobre o tema da ansiedade. Uma delas aponta a ansiedade ligada à depressão na gestação. Duas pesquisadoras da Universidade Metodista de São Paulo analisaram 41 artigos, nacionais e internacionais, publicados entre 2010 e 2016, em revistas renomadas de artigos científicos, para verificar os fatores de risco para ansiedade e depressão na gestação.

O Bispo João Carlos Lopes alertou na palavra episcopal enviada aos pastores e pastoras da 6ª Região Eclesiástica no início deste ano que sempre haverá situações na nossa vida que gostaríamos que fossem diferentes. Em 2022 não será diferente. 

A ansiedade é o mal deste século. Atinge homens e mulheres, jovens e velhos/as, doutores/as e analfabetos/as, religiosos/as e ateus/as. As pessoas andam com os nervos à flor da pele. São como um vulcão prestes a entrar em erupção. Essa é a opinião de mais um líder religioso ao afirmar que há pelo menos duas causas da ansiedade – ameaça e medo.

A ideia de trazer o tema nesta edição é fazer com que nossos/as leitores/as reflitam e se cuidem, pois a ansiedade, como mostram pesquisas que trouxemos na matéria de capa, pode causar a depressão, inclusive no pós-parto, que no Brasil atinge alarmantes 26% das mulheres após a gestação, agravando-se ainda mais com o isolamento social e o medo de contrair o novo coronavírus. Tema relevante que merece nossa atenção, como metodistas, Igreja e família pastoral.

Que Deus te abençoe!
Pr. José Geraldo Magalhães
Editor-chefe | Expositor Cristão


Posts relacionados

Editorial, Capa, Atualidade, por José Geraldo Magalhães

EC de outubro aborda tema da inclusão

Em 25 de setembro foi lançado o primeiro livro da Bíblia Sagrada na Língua Brasileira de Sinais – Libras. A partir de agora, os mais de 10 milhões de brasileiros/as com deficiência auditiva poderão ter acesso ao evangelho de João em Libras. O lançamento foi on-line, pelos canais do DOT Brasil no YouTube e no Facebook. 

Conscientização, Atualidade, Educação, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

Metodista oferece bolsa de até 100% no segundo semestre

A Universidade Metodista de São Paulo abriu mais uma fase de inscrições para a Bolsa Social, que oferece benefícios de 50% e 100% nas mensalidades até o final do curso.