Publicado por José Geraldo Magalhães em Capa, Igreja e Sociedade - 05/05/2022 às 08:12:02

EC de maio: família projeto de Deus! (Vol. 136 N. 5 2022)

Maio, o mês da família! A pandemia trouxe muitos desafios para a vida conjugal e familiar, por exemplo, incertezas, medos, intensidade de emoções, redefinição de responsabilidades dentro do lar, acúmulo de funções com trabalho e escola coexistindo dentro de casa e uma imersão na convivência pessoal e familiar, que não fora vivida antes. Nesses cenários, a família tem que se moldar aos novos desafios da casa. 

Alguns casais descobriram uma nova forma de viver a vida, com mais intimidade, uma conexão conjugal maior, ajuda mútua, novos hobbies e novas formas de diversão, o que traz mais leveza para o relacionamento. Mas outros, talvez por já estarem enfrentando alguma crise no casamento, colocaram em xeque a própria sobrevivência da relação durante e após a pandemia.

Procuramos ouvir alguns/as especialistas em terapias com casais, pastores/as metodistas e psicólogos/as, para tentar traçar um caminho rumo a um relacionamento feliz e, principalmente, saudável. Será que há necessidade de    acompanhamento pastoral ou terapeuta para superar os desafios da vida conjugal? 

Compreender as novas dinâmicas sociais e os desafios que emergem em nosso tempo é uma condição fundamental para a Igreja ser relevante hoje no cumprimento da missão. A maioria das comunidades já acolhe famílias que não se enquadram no modelo clássico: pais, mães e filhos/as. Casos assim devem crescer com o passar dos anos, exigindo cada vez mais preparo do corpo pastoral e dos membros, que devem trabalhar com sensatez e prudência em prol do reino de Deus.

Por essas razões, é cada vez mais importante criar ministérios específicos na igreja local voltados para a família. Capacitar pessoas e promover espaços de reflexão e ministração sobre educação de filhos/as, namoro, casamento, finanças, cuidado com a terceira idade e outros temas. A Igreja deve ser um espaço terapêutico e educativo para a família. Ao investir em famílias fortes, são geradas Igrejas fortes que fazem a diferença na sociedade.

Que Deus te abençoe!

Pr. José Geraldo Magalhães 
Editor-chefe | Expositor Cristão

FAÇA O DOWNLOAD EM PDF AQUI!

 


Posts relacionados

Capa, Atualidade, por José Geraldo Magalhães

EC de agosto: Projetos Missionários (Vol. 136 N. 8 2022)

Após dois anos sem os projetos missionários regionais por causa da pandemia, algumas Regiões Eclesiásticas retomaram as atividades. O Expositor Cristão identificou três Regiões que voltaram com as atividades no mês de julho.

Conscientização, Atualidade, Opinião, Editorial, Capa, Notícias, por José Geraldo Magalhães Jr.

EC outubro 2019

No mês considerado das crianças, destacamos, nesta edição, a última pesquisa do Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos (MDH) tendo como foco a violência infantil. Foram 76.216 denúncias envolvendo crianças e adolescentes, sendo que 17.093 registros são referentes à violência sexual. Leia a reportagem completa em nosso site!