Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

ECLESIOCOM

 

Ao celebrar dez anos, a Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação lança o Eclesiocom, I Colóquio Brasileiro de Comunicação Eclesial, edição que discutiu as relações midiático-religiosas.

A Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação, sediada na Universidade Metodista de São Paulo, realizou o Eclesiocom - I Colóquio Brasileiro de Comunicação Eclesial - nos dias 10 e 11 de outubro de 2006. O evento explorou o tema "Mídia e Religião na sociedade do espetáculo" - expressão cunhada por Guy Decord, em 1967 - e reuniu pesquisadores, professores, profissionais e religiosos interessados em estudar a Religião, particularmente a partir do olhar da Comunicação. [

Palestrantes de diferentes contextos e visões enriqueceram o conteúdo do programa, que contou com a apresentação de quatro painéis:

  "A espetacularização do cotidiano e seu impacto nos cenários religiosos", com Christa Berger (Unisinos/IECLB/Conselho da EST - RS), Eduardo Refkalefsky (UFRJ, RJ) e Luiz Carlos Ramos (Fateo/Metodista).

"O mercado religioso de bens simbólicos: da produção ao consumo", com Maria Érica de Oliveira (Unip, Campinas), José Transferetti (PUC, Campinas) e Luciano Sathler (Metodista/WACC)

"A formação de recursos humanos para a mídia religiosa na era digital", com Ariovaldo Ramos (presidente da ONG Visão Mundial Brasil e membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, do Governo Federal) e os professores Alexandre Brasil Fonseca (UFRJ, RJ), Joana Puntel (Sepac, SP) e Fabio Josgrilberg (Metodista/WACC).

  "A produção de conhecimentos sobre a comunicação religiosa nas igrejas e nas universidades", com Gilson Novaes (Mackenzie) e Magali Cunha (Fateo/Metodista).

Os pesquisadores discutiram, durante os painéis, o cenário da mídia religiosa no Brasil e seu exponencial crescimento nos últimos anos, destacando o fenômeno da espetacularização, como este tem sido utilizado para salientar aspectos positivos e negativos da vida religiosa e como a TV tem se tornando espelho desta realidade. Também discutiram sobre as diversas formas de "mercantilização" da fé como desvios proporcionados pelo capitalismo. Destacaram, ainda, a importância de formação de quadros para o uso dos meios de comunicação em geral, em especial para as novas mídias, tornando-as aliadas ao espaço eclesiástico.

De acordo com o titular da Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação, prof. José Marques de Melo, a realização do Eclesiocom permite ampliar o conhecimento do pensamento comunicacional brasileiro a partir dos estudos relacionados à temática religiosa, acalentando um sonho de vários anos.

Para a coordenadora científica do Eclesiocom, Ana Claudia Braun Endo, este evento apresentou importantes estudos sobre a comunicação no fenômeno religioso e foi uma oportunidade ímpar de aprendizado.

O Eclesiocom 2007 está previamente agendado para acontecer na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no segundo semestre.

 

Polyana Francisco e Ana Claudia Braun Endo atuam na Gerência de Comunicação

da Universidade Metodista de São Paulo

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 06.03.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanlmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha, lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães