Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

ECLESIOCOM

 

Ao celebrar dez anos, a Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação lança o Eclesiocom, I Colóquio Brasileiro de Comunicação Eclesial, edição que discutiu as relações midiático-religiosas.

A Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação, sediada na Universidade Metodista de São Paulo, realizou o Eclesiocom - I Colóquio Brasileiro de Comunicação Eclesial - nos dias 10 e 11 de outubro de 2006. O evento explorou o tema "Mídia e Religião na sociedade do espetáculo" - expressão cunhada por Guy Decord, em 1967 - e reuniu pesquisadores, professores, profissionais e religiosos interessados em estudar a Religião, particularmente a partir do olhar da Comunicação. [

Palestrantes de diferentes contextos e visões enriqueceram o conteúdo do programa, que contou com a apresentação de quatro painéis:

  "A espetacularização do cotidiano e seu impacto nos cenários religiosos", com Christa Berger (Unisinos/IECLB/Conselho da EST - RS), Eduardo Refkalefsky (UFRJ, RJ) e Luiz Carlos Ramos (Fateo/Metodista).

"O mercado religioso de bens simbólicos: da produção ao consumo", com Maria Érica de Oliveira (Unip, Campinas), José Transferetti (PUC, Campinas) e Luciano Sathler (Metodista/WACC)

"A formação de recursos humanos para a mídia religiosa na era digital", com Ariovaldo Ramos (presidente da ONG Visão Mundial Brasil e membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, do Governo Federal) e os professores Alexandre Brasil Fonseca (UFRJ, RJ), Joana Puntel (Sepac, SP) e Fabio Josgrilberg (Metodista/WACC).

  "A produção de conhecimentos sobre a comunicação religiosa nas igrejas e nas universidades", com Gilson Novaes (Mackenzie) e Magali Cunha (Fateo/Metodista).

Os pesquisadores discutiram, durante os painéis, o cenário da mídia religiosa no Brasil e seu exponencial crescimento nos últimos anos, destacando o fenômeno da espetacularização, como este tem sido utilizado para salientar aspectos positivos e negativos da vida religiosa e como a TV tem se tornando espelho desta realidade. Também discutiram sobre as diversas formas de "mercantilização" da fé como desvios proporcionados pelo capitalismo. Destacaram, ainda, a importância de formação de quadros para o uso dos meios de comunicação em geral, em especial para as novas mídias, tornando-as aliadas ao espaço eclesiástico.

De acordo com o titular da Cátedra Unesco/Metodista de Comunicação, prof. José Marques de Melo, a realização do Eclesiocom permite ampliar o conhecimento do pensamento comunicacional brasileiro a partir dos estudos relacionados à temática religiosa, acalentando um sonho de vários anos.

Para a coordenadora científica do Eclesiocom, Ana Claudia Braun Endo, este evento apresentou importantes estudos sobre a comunicação no fenômeno religioso e foi uma oportunidade ímpar de aprendizado.

O Eclesiocom 2007 está previamente agendado para acontecer na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no segundo semestre.

 

Polyana Francisco e Ana Claudia Braun Endo atuam na Gerência de Comunicação

da Universidade Metodista de São Paulo

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães