Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Ecumenismo concilio geral

Com 79 votos a favor, 50 contra e 4 abstenções, e depois de uma sessão que começou na noite de sexta, dia 14 de julho e avançou pela madrugada do sábado, foi aprovada a proposta de que a Igreja Metodista se retire de "órgãos ecumênicos com a presença da Igreja Católica e grupos não cristãos". A proposta também prevê uma revisão da Pastoral sobre Ecumenismo publicada pelo Colégio Episcopal. 


 Ao final da votação, o Bispo Nelson Luiz Campos Leite fez uso da palavra para lembrar, ao povo metodista ali representado, que Cristo é maior do que doutrinas, dogmas e instituições. "Na época de Jesus não havia instituição. Instituição é transitório". Ele lembrou também que, "atualmente, existe um `paganismo evangélico´muito mais pagão do que qualquer um que existe por aí e ninguém fala nada"

É importante destacar, também, que o texto da proposta não impede a participação de metodistas em celebrações, atos ecumênicos e cursos ministrados por entidades de caráter ecumênico. Pastores e pastoras presentes no Concílio e que participam do movimento ecumênico deixaram claro que, embora tenham que se desligar oficialmente da diretoria de algumas organizações, não deixarão de participar de atos públicos, celebrações e projetos sociais em favor da vida.


Posts relacionados

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Geral, por José Geraldo Magalhães

Metodistas: intérpretes da conexidade

Na Inglaterra do século 18, a conexidade destaca-se pela sua dinâmica de acolher na comunidade qualquer pessoa independente do seu passado ou condição

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães