Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

EDITAL 2011 Processo Seletivo do Curso Teológico Pastoral CTP

A Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (FTIM), Rudge Ramos, São Bernardo do Campo, SP, torna público o presente edital dando conhecimento sobre quais são os documentos e os critérios para o Processo Seletivo de candidatos/as recomendados/as pelas Regiões Eclesiásticas para o Curso Teológico Pastoral (curso na modalidade livre, em regime semipresencial).

Das vagas
1. A quantia de novas vagas oferecidas para o ingresso no Curso Teológico Pastoral (CTP) da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista para o ano de 2011 é 25 (vinte e cinco), sendo todas destinadas a novos/as estudantes. Considera-se como novo/a estudante todos/as que não tenham se matriculado no Curso anteriormente, inclusive quem obteve classificação para matricular-se em outros anos mas não o fez.

Da participação no Processo Seletivo
2. A Faculdade de Teologia realiza um Processo Seletivo entre os/as candidatos/as ao Curso Teológico Pastoral. Para participar do processo:

2.1 – É responsabilidade da Região Eclesiástica:
- enviar à FTIM a relação de nomes e contatos (e-mails e telefones) de cada candidato/a até 12 (doze) de novembro/10, impreterivelmente;
- aplicar o exame seletivo no dia 04 (quatro) de dezembro/10 para os/as candidatos/as que constam na relação enviada à FTIM;
- devolver os exames à FTIM até o dia 08 de dezembro/10 impreterivelmente.

2.2. – É responsabilidade do/a candidato/a:
– solicitar à Comissão Ministerial Regional de sua Região Eclesiástica uma recomendação para candidatar-se ao CTP;
– procurar informar-se se a Região está cumprindo as obrigações descritas em 2.1;
– fazer o exame seletivo no dia 04 (quatro) de dezembro/10, em local e horário marcados pelo órgão responsável pelo Programa de Orientação Vocacional de cada Região.

Da classificação
3. O critério para classificação será a pontuação obtida no exame seletivo realizado em cada Região, no dia 04 de dezembro/10.

4. Diante de uma eventual necessidade de desempate, os critérios utilizados serão: 1 – priorizar o/a candidato/a que tenha mais idade; 2 – permanecendo o empate, priorizar o/a candidato/a que há mais tempo esteja como membro da Igreja Metodista; 3 – permanecendo ainda o empate, uma comissão de três pessoas, nomeadas pelo Reitor da FTIM, re-examinará o exame seletivo e definirá o desempate.

5. Garante-se a cada Região Eclesiástica, inicialmente, o ingresso dos dois candidatos/as que obtiverem as duas melhores classificações dentre os/as da Região que os/as recomendou.

6. Independentemente da Região Eclesiástica que os/as recomendou, sucessivamente ingressarão os/as demais classificados/as, até se esgotarem as vagas ainda disponíveis.

7. O resultado do exame seletivo será divulgado em 15 (quinze) de dezembro/10 por meio do site da FTIM (www.metodista.br/fateo).
Do ingresso

8. Os/as candidatos/as aprovados/as no exame seletivo deverão encaminhar à Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, a tempo de chegarem à FTIM impreterivelmente até o dia 14 de janeiro/11, 01 (uma) cópia simples de cada um dos seguintes documentos:

8.1 - Cédula de Identidade (RG)
8.2 - Certificado de Conclusão no Ensino Médio (2º grau)
8.3 - Histórico Escolar do Curso Médio (2º grau)
8.4 - Duas fotos 3x4 recentes
8.5 - Endereço eletrônico (e-mail), endereço postal completo e telefones de contato digitados em uma folha de sulfite tamanho A4
8.6 - Comprovação (cópia de documento ou declaração por autoridade) da data de seu ingresso como membro da Igreja Metodista
8.7 - Um texto (no máximo duas páginas) no qual explique os motivos que o/a levaram a querer fazer o Curso Teológico Pastoral.

9. Cada Região Eclesiástica deverá encaminhar à Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (por meio da Coordenação Regional de Ação Missionária [COREAM]) uma relação com o nome dos/as alunos/as recomendados/as para o 1º ano do CTP até 14 (catorze) de janeiro/11 impreterivelmente. Só poderá ser recomendado/a o/a candidato/a: a) que tenha demonstrado vocação ministerial; b) membro de efetiva participação na Igreja Metodista nos últimos quatro anos, pelo menos; c) com no mínimo 24 anos de idade em fevereiro de 2010; d) que tenha concluído com aprovação o Programa de Orientação Vocacional; ou um período prévio equivalente a esse a critério da Região; ou, ainda, tenha uma nomeação pastoral há mais de dois anos; e) que tenha habilidade para participar do ensino a distância, com o compromisso de utilização semanal de comunicação eletrônica (internet); f) que tenha sido aprovado/a no exame seletivo, realizado em 04 (quatro) de dezembro/10.

10. De posse dos documentos enviados pelos/as candidatos/as (itens de 8.1 a 8.7) e das recomendações regionais (item 9), a FTIM efetivará o cadastro dos/as alunos/as, sendo a assinatura da matrícula responsabilidade de cada aluno/a durante o primeiro período de aulas presenciais.
Das informações gerais
11. O primeiro encontro presencial em 2011 está marcado para o período de 14 a 26 de março. Informações sobre o curso podem ser encontradas na página eletrônica da FTIM: www.metodista.br/fateo ou pelo telefone: (11) 4366-5976.

12. O endereço postal da FTIM para envio de documentos é:

Faculdade de Teologia – Ed. Ômega
Ref.: Secretaria do CTP
A/C: Nara K. Cazzolato
R. do Sacramento, 230 – Rudge Ramos
CEP: 09640-000 São Bernardo do Campo / SP

13. O endereço eletrônico da FTIM para solicitação e/ou envio de informações sobre o Processo Seletivo do CTP é secretaria.ctp@metodista.br.

14. Este Edital atende ao exposto no item 2.6 (“Critérios e normas processuais para o ingresso no Curso Teológico Pastoral (CTP) da FTIM, São Bernardo do Campo”) do regulamento aprovado pelo Colégio Episcopal e publicado no Expositor Cristão de novembro de 2000, página 05.


Faculdade de Teologia da Igreja Metodista
São Bernardo do Campo-SP, setembro de 2010.

Prof. Rui de Souza Josgrilberg
Reitor

Profa. Blanches de Paula
Coordenadora


Posts relacionados

Sombra e Água Fresca, Geral, por Sara de Paula

Encontro do Projeto Sombra e Água Fresca acontece em São Paulo

Agentes Regionais do SAF se reúnem na Sede Nacional durante todo o fim de semana

Geral, por José Geraldo Magalhães