Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

EDITAL 2011 Processo Seletivo do Curso Teológico Pastoral CTP

A Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (FTIM), Rudge Ramos, São Bernardo do Campo, SP, torna público o presente edital dando conhecimento sobre quais são os documentos e os critérios para o Processo Seletivo de candidatos/as recomendados/as pelas Regiões Eclesiásticas para o Curso Teológico Pastoral (curso na modalidade livre, em regime semipresencial).

Das vagas
1. A quantia de novas vagas oferecidas para o ingresso no Curso Teológico Pastoral (CTP) da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista para o ano de 2011 é 25 (vinte e cinco), sendo todas destinadas a novos/as estudantes. Considera-se como novo/a estudante todos/as que não tenham se matriculado no Curso anteriormente, inclusive quem obteve classificação para matricular-se em outros anos mas não o fez.

Da participação no Processo Seletivo
2. A Faculdade de Teologia realiza um Processo Seletivo entre os/as candidatos/as ao Curso Teológico Pastoral. Para participar do processo:

2.1 – É responsabilidade da Região Eclesiástica:
- enviar à FTIM a relação de nomes e contatos (e-mails e telefones) de cada candidato/a até 12 (doze) de novembro/10, impreterivelmente;
- aplicar o exame seletivo no dia 04 (quatro) de dezembro/10 para os/as candidatos/as que constam na relação enviada à FTIM;
- devolver os exames à FTIM até o dia 08 de dezembro/10 impreterivelmente.

2.2. – É responsabilidade do/a candidato/a:
– solicitar à Comissão Ministerial Regional de sua Região Eclesiástica uma recomendação para candidatar-se ao CTP;
– procurar informar-se se a Região está cumprindo as obrigações descritas em 2.1;
– fazer o exame seletivo no dia 04 (quatro) de dezembro/10, em local e horário marcados pelo órgão responsável pelo Programa de Orientação Vocacional de cada Região.

Da classificação
3. O critério para classificação será a pontuação obtida no exame seletivo realizado em cada Região, no dia 04 de dezembro/10.

4. Diante de uma eventual necessidade de desempate, os critérios utilizados serão: 1 – priorizar o/a candidato/a que tenha mais idade; 2 – permanecendo o empate, priorizar o/a candidato/a que há mais tempo esteja como membro da Igreja Metodista; 3 – permanecendo ainda o empate, uma comissão de três pessoas, nomeadas pelo Reitor da FTIM, re-examinará o exame seletivo e definirá o desempate.

5. Garante-se a cada Região Eclesiástica, inicialmente, o ingresso dos dois candidatos/as que obtiverem as duas melhores classificações dentre os/as da Região que os/as recomendou.

6. Independentemente da Região Eclesiástica que os/as recomendou, sucessivamente ingressarão os/as demais classificados/as, até se esgotarem as vagas ainda disponíveis.

7. O resultado do exame seletivo será divulgado em 15 (quinze) de dezembro/10 por meio do site da FTIM (www.metodista.br/fateo).
Do ingresso

8. Os/as candidatos/as aprovados/as no exame seletivo deverão encaminhar à Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, a tempo de chegarem à FTIM impreterivelmente até o dia 14 de janeiro/11, 01 (uma) cópia simples de cada um dos seguintes documentos:

8.1 - Cédula de Identidade (RG)
8.2 - Certificado de Conclusão no Ensino Médio (2º grau)
8.3 - Histórico Escolar do Curso Médio (2º grau)
8.4 - Duas fotos 3x4 recentes
8.5 - Endereço eletrônico (e-mail), endereço postal completo e telefones de contato digitados em uma folha de sulfite tamanho A4
8.6 - Comprovação (cópia de documento ou declaração por autoridade) da data de seu ingresso como membro da Igreja Metodista
8.7 - Um texto (no máximo duas páginas) no qual explique os motivos que o/a levaram a querer fazer o Curso Teológico Pastoral.

9. Cada Região Eclesiástica deverá encaminhar à Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (por meio da Coordenação Regional de Ação Missionária [COREAM]) uma relação com o nome dos/as alunos/as recomendados/as para o 1º ano do CTP até 14 (catorze) de janeiro/11 impreterivelmente. Só poderá ser recomendado/a o/a candidato/a: a) que tenha demonstrado vocação ministerial; b) membro de efetiva participação na Igreja Metodista nos últimos quatro anos, pelo menos; c) com no mínimo 24 anos de idade em fevereiro de 2010; d) que tenha concluído com aprovação o Programa de Orientação Vocacional; ou um período prévio equivalente a esse a critério da Região; ou, ainda, tenha uma nomeação pastoral há mais de dois anos; e) que tenha habilidade para participar do ensino a distância, com o compromisso de utilização semanal de comunicação eletrônica (internet); f) que tenha sido aprovado/a no exame seletivo, realizado em 04 (quatro) de dezembro/10.

10. De posse dos documentos enviados pelos/as candidatos/as (itens de 8.1 a 8.7) e das recomendações regionais (item 9), a FTIM efetivará o cadastro dos/as alunos/as, sendo a assinatura da matrícula responsabilidade de cada aluno/a durante o primeiro período de aulas presenciais.
Das informações gerais
11. O primeiro encontro presencial em 2011 está marcado para o período de 14 a 26 de março. Informações sobre o curso podem ser encontradas na página eletrônica da FTIM: www.metodista.br/fateo ou pelo telefone: (11) 4366-5976.

12. O endereço postal da FTIM para envio de documentos é:

Faculdade de Teologia – Ed. Ômega
Ref.: Secretaria do CTP
A/C: Nara K. Cazzolato
R. do Sacramento, 230 – Rudge Ramos
CEP: 09640-000 São Bernardo do Campo / SP

13. O endereço eletrônico da FTIM para solicitação e/ou envio de informações sobre o Processo Seletivo do CTP é secretaria.ctp@metodista.br.

14. Este Edital atende ao exposto no item 2.6 (“Critérios e normas processuais para o ingresso no Curso Teológico Pastoral (CTP) da FTIM, São Bernardo do Campo”) do regulamento aprovado pelo Colégio Episcopal e publicado no Expositor Cristão de novembro de 2000, página 05.


Faculdade de Teologia da Igreja Metodista
São Bernardo do Campo-SP, setembro de 2010.

Prof. Rui de Souza Josgrilberg
Reitor

Profa. Blanches de Paula
Coordenadora


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães