Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Educação cidadã

Parceria entre Fundação Metodista e Izabela Hendrix articula academia e comunidade

 

Da esquerda para a direita: Kebel, Têca e Gordon Greatthouse. Equipe da Fundação Metodista levou a universidade a experiência do trabalho social.

 As universidades têm um compromisso com a sociedade na qual estão inseridas e para a qual preparam profissionais todos os anos. Quando se fala em universidade confessional, este compromisso é o que dá sentido à sua própria existência. Esta consciência criou, há cerca de dois anos, uma produtiva parceria entre o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix e a Fundação Metodista, em Belo Horizonte. Atualmente existem três projetos em andamento:

Bolsas de Estudos para agentes sociais: 50 agentes sociais da Fundação Metodista e de projetos conveniados são selecionados(as) para receberem bolsas de estudos integrais junto ao Izabela. Esses(as) agentes são pessoas indicadas pelas igrejas locais ou entidades conveniadas, e selecionados(as) após aprovação em vestibular e avaliação socio-econômica. Além da seleção e encaminhamentos, a Fundação Metodista acompanha a atuação social desses(as) bolsistas nos projetos sociais e realiza periodicamente encontros de reflexão, capacitação e intercâmbio.

Projetos de Extensão: nestes projetos, os alunos podem aprofundar seus conhecimentos ao mesmo tempo em que prestam serviços relevantes à comunidade.Em 2007 foram doze projetos de extensão; nesse ano foram dez projetos atuantes nos trabalhos sociais ligados à Fundação Metodista, abrangendo diversos cursos nas áreas de fisioterapia; administração e arquitetura, enfermagem, ciências biológicas e nutrição e fonoaudiologia.

Programa de Formação de Liderança e Agentes Sociais: com o objetivo de qualificar universitários(as) bolsistas para uma atuação cidadã e para a transformação social a Fundação Metodista elaborou em 2007 e executou em 2008 esse programa com todos(as) bolsistas do Izabela Hendrix. O programa baseou-se em encontros de temática social e cidadã, leitura de textos e produção escrita. Foram cinco encontros no primeiro e cinco no segundo semestre, alcançando mais de 1.600 universitários(as). Os encontros tiveram a participação de palestrantes especializados nas várias temáticas abordadas: políticas de gênero, população de rua, raça, terra, discriminação sexual, vistas sob a ótica do direito e sob a ótica bíblico-teológica.

Durante estes dois anos, estas parcerias tiveram a assessoria técnica do educador, teólogo e psicólogo Cleber Lizardo Assis, o Kebel. Além da importância dessa articulação entre a academia e a comunidade, capaz de criar espaços de ação e reflexão para uma prática cidadã, Kebel destaca o papel estratégico de se ter uma entidade de assistência social como promotora do programa, o que fortalece sua legitimidade.

Infelizmente, a Fundação Metodista está perdendo este profissional. Assim como toda a área social da Igreja, a Fundação sofre com a falta de recursos financeiros. Kebel continuará próximo aos projetos, pelo compromisso pessoal que tem com a missão. Será, no entanto, uma participação voluntária, com disponibilidade mais restrita. A bem-sucedida parceria Fundação-Izabela prova, mais uma vez, que é necessário olhar com verdadeiro interesse para a área social da Igreja Metodista, que tantos projetos transformadores têm realizado.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Ajude as comunidades atingidas pela crise humanitária no Haiti

Nós, da Igreja Metodista brasileira, nos solidarizamos com irmãos e irmãs haitianos que enfrentam uma grave crise humanitária e política, que somadas aos recentes desastres naturais no país, precarizam a qualidade de vida de muitas famílias em situação de vulnerabilidade. Simultaneamente, haitianos(as) esperam ainda o início da vacinação contra Covid-19 para fortalecer o combate à pandemia.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães