educação e racismo

EDUCA??O
Clique aqui com o bot?o direito do mouse para baixar imagens. Para ajudar a proteger sua privacidade, o Outlook impediu o download autom?tico desta imagem da Internet.
Racismo influencia desempenho escolar



 
As escolas brasileiras n?o est?o atentas para as pr?ticas sutis de racismo existentes entre alunos e professores, prejudicando, assim, a mobilidade educacional e social de crian?as e jovens negros. Esse ? o principal argumento da pesquisa “Rela?es raciais na escola: reprodu??o de desigualdades em nome da igualdade”, resultado de um conv?nio entre o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais An?sio Teixeira (Inep), ?rg?o do Minist?rio da Educa??o, e a Unesco. Coordenado pelas soci?logas Mary Garcia Castro e Miriam Abramovay, a pesquisa combina t?cnicas qualitativas – como entrevistas, grupos focais e observa?es em sala de aula – com an?lises quantitativas tais como os dados do Sistema Nacional de Avalia??o da Educa??o B?sica (Saeb). Realizado nas cidades de Bel?m, Salvador, S?o Paulo, Porto Alegre e no Distrito Federal, o estudo ? abrangente e focaliza crian?as, alunos das ?ltimas s?ries do ensino fundamental e do ensino m?dio, assim como pais, professores, diretores e funcion?rios de 25 escolas particulares e p?blicas.



Existe um desempenho escolar desigual entre alunos brancos e negros, que ? maior entre ricos do que entre pobres, aponta a pesquisa. Sendo assim, mais do que ?s diferen?as socioecon?micas, o baixo desempenho dos alunos negros se deve ?s pr?ticas discriminat?rias na escola, muitas vezes veladas. Essas conclus?es foram obtidas a partir da an?lise das provas do Saeb de 2003 aplicadas, pelo Minist?rio da Educa??o, junto aos alunos da 4? e 8? s?rie do ensino fundamental e da 3? s?rie do ensino m?dio.



FATOR SOCIAL Nos estratos sociais mais altos, os ?ndices de desempenho dos alunos s?o menos cr?ticos, o que refor?aria a tese de que aqueles que possuem um desempenho escolar mais baixo s?o os alunos mais pobres. Mas quando se cruzam os dados socioecon?micos com a vari?vel ra?a/cor dos alunos, a conclus?o ? que “a pobreza iguala por baixo”, ou seja, brancos e negros possuem as notas mais baixas, estando mais pr?ximos. J? os alunos brancos e negros de estrato socioecon?mico superior, ainda que apresentem as notas mais altas, se distanciam mais entre si: os alunos negros apresentam notas bem mais baixas do que os alunos brancos da mesma classe social.


Os dados do Saeb foram comparados com as percep?es de pais, professores, diretores e alunos. Segundo as pesquisadoras, adveio da? uma surpresa: a maioria dos entrevistados tende a negar que h? diferen?as no desempenho escolar entre alunos brancos e negros. Para as pesquisadoras, essa nega??o est? relacionada a uma “ideologia da igualdade na escola” que a exime de responsabilidade sobre as diferen?as de desempenho escolar, atribuindo-as ao empenho pessoal dos pr?prios alunos, ou ?s suas fam?lias.
Nesse sentido, professores, pais e alunos tendem a negar que existam pr?ticas racistas nas escolas. Xingamentos e apelidos de cunho racista s?o justificados como “brincadeiras”. Professores silenciam e se omitem, preferindo n?o tratar do assunto em sala de aula para “n?o levantar o problema” ou mesmo deixando de intervir nos casos de discrimina??o racial. “Todos tendem a se declarar contra racismo, o que de alguma forma colabora para que n?o se discutam formas de identificar sutis discrimina?es, ou a reconhecer que os apelidos de teor racista, mesmo que aceitos pelos vitimizados, doem e causam sequelas identit?rias”, diz a pesquisa.
A quest?o racial tende, assim, a ser tratada pelas escolas de modo circunstancial – como o Dia da Consci?ncia Negra. Para as autoras, ? fundamental instituir-se novas pr?ticas pedag?gicas, que contemplem as rela?es entre todos os alunos, brancos e negros, no ambiente escolar.
 


Fonte: Carolina Cantarino – Ci?ncia e Cultura v.59 n.2 S?o Paulo abr./jun. 2007


Colabora??o de Magda Aparecida Machado Vieira, da Igreja Metodista em Sobradinho/DF



 

Picture of Portal Igreja Metodista

Portal Igreja Metodista

Igreja Metodista - Sede Nacional.

Tags

compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossas notícias

Receba regularmente as notícias da Igreja Metodista do Brasil em seu e-mail.
A inscrição é gratuita!