Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Encontro Afro

Encontro Afro Cristão reúne 67 pessoas de 15 igrejas na UMESP

Participantes do III Encontro Afro Cristão, reunidos na Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo, discutiram, entre 28 e 30 de maio, questões pertinentes à auto-estima das negras e negros cristãos, suas características biológicas e psicológicas, a auto-aceitação e como são aceitos na sociedade e no contexto das igrejas.  O evento contou com a participação de 67 pessoas de 15 igrejas:

 Metodista no Brasil; Assembléia de Deus Ministério Belém; Presbiteriana  Independente do Brasil; Pentecostal do Chile; Renascer em Cristo;  Igreja Batista; Igreja Universal do Reino de Deus; Igreja Evangélica; Igreja  Pentecostal “O Brasil para Cristo”; Assembléia de Deus; Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil /IECLB; Adventista da Promessa, Episcopal Anglicana do Panamá, Assembléia de Deus Nipo Brasileira; Igreja Evangélica Ebenezer.

Segundo os/as participantes, as igrejas cristãs, em geral, reproduzem um discurso e comportamentos racista e sexista que impedem a promoção de igrejas realmente inclusivas. A imagem idealizada de um cristão é de uma pessoa branca, com poder de decisão delegado aos homens, sendo que muitas pessoas negras pertencentes a segmentos religiosos cristãos procuram adequar-se a essa imagem, embranquecendo sua estética, mente e espiritualidade, afirmaram.

Esse evento também contou com representantes de 20 instituições/setores: Igreja Metodista no Brasil: Região Missionária da Amazônia – REMA, Pastoral de Combate ao  Racismo-1ª RE, Ministério de Ações Afirmativas Afrodescendentes AA-AFRO-3RE; Projeto Formigueiro; Koinonia - Presença Ecumênica e Serviço; Conselho Latino Americano de Igrejas – CLAI -: Pastoral Continental de Mulheres e Justiça de Gênero, Pastoral de Negritude; Quilombhoje Literatura/ CPD Negro Sim; Grupo de Estudantes Negros UNINOVE; Universidade Metodista de S.P. - UMESP: Pastoral Universitária e Escolar, Núcleo de Arte e Cultura, Núcleo do Cursinho Educafro;  Coordenadoria Ecumênica e Serviço – CESE;  Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo  - CENACORA; Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo - Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania; Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP; Aliança de Negras e Negros Evangélicos do Brasil – ANNEB; Coral Resistência Negra; Grupo Identidade da  Faculdades EST/IECLB -  Escola Superior de Teologia - EST/São Leopoldo-RS; e, Visão Mundial.

Reunidos/as em torno do tema Gênero e Negritude – uma perspectiva Cristã, o encontro de São Paulo contou com a participação do Presidente do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), Bispo Julio Ernesto Murray Tompson, que ministrou conferência sobre o tema Mitos e desafios da masculinidade negra. A Teóloga Siomara Rita da Silva também palestrou durante o encontro, trazendo contribuições para o debate em torno da Estética na perspectiva da saúde da mulher negra.

“Estas duas temáticas trabalhadas pelo Bispo Murray e pela Teóloga Siomara serviram como incentivo para que as comunidades cristãs possam discutir questões pertinentes à masculinidade e à feminilidade negra a partir de outro prisma”, pontuou a Prof. Ma. Selenir Kronbauer, coordenadora do Grupo Identidade da Faculdades EST.

Como resultado imediato do encontro, os participantes pretendem atuar enquanto multiplicadores/as de ações direcionadas para o fortalecimento e a auto-estima da pessoa negra, incentivando a formação de grupos de estudos sobre o tema,

O evento de São Paulo foi uma realização de um grupo de organizações cristãs composto por: Ministério de Ações Afirmativas Afro-descendentes da Igreja Metodista -AA-AFRO-3RE, Pastoral da Negritude  do  Conselho Latino-Americano de Igrejas-CLAI /Região Brasil, Grupo Identidade EST, de São Leopoldo/RS, Comissão Ecumênica Nacional de Combate ao Racismo - CENACORA,e, Aliança de Negras e Negros Evangelicos do Brasil - ANNEB. 
Atuaram como Instituições parceiras: Coordenadoria Ecumênica de Serviços - CESE, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP -, Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, Prefeitura de São Bernardo do Campo e AFROKUT.

Informou: Micael Vier Behs


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 28.02.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanlmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha, lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães