Publicado por Sara de Paula em Geral - 03/10/2017

Encontro com presidentes das Igrejas Evangélicas Históricas do Brasil

Acontece hoje na Sede Nacional da Igreja Metodista (IM), em São Paulo, a reunião de Igrejas Evangélicas Históricas do Brasil. A abertura do encontro foi realizada pelo Bispo Stanley de Moraes, secretário executivo do Colégio Episcopal da IM, que compartilhou a proposta inicial da reunião. O Reverendo Áureo Oliveira, presidente da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, seguiu com a condução dos trabalhos e apresentação dos presentes. O presidente do Colégio Episcopal, Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, participa pela primeira vez de um encontro do grupo representando a organização ao lado do Bispo Stanley Moraes. A Igreja Metodista Livre é representada pelo seu presidente Bispo Ildo Mello. O encontro conta também com a presença do Pastor Silas Tostes, presidente da Aliança Cristã Evangélica Brasileira, Pastor Márcio Leal e Pastor Marcos Moura, representando a União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil,  Anita Wright, moderadora da Igreja Presbiteriana Unida (IPU),  e os doutores Jean Marques Regina, Felipe Augusto e Oziel Santana representando a Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE). 

Desde o ano de 2009, quando começaram os encontros do grupo, a ideia era tratar de assuntos administrativos comuns entre as igrejas representadas. Posteriormente os encontros evoluíram para um espaço de debate para outros temas da sociedade que pediam um posicionamento das organizações. “Os tempos são difíceis e a gente precisa conversar”, afirmou o pastor Áureo durante a abertura. Ele relembrou a repercussão dos documentos emitidos pelo grupo no final do ano passado, que podem ser lidos no site do Jornal Expositor Cristão. Os textos geraram grande repercussão na mídia. “É o fruto da polarização que nós vivemos nesse país”, explicou Áureo.

As Igrejas Evangélicas Históricas formam um grupo não institucionalizado, e a vantagem disso, segundo os participantes da reunião, é a criação de um espaço com liberdade para se conversar, discutir assuntos e provocar debates necessários hoje. O Bispo Stanley Moraes aproveitou a oportunidade para explicar a maneira informal como o grupo aberto funciona, concedendo espaço para organizações interessadas em participar desses debates. “Nós precisaríamos enquanto seguimento, discernir para onde vamos, por que é isso que vai nos juntar e dar coesão na nossa relação”, afirmou o Bispo. 

Confira o álbum de fotos completo em nosso site. 

Encontro de presidentes das Igrejas Evangélicas Históricas


Posts relacionados