Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Encontro Conesul

   Nos primeiros dias houve um intensivo treinamento para a liderança, cujos temas abordados foram desde discipulado e exercício da missão até sobre a identidade metodista. O formato da capacitação foi diversificado, com palestras, dinâmicas, debates e discussões em grupo.

Em paralelo, a realização de muitos momentos de integração, em que não apenas conhecemos a realidade do trabalho com jovens de todos os países, como também o contexto social em que estão inseridos. O auge foi a Noite Cultural, em que também
compartilhamos materiais, comidas típicas e um ?pedaço? de nossas culturas.

Mas a grande experiência da viagem é o trabalho missionário em si, em que todos foram divididos em quatro grupos para atender diferentes localidades. Alguns enfrentaram o desafio de reformar uma igreja, outros de realizar uma Escola Bíblica de Férias com as crianças, em outros lugares a realização de um impacto evangelístico em plena praça pública. Em comum, todos evangelizaram de casa em casa e proclamaram a mensagem de salvação.

Um dos grandes privilégios de participar do "Programa Jovens em Missão" do CIEMAL está na possibilidade ímpar de compartilhar com os nossos irmãos metodistas e a fé em Cristo com aqueles que não a conhecem, pois apesar das diferenças culturais, de idiomas e costumes algo muito maior nos unia: o Reino de Deus. Todos dedicaram seu tempo, deixaram seus países, famílias e afazeres para ganhar almas para Jesus, e enxergar como Deus tem levantado uma geração renovada de jovens em cada nação. Não foi à toa que a canção "Rede ao Mar" foi a que mais marcou a vida de todos durante todo o Encontro: "...Vou lançar a minha rede ao mar, muitas almas também vou ganhar, tantas que eu não poderei contar, almas como areia do mar..."

"Faça todo o bem que você puder, com todos os recursos que você puder, por todos os meios que você puder, em todos os lugares que você puder, em todos os tempos que você puder, para todas as pessoas que você puder, sempre e quando você puder." (John Wesley)

Vídeo do encontro: http://www.youtube.com/watch?v=2o4kV3jvpxA

Testemunho do trabalho em Siloé

Ficamos alguns dias naquela comunidade de fé, cujo nome significa "Enviado" e para nós simbolizou que Jesus Cristo estava atuando de maneira muito especial naquele lugar. O que mais nos impressionou não foi apenas o contexto social difícil, mas sim o testemunho do pastor Victor e sua família. Literalmente pela fé, eles deixaram tudo para fundar uma igreja que se iniciou há apenas seis meses e hoje já possui mais de 50 membros. Por um verdadeiro milagre, em tão pouco tempo a igreja ganhou o terreno, diversas famílias foram assentadas em um local que antes era irregular e uma verdadeira comunidade de fé se ergueu - tão vibrante e corajosa que não
parecia ter se intimidar com sua idade. Evangelizamos todo o bairro ao redor da igreja, indo de porta a porta, orando pelas pessoas e com as pessoas, e tivemos o privilégio de orar junto com uma família que se converteu a Jesus Cristo. Foram mais de 100 lares alcançados em apenas dois dias de visitação, que culminou com um culto evangelístico com mais de 60 pessoas.

A equipe de trabalho composta por brasileiros, chilenos, argentinos e uruguaios foi fundamental - cada um contribuiu segundo a sua experiência, mas todos com o mesmo propósito no coração: apoiar a igreja local que estávamos visitando e anunciar a Palavra com todo o nosso coração.

"Para mim este Encontro será inesquecível, primeiro porque pude experimentar a alegria de ver uma senhora se convertendo, e esse momento já fez valer a pena toda a viagem. E depois porque tivemos uma integração, comunhão e alegria ímpar entre as delegações de cada país - e não há nada melhor do que vivenciar a unidade da fé acima de qualquer diferença. Sou grato a Deus também pela confiança da juventude na minha eleição à Coordenação Regional, que reflete o momento especial que vivemos como juventude metodista não só no Brasil, mas de diversas formas, em diversos contextos".

Sinval Filho (São Paulo/SP, Brasil)

Coordinador Regional de la Juventud Conesul
Programa Jovénes en Misión - CIEMAL


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães