Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Encontro Crianças Fateo

Psiu!... o culto de abertura do Encontro vai começar!

 

Sexta, dia 26 de setembro, 20h30:

Eu sou a Ana Beatriz, filhinha da Gislaine, da Igreja Metodista de Londrina, Paraná. Nós viemos de longe, aqui para a Faculdade de Teologia da Umesp, em São Bernardo, para participar desse grande encontro com pessoas de várias partes do país. Todo mundo tem o mesmo objetivo: transmitir o amor de Jesus pra nós, crianças (de um jeito que a gente entenda!...) 

 

Começou na sexta, dia 26 de setembro, à noite. Eu estava cansada e morrennndo de sono. Mas foi por uma boa causa...Vou contar pra vocês como tudo aconteceu:

Esse moço é o Paulo Henrique, da Igreja Metodista em São João Batista, Belo Horizonte. Ele trabalha na Escola Dominical há bastante tempo e era um dos poucos rapazes presentes ao Encontro. E eu fiquei me perguntando: por que existem poucos homens trabalhando com criança na Igreja? A gente não tem preconceito, não! Quem tem preconceito é adulto...

A pastora Rute é muito legal. Com a ajuda de um monte de gente, ela faz as revistas para as crianças.

Foi uma das organizadoras do encontro e conduziu o culto de abertura.

Olha a Elci aí embaixo, gente!

Dançando e brincando feito moleca!

Ela é Coordenadora do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças. Precisa dizer mais alguma coisa? No microfone está a Neusa Cézar, que ensinou a gente a cantar.

 

Esse é o Bispo Luiz Vergílio. Ele fez o que os adultos chamam de "sermão". Eu sempre achei que sermão era "levar bronca"...

E acho que o pessoal naquela noite levou uma "bronca" mesmo...

Mas bronca com amor é para o nosso bem (pelo menos é o que diz a mamãe...).

O bispo disse que o Reino de Deus não vai acontecer por acaso. Ele só vai acontecer, de verdade, se os cristãos e cristãs obedecerem à voz de Deus e começarem a dar valor às crianças, principalmente àquelas mais carentes, mais necessitadas, aquelas que ninguém vê.

  

Olha só como o púlpito estava bonito, com as bonequinhas dos Aventureiros em Missão ao lado da Bíblia!

 

Depois, representantes de cada região da Igreja colocaram sobre o altar um objeto que representasse a sua casa.

Ficou bonito. Mas mamãe não deixou eu pegar nenhuma boneca...

A turma do DNTC levou a Turminha dos Aventureiros pra vender, eba! Também tinha camiseta, CDs e a cantata de Natal, que é muito bonita. Todo esse material foi exposto durante o encontro. E quem não pôde comprar lá, pode pedir para a Sede Nacional.Não é caro não.

   Antes de dormirmos, a Melissa contou uma história pra gente...o "Filho Pródigo"!  Adoro ouvir história antes de dormir!

Sábado, dia 27 de setembro, manhã:

 

 "Amanheceu, eis-me aqui para orar,

Papai do céu vem comigo estar

Todo esse dia pra me acompanhar

e nos teus passos eu vou caminhar"

O sábado começou com música e poesia. Quem declamasse um poema ganhava um presentinho. Foi muito bacana!

 

A pastora Renilda, coordenadora da área de Educação Cristã da Igreja, levou o grupo todo para um passeio pelo campus da Metodista, para contemplar a natureza e refletir sobre Deus. Depois, juntos, cantamos uma música. A pastora é essa moça baixinha tocando pandeiro, ao lado do Silterson, aluno da Fateo que tocou violão durante todo o Encontro.

 

O professor Luiz Carlos Ramos e a Neuza César deram uma aula sobre "liturgia":

Eles falaram como fazer um culto bonito, com a comunidade toda participando, irmãos e irmãs juntos louvando a Deus.

E criança não pode ficar de fora, certo?

Esse é o pastor Josias. O netinho dele sempre diz que ele é lindo!

Eu também acho!

Pra gente que é criança, é linda toda pessoa que guarda um pouco da infância dentro de si e que trata a gente com carinho. O pastor Josias, que também é psicólogo, explicou isso para as pessoas na palestra. Ele também disse que é preciso educar as crianças desde cedo, com equilíbrio, com limites, e com muito, muito amor!

Adorei!

Sábado, dia 27 de setembro, tarde:

 

A Nanci Trindade coordenou a oficina "Aventureiros em missão: nossa turma metodista".Você já conhece essa turminha animada? Existe até um livro com esses personagens: "Aventuras na terra de João Wesley". É muuuuito legal!

 

 

 

Aí você tem o pastor Wellington, depois a Maria Letícia e a Madalena, segurando a Cartilha de Prevenção à Violência Infantil, que foi envolvida na 5ª Região Eclesiástica e pode ser adquirida na Sede Regional. Tenho certeza que os adultos que participaram dessa oficina se sensibilizaram com o sofrimento das crianças vítimas de violência e abuso sexual. É triste pensar que algumas pesquisas apontam uma assustadora presença de evangélicas entre as crianças vítimas de violência. Por isso, as pessoas da igreja precisam conhecer bem e olhar com muita atenção para as crianças da comunidade, buscando ter a sensibilidade para enxergar os problemas que precisam ser enfrentados. Neste desafio, o Conselho Tutelar (http://www.portaldoconselhotutelar.com.br/capa.htm) pode ser um bom parceiro. Ele não foi feito para punir as pessoas, mas para orientá-las. As igrejas podem ter representantes nesse órgão. Veja também:

Artigo de Welinton Pereira sobre abuso sexual contra crianças e adolescentes. Um alerta às igrejas.

 

A pastora Patrícia Marques (de camiseta azul e branca), liderando uma dinâmica da oficina "Desatando os nós com os adolescentes". Dizem por aí que adolescente é chato... "aborrescente"!

Hummm... se os adultos pensarem assim de mim quando eu crescer mais um pouquinho, eu não vou gostar...

Sei que vou enfrentar um período de mudanças, às vezes difícil, mas sei que vou querer ser ouvida, respeitada, educada e amada.

Sábado, dia 27 de setembro, noite:

 

Aprendi uma palavra nova: inclusão! Acima, à esquerda, quem está ao lado da Elci é a pastora Elizabeth. Ela falou da importância de dar atenção às necessidades especiais de muita gente boa. Quem anda de cadeira de rodas, quem não enxerga ou quem não ouve, por exemplo, também pode dar uma grande contribuição à Igreja. É só ter oportunidade!  A Rosi, do Projeto Sombra e Água Fresca, também trabalha por inclusão: dando atenção às crianças do bairro, ela vai incluir mais irmãos e irmãs em na grande família cristã. E na família a gente se preocupa com os irmãos da gente, não é mesmo?

   Márcia Novaes falou sobre datas comemorativas... E quem é que não gosta de festa?

Domingo, dia 28 de setembro:

Hoje é dia de voltar pra casa! Que saudade da minha casinha, mas foi tudo muito bom!

No culto de despedida, o bispo Josué falou sobre "A Graça de Viver em Família", mas ninguém deu risada...

 

Eu entendi depois que essa Graça são as bênçãos de Deus que têm acompanhado todas as famílias ao longo da história. Deus criou as famílias para que todas as pessoas tivessem apoio, acolhida, amor. Mesmo que as famílias de hoje sejam diferentes... tem família, hoje, que só tem mãe e filhos...outras só tem pai... outras tem avós e netos... mas todas podem ser espaços de afeto quando Jesus está presente!

O culto terminou com a celebração da Ceia

Aí, os(as) participantes do Encontro Nacional de Trabalho com Crianças. Vejam só quanta gente bonita e alegre, disposta a dar atenção e carinho às crianças! Valeu!

 A turma toda aqui. Todos sorrindo! Gizzzz!!! (Foto Luciana de Santana)

O Bispo Luiz, participantes do Encontro... e eu, no colinho!

As organizadoras do Encontro. Ufa! Missão cumprida....

Aqui, além da Elci, da Neusa e da Renilda, que eu já apresentei, tem também a Luciana, que apoiou o evento. Um beijão a todo o pessoal da Fateo!

Texto: Suzel Tunes

Fotos: José Geraldo Magalhães Jr., Rute Bertoldo e Suzel Tunes


Posts relacionados

Intercessão, Geral, por Julyana Rodrigues

Semana de oração por Burkina Faso, Chade, Mali, Mauritânia e Níger

Nesta semana estamos em oração por Burkina Faso, Chade, Mali, Mauritânia e Níger. Você é convidado a fazer parte desse círculo de oração entre os dias 23 e 29 de novembro de 2014. Envolva sua Igreja e faça parte também desses momentos de oração em comum. Leve os motivos de ações de graças e intercessões nos cultos de orações de sua comunidade.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães