Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 31/05/2013

Encontro Nacional da Escola Dominical tem painel sobre o Plano Nacional Missionário

Na manhã desta sexta-feira (31) um painel sobre o Plano Nacional Missionário da Igreja Metodista enriqueceu o Encontro Nacional de Escola Dominical que acontece em Piracicaba/SP.

O pastor Jonadab Domingues de Almeida, Secretário do 19º Concílio Geral explanou a primeira parte do painel destacando as decisões do Concílio Geral na construção do documento. As ênfases missionárias também foram lembradas. "Cada ênfase precisa ser estimulada na vida de cada metodista como um zelo evangelizador", afirmou.

Uma panorâmica de todo o documento foi passada pelo pastor. "Onde nós queremos chegar?" Indagou o pastor Jonadab ao citar uma das perguntas mencionadas no documento. Uma das frases convocatórias do plano diz respeito á uma arrancada missionária levando em consideração o laicato, a unidade e conexionalidade da Igreja.

"O povo metodista é chamado, a partir de um zelo evangelizador, para uma arrancada missionária, tendo um ministério pastoral ainda mais focado na Palavra de Deus, nos Sacramentos, no compromisso com a unidade e na dmimensão conexional da Igreja e um chamado ao laicato a fim de que cada metodista seja um instrumento de Deus, no exercício dos dons, ministérios e frutos santificadores. Desta forma, almeja-se um revigoramento do discipulado na perspectiva da obra reconciliadora de Jesus Cristo, gerando uma vida de santidade e serviço à comunidade" (PNM, 2011, p. 7).

A Secretária Executiva para a Vida e Missão da Igreja, revda. Joana D'Arc Meireles iniciou a segunda parte do painel falando sobre a importância do Plano Nacional Missionário. "Todo o documento é educativo e pedagógico para ser aplicado nas igrejas locais", disse. O Documento é considerado a espinha dorsal da Igreja Metodista, além de proporcionar a capacitação da liderança leiga e clériga.

O tema geral do biênio: Discípulos e discípulas nos caminhos da missão e as ênfases missionárias foram os pontos de maior destaque da revda. Joana D'Arc. "Os bispos e lideranças da Igreja inspiradas por Deus pensaram neste documento como algo norteador para a sau Igreja", destacou.

A importância da Educação Cristã nas igrejas locais e valorização do laicato foi umas das respostas dadas pelas pastora Joana à pergunta do documento "O que fazer?" "Precisamos investir na Escola dominical, nas igrejas onde já existe e onde não há escola dominical ainda. É preciso fortalecer e promover o processo de educação reafirmando a Escola Dominical como uma espaço educativo da igreja", concluiu.

Materiais - Tenha acesso às apresentações em power point sobre o Plano Nacional Missionário, documento para ser estudado na Escola Dominical abaixo:

Plano Nacional Missionário - Documento

Apresentação do PNM - pastor Jonadab Domingues Almeida

Apresentação do PNM - pastora Joana D'Arc Meireles

Dowload da video aula a ser apresentada na Escola Dominical

Outros documentos pastorais e pronunciamentos AQUI!

Devocional - o bispo Luiz Vergílio ministrou a palavra chamando à atenção para o texto que Jesus passou para a outra margem para descansar e foi incomadados pelos discícpulos. "Precisamos deixar o Senhor descançar enquanto nós trabalhamos para ele", afirmou o bispo. Houve um clamor para as escolas dominicais da Igreja se tornarem a cada dia uma agência missionária.

"O movimento metodista é um projeto de Deus. O comprometimento da Igreja é abraçar as pessoas que estendem a mesma fé do primeiro século. Para que os projetos de Deus se realizem ele conta conosco", concluiu o bispo Vergílio. 

Centenas de metodistas participam do evento no 1º Colégio Metodista no Brasil - o Piracicabano que têm 131 anos. O evento acontece entre os dias 30 de maio a 1º de junho.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães