Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 09/05/2012

Encontro Nacional das Sociedades Metodistas de Homens do México

Presidente da Confederação das Sociedades Metodistas de Homens da Igreja Metodista participa do 19º Encontro Nacional das Fraternidades de Homens do México. O evento foi em Santiago, Monterrey, no México, entre os dias 27 e 30 de abril. O irmão Adonias, da 4ª Região Eclesiástica, também participou. Leia o testemunho abaixo.

"Logo em nossa chegada à cidade do México já fomos contagiado pelo calor humano dos irmãos Jesus Botello, Alfonso Arenas, Baldomero Lopes e pelo presidente Fidel Martinez, membros do Gabinete Nacional, que nos deram toda atenção e acompanhamento em todos os momentos de nossa estadia no México. Foi um momento muito especial para nós participarmos deste Encontro juntamente com nosso irmão Adonias de Andrade, da 4ª Região.

Outros irmãos se somaram a estes se revezando e não nos deixando sozinhos. Em visita ao bispo sediado na capital, bispo Andrés Hernandez Miranda, nos deu as boas vindas oficias em nome da Igreja do México. Fomos visitar as grandes Igrejas Metodistas da capital entre elas, a mais famosa, a Catedral La Santísima Trinidad; um prédio erguido em 1873 pelos missionários da Inglaterra. Lá fomos recebidos por seus pastores e pastora com muito carinho. São quatro os cultos dominicais, às 7h, 9h, 11h30 e às 18h30. 

O templo tem acomodações para mais de 1.500 pessoas. Da cidade do México seguimos para Monterrey, distante da capital 930 km, no deserto mexicano bem próximo da fronteira com o Texas já nos Estados Unidos.

Nas acomodações do excelente centro de lazer denominado Bahia Escondida, na cidade de Santiago Nueva Leon, a 40 km da cidade de Monterrey, chegamos para o grande encontro dos homens mexicanos. Lá chegando nos deparamos com um grupo de Homens, aproximadamente 180, muito alegres e dispostos a participarem de momentos inesquecíveis.

Chamou-nos a atenção a organização do evento, comandado pelo irmão Fidel Martinez, um ex-coronel da policia civil mexicana e de todo o seu Gabinete Nacional que se esmeravam em fazer com que corresse na mais perfeita ordem e dentro dos horários estabelecidos. Os palestrantes do Encontro, na sua maioria bispos que davam total apoio. Dentre eles destacamos o bispo Raul Garcia Ochoa, que já conhecíamos do Brasil, quando de sua estada em nosso Concílio Geral em Brasília e, posteriormente, no 1º Congresso das Sociedades de Homens do Nordeste, em Gravatá PE.

A organização do Gabinete Nacional já preparou o próximo grande encontro que acontecerá na cidade de San Carlos, no estado de Sonora, às margens do litoral do oceano Pacífico. Será nos dias 15, 16 e 17 de março de 2013, com o tema “Hombres Dispuestos y Disponibles AL Reino” 2ª Samuel 23.11-23. O custo será de 1.600,00 pesos mexicanos que equivalem a $ 123,00 dólares americanos.

Já estamos convidados para participar deste grande momento. O desafio é para levar um time de futebol para disputar um grande jogo entre a Federação mexicana versus Confederação brasileira.

Momentos de grande mover do Espírito Santo na ministração dos palestrantes levando os homens a uma reflexão quando a sua atuação na sociedade, na igreja e em suas casas, como sacerdotes do lar, foram as ênfases, que conduziram a todos a uma avaliação de suas vidas. O tema principal do Encontro foi “Y Vosotros me Sereis um Reino de Sacerdotes Y Gente Santa” Êxodo 19:6 desenvolvido pelo pastor Jose Luis Castañeda, pastor da Igreja Bethel, Portales na cidade do México.

Em um ato solene o irmão presidente Fidel Martinez nos presenteou com um estandarte da Confederação das SS.MM.HH. confeccionado com muito carinho por sua empresa sediada na cidade do México.

No decorrer do Encontro em um momento especial firmamos um acordo de cooperação mútua entre a nossa Confederação e a Federação de Homens do México, no sentido de que em nossos Congressos Nacionais, recebermos sem nenhum custo de taxas de inscrição, representantes de nossos países.

Também falamos do convite para o ingresso dos homens mexicanos na Confederação Latino americano & Caribe, convite aceito de imediato por todos ficando os futuros contatos a serem feitos pelos nossos irmãos Guillermo Matias e Marcos Neri Mata, presidente e vice-presidente em exercício.

Outro detalhe que observamos é a competição que fazem para o Concurso Bíblico do livro de Marcos e Conhecimento geral da Bíblia, realizado sempre entre as Conferências (nossas regiões) e com direito a medalhas. O mesmo aconteceu na parte esportiva com disputas acirradas de Basquetebol, Volibol, Futebol Soçaite, Dominó, Xadrez e Natação. Foram momentos de muitas diversões. Tudo muito bem organizado e correndo sem brigas e males entendidos. Sempre os primeiros três colocados recebiam suas medalhas.

Cremos que foi uma experiência válida em participar deste conclave, pois podemos tirar boas lições, e ver a dinâmica de outra cultura metodista. Os irmãos mexicanos são muito acolhedores e certamente que poderemos desenvolver uma parceria em nossos trabalhos missionários e culturais que servirão para o crescimento de ambos os povos.
Oremos para que o Senhor Jesus Cristo faça um grande mover na Federação de Homens do México para que vidas sejam alcançadas e salvas. O México é a segunda maior nação católica do mundo e tem uma sociedade extremamente liberal. O misticismo e muitas outras coisas pairam sobre aquele povo que precisa de salvação e de Deus.
Avante por Cristo!

Abdenêgo Eugênio - Presidente da Confederação das S.M.H.


Leia também a CRÔNICA pastor Alaniz do México sobre o encontro.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães