Publicado por José Geraldo Magalhães em Mulheres - 16/10/2013

Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres da Igreja Metodista (2013)

Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres da Igreja Metodista (2013)

 

Apenas uma palavra traduz o que foi o Encontro 2013: “Maravilhoso”.

Com o Tema “As Mulheres nos Caminhos da Missão: Nossa identidade, nossos desafios”, fomos realmente desafiadas a conhecermos melhor a nossa história.

O Encontro começou com um lindo culto dirigido pelas mulheres da 5ª Região, com a ministração da palavra feita pela Presidente, Lucimar Faria (Bênção pura).

 

 

Logo em seguida o Bispo Paulo Ayres e a Profª Revda Sueli Xavier nos falaram dos Caminhos da Missão na Perspectiva Bíblica e Wesleyana. O Bispo Paulo Ayres falou sobre a Organização da Igreja, e das pessoas que trabalharam na implantação do Metodismo no Brasil mostrando os referenciais da doutrina e teologia metodistas, que são o “Quadrilátero Wesleyano do Dr. Albert Outher: Tradição; Razão; Experiência e Criação tendo a Bíblia  no centro de tudo.

 



A Revda Suely Xavier falou de: onde e como surgiu a Bíblia; como chegou até nós; e como usar o texto para dar razão à nossa fé no cotidiano, pois a Bíblia orienta nas situações que vivem os seres humanos. Que para entendermos o Novo Testamento temos que conhecer o Antigo...”De um ao outro a história se contou, foi tão marcante que até nós chegou”.

 

 

 



A Revda Cláudia Maria falou na perspectiva da Tradição e afirmou que: “a Igreja que não reflete sobre Tradição e não a considera, é uma Igreja sem história e sem Bíblia. Que tradição é história, fundamento, inspiração e motivação; e tradicionalismo é pequeno, legalista e fundamentalista. Que a Igreja tem uma tarefa a realizar na Missão. O lugar para realizá-la é no mundo com todas as suas contradições, porque aqui somos vocacionadas a desenvolver nossa visão, comprometidas com a justiça do Reino de Deus. E para isso precisamos nos capacitar através das fontes de conhecimento, e nossa fonte Central de conhecimento é a BÌBLIA.


Revda. Blanches de Paula falou da Razão “que é um dom de Deus e que a vida é um convite contínuo ao uso da razão. Somente com a razão não compreendemos todas as ações de Deus. No entanto precisamos da razão para discernir a voz de Deus em meio a outras vozes. A vida é um convite contínuo ao uso da razão; o uso da razão está atrelado ao conhecimento de Deus”.

 

 




Revda. Miriam Galo do Amaral falou do Poder da Experiência, da comunhão com Deus, de estarmos plantados na palavra de Deus, do compromisso social, da fé com muito entusiasmo e pouco discernimento; fé motivacional e recreativa; fé  barata e fraca; fé miojo, instantânea e preguiçosa).

Das mulheres Metodistas e o resultado da experiência da Fé Cristã.                                                                                                                        

A Bispa Marisa de Freitas falou sobre a Criação afirmando que necessitamos ler a Bíblia com os quatro vértices: Razão, Tradição, Experiência e Criação, tendo a Bíblia no Centro. Deus criou o mundo e o colocou aos cuidados da humanidade, mas o pecado e suas seqüelas são um mal que passa por toda a humanidade. Disse ainda que: “a justiça é cega, mas a injustiça podemos ver”. Que nossa função na teologia da criação é: Restaurar a imagem de Deus no ser humano; Reencontrar o propósito de Deus na criação e reencontrar o equilíbrio ecológico.



Ainda participamos de uma Oficina Criativa com a Luciana de Santana, e como sempre as mulheres saem destas oficinas mais enfeitadas com os trabalhos realizados junto à professora.  

 

  



Destacamos o lançamento do livro da Presidente Sonia do Nascimento:


“Páginas que a Vida Escreve”

 

 

Foi um momento muito especial logo após a Noite Cultural, durante o Coquetel...

Queremos agradecer a Deus pela vida  e a organização da Revda Margarida Ribeiro, sempre impecável pela pontualidade e alegria que contagia a todas nós.  

 

        



O Encontro foi encerrado com um lindo Culto preparado pela 6ª Região e na ministração da palavra a Revda Silvia Helena Almeida, que nos emocionou com seu testemunho de vida.

 

 

 

 

 

 

 


 

         

 

A Vice-presidente de Área da América Latina e Caribe, Leila de Jesus Barbosa, fez uma saudação em nome da CMMALC.

O Encontro foi bênção em nossas vidas!

Leila de Jesus Barbosa

Vice-presidente da Confederação


Posts relacionados