Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres Metodistas 2011

Nós, Mulheres Metodistas, estivemos reunidas na UMESP em São Bernardo do Campo, SP, para participarmos de mais um Encontro Nacional de Capacitação, nos dias 10 a 12 de junho.
“O Tema “Mulheres de Atitude! Nos caminhos da missão” foi importantíssimo, pois o objetivo deste Encontro foi o de dar uma oportunidade de diálogo e partilha de experiências de pessoas de atitude que buscam a transformação do cotidiano sob a perspectiva do Reino de Deus”. Com certeza este objetivo foi alcançado, pois vivemos realmente momentos de muito aprendizado e troca de experiências ouvindo pessoas completamente  envolvidas na missão.
O Culto de abertura esteve sob a responsabilidade da Primeira Região (Est. Do Rio de Janeiro) tendo ministrando a palavra a jovem Bianca Santos ,filha da irmã Fátima Regina, Agente Regional da Voz na Primeira Região.
O primeiro Painel “Mulheres de Atitude” foi com a Psicóloga Fernanda Souto, que falou sobre a postura, a posição do corpo, a maneira de ser em relação à pessoa, objeto, etc. Levou-nos a refletir sobre algumas mulheres de destaque na mídia e a refletir também sobre o autoconhecimento: “quem sou eu?”. Disse que para que eu seja uma mulher de atitude eu preciso primeiro me conhecer, identificar que características fazem com que eu seja uma mulher de atitude.
Para encerrar o trabalho na abertura do Encontro a Pra. Kennie Mendonça fez uma dinâmica de integração.
No segundo dia tivemos a oportunidade de ouvir o Prof. Ms. Marcelo Carneiro falando sobre “Mulheres de atitude na Perspectiva Bíblico-teológica” que usou o texto de Gênesis 16 e 21, falando sobre Agar. E fez os seguintes apontamentos teológicos: Agar é a despossuída que toma uma atitude de direito de opção, pois não silencia; de direito de opinião, pois não fica passiva. E que Deus é aquele que vê a angústia de quem sofre violência; a força de quem deseja nova vida. E lembra-se de outras mulheres despossuídas, que tomaram atitude como Abigail que agiu por conta própria como promotora da paz (1 Samuel 25 2-42); a viúva que procura Elizeu para ter sustento (2 Reis 4 1-7); a mulher de Samaria que encontra Jesus no poço de Sicar (Jo 4 1-42) toma a iniciativa do diálogo, pergunta, etc, e ainda toma a atitude de largar o cântaro e correndo vai contar na cidade.
O segundo painel do dia foi com a reverenda Rosângela sobre” Mulheres de atitude: Ações em favor da vida”. A reverenda Rosângela fala de seu trabalho como Missionária Regional na América Latina da Divisão de Mulheres da junta Geral de Ministérios Globais, e fala do projeto “Jornada Ubuntu” que vem ao Brasil. Ubuntu. Você pode não saber o que significa a palavra africana,  mas certamente  vivencia seu sentido mais profundo. Ubuntu é a abreviação para a expressão  ngobantu ngumuntu ngabantu, que pode ser traduzida para: uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas.
O bispo sul-africano Desmond Tutu, prêmio Nobel da Paz explicou certa vez: “ubuntu é a essência do ser humano. Você não pode viver isoladamente, você não pode ser humano se é só”. Foi com esta consciência de coletividade e  amor cristão que  as mulheres da Igreja Metodista Unida, dos Estados Unidos, iniciaram a Jornada Ubuntu 2011, projeto que está recebendo o apoio da Confederação de Mulheres Metodistas.
A Reverenda Rosângela Oliveira esteve reunida com representantes da Confederação, na Faculdade de Teologia, para acertar os detalhes da participação brasileira no projeto que tem, como ênfase missionária, o combate às múltiplas formas de violência contra a mulher e, em especial, a questão do tráfico humano. “O tema Mulheres metodistas discípulas unindo valores e fortalecendo a cidadania é sem dúvida a melhor porta de entrada para vislumbrar a Jornada Ubuntu”.
A Jornada Ubuntu Brasil 2011 será uma viagem na qual as Mulheres Metodistas Unidas dos Estados Unidos participarão, junto com as irmãs brasileiras, de ações de conscientização para a eliminação da violência. Elas estarão no Brasil de 18 a 30 de setembro e já tem na agenda de viagens também a Índia, Rússia e Irlanda do Norte.
Interessante foi como as falas analisadas com contextos diferentes se complementaram.
As Missionárias Maria Renilda Tavares dos Santos (Missionária no Amazonas) e a reverenda Lourdes Teixeira Magalhães (Missionária na Igreja Unida em New Jersey, EUA), compartilharam de suas experiências no campo de trabalho e foi maravilhoso!
A oficina de artes com a professora Janira Carneiro da Silva foi muito boa!
Ainda no dia 11, sábado, a Noite Cultural esteve sob a responsabilidade da professora Lisete Espindola, Assistente Cultural da FATEO e também da Pra. Kennie Mendonça, pastora da Igreja de Parque Aeroporto em Macaé. A participação de dois seminaristas no piano e no canto foi especial.
No domingo pela manhã o Painel IV “Mulheres de Atitude: Perspectivas para o cotidiano” foi com as reverendas Margarida e Suely Xavier. A reverenda Suely falou que: uma mulher de atitude é aquela que mesmo em meio à dificuldade, se posiciona.
É aquela que quando não sabe, diz: eu não sei, mas quero aprender. Aquela que se coloca no lugar da outra, que vê a necessidade da outra, essa sim é uma mulher de atitude. Fala também sobre o nosso testemunho, pois testemunho é antes de tudo Atitude. E assim, encerrando diz que o Encontro verdadeiro começa quando saímos e colocamos em prática o que ouvimos e aprendemos.
Assim, a reverenda Margarida formou grupos para que juntas pudessem pensar em ações práticas: e agora, o que fazer?

• Os grupos disseram que devemos compartilhar (disseminar) o conhecimento adquirido.
Buscar o resgate e o fortalecimento das Sociedades.
Realizar no mínimo um evento no ano para enviar recursos à missionária Maria Renilda.
Fazer parcerias com as delegacias de defesa da mulher
Participação de mulheres metodistas nos órgãos de políticas públicas (conselhos).
Capacitar lideranças, promovendo cursos e oficinas, buscando e levando para as Igrejas informações sobre cursos oferecidos pelo governo.
Conscientizar e alertar na SMM da Igreja Local e na Comunidade sobre tráfico de pessoas, buscando informações sobre a situação do tráfico e escravização de pessoas com subsídios da capacitação, ou seja, compartilhando o que aprendemos no encontro.
Conscientizar as mulheres que podemos e devemos fazer a diferença promovendo palestras, debates, sobre temas como: autoconhecimento; auto-estima; saúde integral; caráter cristão; meio ambiente; violência; direitos do idoso; cuidado com os filhos, drogas, etc.

O Culto de encerramento esteve a cargo da Federação da Segunda Região tendo como ministra da palavra a reverenda Loane da Silva, baseada no texto de Lucas 11 27:28 que afirmou: o que incomoda é o que nos dá a disposição de agir.
E assim, incomodadas com tudo o que ouvimos, fomos para nossos lares com o desejo no coração de sermos verdadeiramente “Mulheres de Atitude” em nossa Igreja e em nossa comunidade, invocando a Deus: “E seja sobre nós a graça do Senhor nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.” Salmo 90-:17

Leila de Jesus Barbosa
Vice-Presidente da Confederação


Posts relacionados