Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 28/02/2012

ENTREVISTA: Bispo Nelson Luiz Campos Leite é novo colaborador da FaTeo

Com a abertura das atividades letivas em 2012, a comunidade da FaTeo recebeu uma boa notícia: Nelson Luiz Campos Leite, bispo honorário da Igreja Metodista, ingressa no corpo docente da faculdade. Ele irá colaborar com o Programa Vida Comunitária, ao lado do pastor Jonadab de Almeida, atuando na formação de grupos de discipulado, e com a Editeo, na produção de novas publicações direcionadas a Igrejas. Cinquenta anos após seu ingresso na FaTeo como estudante de Teologia, o Bispo Nelson diz que retorna à casa sem ter saído de fato: em todo este tempo, manteve vínculos acadêmicos e de amizade com a instituição.

Em que ano você ingressou na FaTeo como aluno? Qual a memória mais marcante que traz deste período de estudos?
Ingressei na Faculdade de Teologia em 1961. Algumas marcas do período: crise e mudança do Reitor, Natanael Inocêncio do Nascimento. O movimento militar de 1964 iniciou no dia do nascimento de minha primeira filha, Eliana: em 1º de abril de 1964.

Você foi professor da FaTeo? De que disciplina?
Fui convidado, em 1975 e 1976, a ser professor na área de Pastoral, mas naquele momento não aceitei, pois desejava focar o meu ministério na igreja local. Depois, quando bispo, na Reitoria do então Reverendo Isaac Aço, fui convidado por ele para dar aulas de “Aconselhamento Pastoral”.   Assim iniciei-me na carreira docente, o que me levou, posteriormente, a fazer o curso de Licenciatura na Área de Pastoral na Costa Rica (Universidade Bíblica Latino Americana). Como a seguir fui eleito Presidente do Colégio Episcopal, por falta de tempo deixei de ministrar aulas. Algumas vezes fui a Porto Velho ministrar na área de Pastoral e dei alguns cursos eletivos em momentos especiais: “Dons e Ministérios”, “Discipulado”, “Plano Vida e Missão”. Ministrei aulas também no Instituto Metodista Bennet (RJ), em um curso de Licenciatura (similar a mestrado), em convênio com a Costa Rica: "Teologia Wesleyana e seus reflexos hoje” e “Pastoral de Acompanhamento e Consolação”.

Atuei na Faculdade de Teologia como uma espécie de Deão, atendendo e acompanhando alunos, familiares e a comunidade da FaTeo num período de cinco anos, de cuja experiência surgiu o livro: “Pastoreando Pastores”, publicado pela Ed. Cedro.

Fui cedido ao Colégio Episcopal para atuar como um Conselheiro, na qualidade de pastor acompanhante dos bispos e familiares; realizando encontros com essas famílias, sendo, também coordenador no processo inicial do Discipulado na Igreja Metodista. No contexto dessa cessão é que atuei como Editor, pela terceira vez, do devocionário No Cenáculo.

Como está se dando este retorno à Faculdade? Você recebeu um convite para um projeto específico? Como se dará esta parceria com o pastor Jonadab no trabalho com discipulado?
Com a minha saída do No Cenáculo (nota: o Colégio Episcopal da Igreja Metodista nomeou o bispo Adriel de Souza Maia para o exercício da função), o Colégio Episcopal devolveu-me à Faculdade de Teologia. Fui convidado pelo Reitor Prof. Paulo Roberto Garcia; Rev. Nicanor, Vice-reitor e Prof. Otoniel Ribeiro, Diretor Administrativo, para reassumir na Faculdade visando atuar na área de Discipulado, Setor Editorial e Centro de Memória Metodista. Num dos aspectos do meu trabalho, estarei ao lado do Pastor Jonadab agindo na área do Discipulado.

Quando iniciam os grupos de discipulado e como serão formados?
Os grupos de discipulado já começaram com o Pastor Jonadab, como uma experiência. Agora deveremos refletir sobre a sua estruturação, formação de liderança, construção de textos, etc.

Teremos novos livros seus lançados pela FaTeo brevemente? Quais?
Espera-se, com o decorrer do tempo, novos textos para a Igreja usar no processo de discipulado, além de novas publicações através da Editeo de textos da série “Teologia Prática”, etc.


Posts relacionados

Geral, Expositor Cristão, por Redação Metodista

Expositor Cristão Março

    2023 inaugura um novo período eclesiástico nacional de cinco anos na Igreja Metodista do Brasil e a primeira edição do Expositor Cristão do ano mostra a nova organização geográfica da Igreja Metodista brasileira, com o repasse de Campos Missionários às Regiões Eclesiásticas.  

Geral, por José Geraldo Magalhães

Upper Room terá escritório central da América Latina em Buenos Aires

A Junta Geral de Ministérios Globais, que têm parceiros e projetos em mais de 125 países, está estrategicamente movendo-se de um estilo centralizado de operações a um com escritórios alinhados na África, Ásia, e América Latina. Confira os detalhes da informação!

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães