Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Entrevista João Alexandre

Com o espírito e a mente

Um bate papo com o cantor João Alexandre

 

A Universidade Metodista de São Paulo realizou, nos dias 5 e 6 de fevereiro, a gravação ao vivo do primeiro DVD do músico cristão João Alexandre. O evento foi uma iniciativa do Núcleo de Artes, em parceria com a Diretoria de Comunicação, Estúdio de Rádio e TV e apoio da Faculdade de Teologia da Umesp.

João Alexandre é músico, intérprete, compositor e arranjador. Com 12 CDs gravados, é um dos artistas mais conhecidos da chamada "música popular cristã". Em 1983, participou da 39ª formação do grupo Vencedores por Cristo, que inovou a música cristã com a introdução de ritmos da música popular brasileira. A musicalidade brasileira e letras baseadas em reflexões teológicas e sociais são características deste artista, que se tornou ainda mais conhecido depois que um "internauta" publicou no Youtube (site de compartilhamento de vídeos) um audiovisual com a canção É proibido pensar.

A gravação do primeiro DVD de João Alexandre ocorreu no auditório do Anfiteatro Sigma, campus Rudge Ramos da Metodista, com "casa cheia" nas duas noites. A gravação de quinta-feira, dia 5, foi reservada aos(as) convidados(as), dentre os quais parentes, amigos(as) e muitos artistas da música cristã, como Glauber Plaça e integrantes do grupo Vencedores por Cristo. A noite de sexta foi aberta ao público em geral. O ingresso foi uma lata de leite em pó, que será doada ao Projeto Agente Social da Associação dos Funcionários Técnico-Administrativos do IMS - AFTAIMS.

A gravação começou às 19h30 e, nas duas noites, estendeu-se para além das 23 horas. Perfeccionista, João Alexandre pediu para refazer várias músicas. Nem por isso o público se cansou e, animado, cantou junto com o músico várias músicas.

Veja a seguir uma breve entrevista com o artista, concedida minutos antes do show do dia 6:

 

Qual será o conteúdo do DVD?

Nós apresentaremos as músicas mais conhecidas. Como este é meu primeiro DVD, estamos fazendo uma seleção mais "cronológica", que apresente um pouco da minha carreira. O DVD vai mostrar também o trabalho de estúdio, como funciona a gravação, o que é bem interessante.

 

Por que você escolheu fazer seu primeiro DVD na Universidade Metodista?

Foram eles que me escolheram! Um dia o Roy (Roy Oliveira, pastor metodista e músico do Núcleo de Artes da Umesp) me perguntou: "Você não gostaria de fazer um DVD?". Era um sonho antigo, mas o investimento é muito alto. Então ele levou meu material à Universidade, que o analisou e resolveu patrocinar a gravação. Sou eternamente grato. Foi o maior apoio incondicional que já recebi na vida.

 

Qual é o vínculo que você tem com a Igreja Metodista?

Só o sangue de Jesus na cruz do calvário. Tenho um enorme respeito pela Igreja Metodista, por John Wesley, por tudo o que os líderes metodistas já fizeram e pela preocupação metodista com a teologia bíblica. Parece até estranho falar em "teologia bíblica", parece uma redundância, mas o que mais se vê hoje é "ideologia bíblica"... Acho que a Igreja Metodista é responsável por parte da boa conduta cristã que ainda se preserva no Brasil. Sempre fui muito bem recebido pela Igreja Metodista, onde também tenho grandes amigos músicos, como o Quico Fagundes e o Glauber Plaça.

 

Que igreja você freqüenta (quando não está viajando e visitando outras igrejas)?

De fato, hoje vivo mais na igreja como Corpo de Cristo... Mas sou um "membro virtual" da Igreja Presbiteriana no bairro da Saúde, São Paulo. É bom divulgar isso, para acabar essa história de que sou um "revoltado"....

 

Essa história veio por causa da repercussão da música "É proibido pensar" no youtube?

É anterior. Eu já havia feito outras canções com letras bastante críticas, como Coração de Pedra e Tudo é Vaidade, que traziam versos como "Falsos chamados apostolados do lado oposto da fé". Só que na época não havia youtube e elas não tiveram tanta repercussão. Creio que, infelizmente, o brasileiro é fácil de levar na conversa e a simplicidade tem sido explorada. Vemos, hoje, o que Jesus via ao dizer que o povo era como "ovelhas que não têm pastor". Temos uma cópia daqueles dias. O povo é oprimido. E opressão gera opressão. Eu costumo dizer que "a noiva anda pulando a cerca..." Jesus é fiel, mas a Igreja, noiva de Cristo, não tem sido. E a infidelidade da Igreja gera, entre outras coisas, canções de má qualidade, com erros teológicos. Por exemplo: existe uma música muito cantada nas igrejas que diz "Porque tudo o que há dentro de mim precisa ser mudado".  E são crentes que cantam; então eles não se converteram? Jesus não mudou em nada as suas vidas? Paulo dizia: "cantarei com o espírito, mas cantarei também a mente". (I Coríntios 14:15).

 

 

Já vi algumas reportagens referirem-se ao seu trabalho como "profético". E a gente sabe que profetas não costumam agradar...  Você sofre reação contrária?

Bem, quem gostava de mim continua gostando. Quem não gostava passou a detestar! Saí do orkut (site de relacionamentos da Internet) porque começaram a ofender. Diziam: ele está cuspindo no prato que comeu. Sem falar nos palavrões.... escritos por evangélicos!

 

Você estaria cuspindo no prato que comeu porque vende CDs a evangélicos? Você vive da venda de seus CDs?

Tenho um home studio caseiro. Sou arranjador e presto serviço produzindo CDs de outros músicos. Meus CDs são independentes (ou seja, não os faço em gravadora) e eu mesmo os vendo nos shows que apresento. Também recebo direitos autorais pela veiculação de minhas músicas, participo em CDs de outros músicos, apresento-me em teatros, toco em casamento... É o que faço para viver e pagar as minhas contas. Sou músico profissional. A Igreja tem dificuldade em entender isso. Muitos acham que não se pode tocar fora da igreja, fazem distinção entre música "santa" e "profana". Para mim, o que existe é música boa e música ruim.

 

A quem você pretende atingir com o DVD?

A gravação deste DVD foi um presente. Me senti num lugar abençoado na gravação de ontem. Gostaria muito que este DVD atingisse pessoas que têm uma imagem errada de Jesus; que relacionam igreja evangélica com "picaretagem". É necessário "desguetizar" a música evangélica. É preciso acabar a barreira entre evangélicos e não evangélicos. O que existe é a raça humana, que precisa de Deus.

 

Quando sai o DVD?

Ainda vai demorar uns quatro meses na produção. Mas a distribuidora Vencedores por Cristo deve fazer as vendas. As informações estarão no site

"Deus não será jamais acorrentado às paredes de uma
Religião
Deus não habita mais em templos feitos por mãos de
Homens
Deus não será jamais enclausurado na escuridão de quem
Ainda tem um coração de pedra"

                                                            Coração de Pedra


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães