Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 03/01/2011

Expositor Cristão moderniza projeto gráfico

 

Novo Expositor será lançado no mês de fevereiro.

 

O Expositor Cristão lança no mês de fevereiro um novo projeto visual. As mudanças em todo o jornal vão torná-lo ainda mais completo, vibrante e agradável de ler. Recursos gráficos e uma nova organização das reportagens facilitarão a leitura para quem precisa percorrer rapidamente as páginas.

Para aqueles que desejam dedicar mais tempo às notícias, o jornal terá reportagens, artigos e novos instrumentos editoriais que ajudam a aprofundar e contextualizar os fatos. A ideia é que tanto o leitor que tem apenas 5 minutos para ler o jornal quanto o que tem 50 minutos fique satisfeito com o novo jornal.

As editorias que costumam servir de porta de entrada para novos leitores receberam atenção especial. "O jovem leitor terá muitos estímulos para mergulhar no noticiário, mesmo o mais árido. O novo Expositor é mais atraente e didático, ressalta a editora Diana Gilli.

Desde seu início em 1886, o Expositor Cristão foi mudando gradualmente. Segundo Alexander Libonatto, responsável pelo novo projeto gráfico do jornal, mudar quer dizer renovação e projeção para o futuro. Para ele, a intenção é surpreender o leitor, sem causar estranhamento.

O jornal também terá nova tipografia, com fontes que tornam a leitura mais agradável, e avançados recursos gráficos que aprimoram a organização da página, explicitando ao leitor o que é notícia, análise ou informações complementares. As imagens, tanto fotografias quanto infográficos, serão valorizados.

Outra novidade do jornal é que a partir do mês de fevereiro, todo o atendimento ao leitor e assinantes será feito na própria Sede Nacional da Igreja Metodista. “Vejo que trazer o Expositor Cristão para ser produzido internamente trará facilidade para toda a equipe e uma integração maior com os leitores do jornal. Outro item que quero colocar é na questão da diagramação do jornal que será feita toda aqui. O uso de quatro colunas no jornal, por exemplo, tornará a leitura mais leve”, explica o pastor, redator e diagramador, José Magalhães.

O design do jornal que agora chega às mãos do leitor/a dá corpo à ideia de convergência de plataformas, valendo-se da interseção entre o impresso e o online, sem a prevalência de uma linguagem sobre a outra. O novo projeto explora as possibilidades e os recursos visuais que o jornalismo multimídia vem introduzindo em páginas impressas e digitalizadas na busca de um diálogo estético que prioriza a informação. “Isso trará aproximação dos usuários de internet com o jornal impresso”, lembra Magalhães.

 “Nossas mídias trabalharão com o conceito de relógio da notícia: o site “metodista.org.br” será nosso veículo, onde a notícia é de altíssima velocidade; o Expositor Online será "a semana" (notícia em velocidade média) e o Expositor Cristão o "mês" (com a vantagem de analisar, repercutir e ampliar notícias das outras plataformas)”, explica a editora do jornal.

As mudanças não foram apenas cosméticas. Elas aperfeiçoam o conteúdo noticioso e acentuam a importância dos fundamentos editoriais do Expositor Cristão, que está fazendo 125 anos de voz profética, independência, apartidarismo, espírito crítico e pluralismo.

Por que mudar o jornal?

As mudanças são resultado de um projeto de redesenho que começou a ser desenvolvido em setembro de 2010. Na realidade, o anseio já vem de muito tempo, por isso, a redação adaptou-se às necessidades dos leitores com o que melhor tem sido feito nos grandes jornais do mundo. Tudo isso dará aos redatores do Expositor mais instrumentos para produzir um jornal cada vez melhor.

Durante todo o processo de estudo para criação de um novo projeto gráfico, percebeu-se que em outras décadas, o jornal também trazia notícias de interesse da sociedade. A equipe da redação ponderou essa tradição e conseguiu chegar à proposta do jornal ser voz profética também publicando matérias de interesse público.

A redação também procurará oferecer à Igreja e suas lideranças uma nova ascendência para o Expositor Cristão, ao resgatar e divulgar o jornal nas igrejas metodistas. Desta forma, não se perderá de vista a história e teologia nas diferentes fases da publicação e as decorrências do ponto de vista comunicacional.

José Magalhães


Posts relacionados