Publicado por Sara de Paula em Pastoral Indigenista, Geral - 12/06/2020

Envie orações e palavras de esperança para a Missão Metodista indigenista

desd-3-341-800x568.jpg

Imagem: Oeste da Amazonas | Ibama | Fotos públicas

A Igreja Metodista brasileira, através da sua Pastoral Indigenista, convida o povo metodista a se mobilizar em amor e compaixão pelas vidas indígenas que enfrentam uma série de desafios nesse tempo, através do envio de mensagens de apoio. A população indígena tem sido intensamente atingida pela pandemia de Covid-19 e recentemente, como compartilhado por indigenistas que atuam na missão metodista, há inclusive caso de suicídio entre o povo Tremembé, no Ceará, por medo não apenas da contaminação, mas também da perda de entes queridos. 

Um caso específico de suicídio foi compartilhado pela missionária indigenista Marly Schiavini de Castro, que atua na Aldeia Tremembé, no Ceará. "Estão acontecendo coisas que nunca imaginei que pudessem acontecer. Em uma das aldeias um senhor, por puro desespero e angústia, acabou triando a própria vida. A esposa dele e a filha estavam internadas em tratamento da Covid-19, receberam alta ontem, chegaram em casa, a família se reunindo para comemorar, e se depararam com esse fato. O pai da família se enforcou. Foi encontrado pendurado em um cajueiro". O fato aconteceu na aldeia do Córrego João Pereira, e abalou as comunidades ao redor. "Já tem vários jovens ameaçando fazer a mesma coisa. Estou muito preocupada com o efeito dominó", contou Marly. 

A Bispa Hideide Brito Torres, presidente da 8ª Região Eclesiástica replicou recentemente o caso em transmissão ao vivo pelo seu Instagram. No vídeo, a Bispa convida metodistas de todo o país a enviarem mensagens através dos canais nacionais da Igreja, do Jornal Expositor Cristão e da Escola Dominical, para a população indígena. "Hoje eu queria pedir para você abrir o seu coração. Senta aí na sua casa, escreve uma cartinha. [...] Nós vamos fazer chegar, através dos nossos obreiros e obreiras que atuam nas comunidades, essas cartinhas de esperança para as nossas comunidades indígenas", convidou a Bispa. 

Assista ao vídeo abaixo: 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Hideide Brito Torres (@hideidetorres) em

O Boletim Epidemólico da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) registrava mais de 100 de óbitos entre indígenas por Covid-19 em sua última atualização. É possível acompanhar as informações atualizadas no site do Ministério da Saúde

Segundo a indigenista Marly, a partir da tragédia começaram a acontecer várias manifestações de preocupação e ações de cuidado com os povos indígenas na região. "As instituições cearenses estão se mobilizando. Isso é uma coisa muito boa. A equipe de saúde está agora permanentemente e tem um psicólogo na aldeia", explica. Ela também informa que há mobilizações acontecendo para captação de voluntários para aumentar o atendimento psicológico. "Os próprios tremembés já me disseram que a morte dele não foi em vão. Por causa desse acontecimento eles tomaram conhecimento de que isso está acontecendo, assim como outras etnias do Ceará", contou, informando ainda que o Ministério Público Federal está mobilizando os órgãos que atuam nas áreas indígenas, assim como Organizações não governamentais, como o Movimento de Defesa e Proteção de Direitos Humanos.

Como enviar a mensagem

Você pode enviar a sua mensagem de fé e esperança aos povos indígenas de diversas formas, sempre usando o assunto ou título da mensagem como "Missão Indigenista":

Preenchendo um formulário no Fale Conosco no site nacional com o assunto "Missão Indigenista". Acesse aqui: http://www.metodista.org.br/forms/contato 
Envia sua mensagem pelo Whatsapp nacional no número 11 2813-8600. Envie agora pelo link: https://api.whatsapp.com/send?phone=551128138600 
Ou mande seu e-mail através do endereço sede.nacional@metodista.org.br.

Doação

Para colaborar com o projeto da 5ª Região Eclesiástica, que tem enviado máscaras de tecido para a Missão Indigenista Tapeporã, acesse o site: https://5re.metodista.org.br/mascaras/ 

Você ainda pode doar para dois projetos que atuam junto aos povos indígenas através do site de doações da Igreja Metodista: 

Barco Hospital Metodista: https://doacoes.metodista.org.br/campanha-barco-hospital 
O Barco Hospital Missionário Metodista percorre comunidades indígenas e ribeirinhas no estado do Amazonas - Brasil, levando atendimento médico, odontológico, além de atividades na área de educação, desenvolvimento comunitário e espiritual.

Projeto Sombra e Água Frescahttps://doacoes.metodista.org.br/campanha-sombra-e-agua-fresca 
O SAF é uma rede de projetos da Igreja Metodista no Brasil, desenvolvida pelas igrejas locais e instituições para atender crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. Um dos projetos espalhados pelo país é o SAFIN - Sombra e Água Fresca Indígena, que atua na reserva Indígena de Dourados, Dourados (MS) e atende cerca de 93 crianças hoje. 

Para auxiliar a Missão Metodista junto aos povos indígenas de outras formas, entre em contato atrevés dos nossos canais de atendimento. 

>> Veja também: A campanha Em oração dessa semana traz pedidos de oração pelos trabalhos missionários metodistas junto aos povos indígenas. Acesse aqui e ore conosco.


Posts relacionados