Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Estudo Bíblico: uma nova aliança

 

 Este estudo tem uma preocupação central: aprofundar nosso entendimento sobre a Aliança com Deus, e o anúncio desta Aliança para estabelecer a vontade de Deus aonde quer que estejamos.

 

 A nossa Aliança com Deus, fala de nossa integridade como pessoa humana. A queda do ser humano quebrou a integridade do ser humano consigo mesmo, com o outro ou a outra e com a natureza. É necessário em nossa Aliança com Deus, recuperar nossa integridade (leia I Coríntios 15).

 

Tambem a Aliança com Deus fala que todos nós recebemos a capacidade de divulgar, de anunciar, de realizar em nós, nas pessoas e na natureza, ou seja, na criação como um todo, a Aliança com Deus. Recebemos dons espirituais para esta tarefa (leia I Coríntios 12). É importante reforçar que a Aliança e a Nova Aliança, fala-nos sobre a necessidade de compreendermos como a natureza realiza esta tarefa, e como cada elemento da criação faz e anuncia o Projeto de Deus (leia Salmo 19).

 

Na leitura de Efésios 4, a discussão sobre o entendimento da vocação, do chamado que nós como Povo de Deus firmado agora na Nova Alianca com Deus, a renovação da Aliança com Deus.

 

Somos consagrados e consagradas para o serviço do Senhor Jesus, e portanto não podemos fugir desta nossa responsabilidade como fez Jonas. Ele achava que outras pessoas não mereciam a Graça de Deus, e então não quis ir à Nínive. Será que não anunciamos Jesus porque não queremos que outras pessoas não recebam a Graça de Deus? (leia Jonas).

 

Os textos biblicos de Lucas 4. 18-19 e de Levítico 25, tratam sobre o Jubileu, o "Ano aceitável do Senhor", ou seja, o ano do perdão, da reconstrução, da Graça abundante. Para termos Aliança com Deus, e agora na Pascoa de Jesus, a Nova Alianca, precisamos destes princípios, porque se não, não há Graça, e ai nao ha ressurreicao.

 

O livro de Rute apresenta uma importante conceito da Alianca com Deus, quando fala sobre Goel - o resgatador. Noemi teve sua vida transformada por Rute, onde sua vida foi resgatada, ou seja, de amarga passou a doce (leia o livro de Ruth). Precisamos transformar a vida das pessoas de amarga para doce.

 

Neste tempo de Páscoa, tempo de passagem da morte para a vida, marcada pela Nova Alianca em Cristo Jesus, a Celebração da Ceia do Senhor - Eucaristia apontara sempre, o término do período da Quaresma, período do Calendário Cristão que nos nos preparamos para celebrar a Páscoa, ressurreição de Jesus.

 

Então, depois da compreensão da Aliança com Deus, seu conceito, suas implicações, seus desafios, os textos biblicos de Lucas 10 e II Crônicas 22, apontam estratégias biblicas para realizar a Aliança com Deus aonde quer que estejamos, realizando o projeto missionário que Deus nos vocaciona, agora na Nova Alianca.

 

Agora é sair. O Espírito de Deus está nos impulsionando a fazer MISSÃO. Vamos? Demo-nos as nossas mãos e saiamos, porque certamente o Senhor está conosco. Amém. Feliz Pascoa.

 

Pastor Marcos e Neiva Torres 


Posts relacionados