Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

evento no bennett charles wesley


Encontro no Bennett terá até lançamento de CD especial
com músicas de Charles Wesley

Sob a direção da Coordenação Regional de Capacitação Missionária (que muitos conhecem como Núcleo de Capacitação), acontece no dia 02 de junho o maior evento da 1ª. Região lembrando os 300 anos do nascimento de Charles Wesley (1707-1788). É um encontro de um dia, com o tema "SANTIDADE E ESPIRITUALIDADE - Comemorando os 300 Anos de Charles Wesley, O Poeta do Povo Cristão".

O principal objetivo desse evento é divulgar a importância da música de Charles Wesley para a difusão da mensagem metodista no século XVIII, e que chegou até nós. Além das mensagens inspiradoras do irmão João, o movimento metodista deve muito a Charles, que compôs pelo menos 2500 hinos e milhares de poemas sacros, segundo alguns pesquisadores. A espiritualidade e dinâmica da busca da santidade estão totalmente vinculados aos hinos compostos por ele.

Por esse motivo estarão no evento nomes como Helmut Renders, professor da Faculdade de Teologia, UMESP, que dará a conferência "Maravilhosa Graça! Sobre Cristo e o Espírito". Nela, o professor analisará como Charles Wesley trabalhou a doutrina a respeito de Cristo e do Espírito Santo em seus hinos. Outro evento importante serão painel "Música, Poesia e História" coordenado por Livingstone dos Santos Silva, com a participação de Prof. Davi Junker, 5ª região, João Wesley Dornellas, 1ª região e o Rev. Messias Valverde, da 4ª região. Esse painel terá a participação ativa da audiência com perguntas e reações.

Além disso acontecerão diversas oficinas práticas para quem trabalha e ama o ministério da música na Igreja. Temas como composição-harmonia, composição-poesia, prática de instrumentos, música e culto, coral serão tratados de forma prática e com seriedade. Cada participante escolherá três oficinas na inscrição, e participarão de duas - uma pela manhã e outra à tarde. Ao final, um grande culto com participação de várias igrejas de tradição wesleyana.

Mas a grande novidade desse evento será o lançamento de um CD especial, comemorativo dos 300 anos de Charles Wesley. Sob a coordenação de Livingstone dos Santos Silva, Revda. Suzana Viana e de Carlos Wesley Dornellas, o trabalho foi produzido por João Marcos da Silva, com a coordenação vocal de Siléa Stopatto, e a autorização do Gabinete Episcopal. Esse CD é o primeiro trabalho fonográfico totalmente dedicado a hinos de Charles Wesley, como "Meu divino Protetor", "Mil línguas eu quisera ter" e "Refúgio", dentre outros. O lançamento se dará em vários lugares, mas principalmente no evento do dia 02 de junho.

Os organizadores acreditam que com esse evento e o trabalho fonográfico resultante, podemos pensar numa proposta musical moderna, arrojada, mas fiel às nossas raízes e doutrinas. Por isso o envolvimento de pastores/as e líderes da área de música será muito importante.

Quem desejar maiores informações sobre esses ou outros programas realizados pela Coordenação Regional de Capacitação Missionária, pode ligar para (21) 2557-1001, r.309, (21) 2205-1210, falar com Iony ou nos e-mails suzana.viana@bennett.br ou marcelo.carneiro@bennet.br, e teremos prazer em esclarecer qualquer dúvida. A equipe da Coordenação Regional tem hoje à frente a Revda. Suzana Maria de Mello Viana como coordenadora, Iony de Souza Viana como secretária, e a equipe fixa, professores Uriel Teixeira, Waldemar Augusto de Barros Neto, Nelson de Souza Marriel, Livingstone dos Santos Silva, Leá Cordeiro e Marcelo da Silva Carneiro, e responde diretamente ao gabinete episcopal.

Informou o Prof. Marcelo Carneiro (iinformações extraídas do site da Igreja Metodista em Vila Isabel, RJ)



Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Cartão de Natal 2021

José e Maria enfrentaram muitas adversidades no dia do nascimento do Rei Jesus. Aquele dia exigiu muito esforço, paciência e um olhar fixo na esperança da chegada da vida. Nasceu Jesus! Em dias de dor e medo, que haja lugar para Ele em nossos corações.

Geral, por José Geraldo Magalhães