Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 17/11/2011

Quarta Região Eclesiástica realiza seu 40º Concílio Regional em Belo Horizonte

Veja aqui o Álbum de Fotos

O 40º Concílio Regional da 4ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista sediado no SESC em Venda Nova, Belo Horizonte, MG, é marcado por títulos honoríficos, eleições para comissões permanentes, ingresso à Ordem Presbiteral aos aspirantes e nomeações para o próximo período eclesiástico. O conclave foi realizado entre os dias 10 e 13 e contou com a participação dos Bispos, Adonias Pereira do Lago (5ª RE) e Adriel de Souza Maia (3ª RE).

O Plano Nacional Missionário foi apresentado pelo Bispo Roberto Alves de Souza e entregue a cada delegada/o do conclave. No dia 11 o Bispo emérito Adriel de Souza Maia apresentou com detalhes um estudo do plano e alertou: “O Plano não faz milagres, mas precisa ser desarquivado com atos concretos para realizar a missão dentro da Igreja”, diz o Bispo ao afirmar que o plano é uma bússola importante nos vários segmentos da vida da Igreja Metodista e que é preciso sair do lugar. “A Igreja não pode andar numa esteira ergométrica, precisamos avançar como Igreja Metodista”, diz ao enfatizar que é preciso Anunciar, Resistir e Denunciar a realidade da sociedade do século 21.

Homenagens - O Bispo Adriel foi homenageado em uma celebração especial na noite do dia 12. Após receber alguns presentes e, também entregar ao Bispo Roberto, um quadro a ser exposto na futura Sede Regional, ele foi aplaudido pelo trabalho que desempenhou na região e diz da importância da família pastoral em seu ministério. O Bispo Adriel se aposentou com mais quatro presbíteros: Arivalcir Alves Xavier, José Célio de Freitas, Márcio Lúcio de Souza e Tércio Machado Siqueira.

O plenário aprovou a proposta de concessão do título da Ordem do Mérito Metodista ao pastor Tércio Machado Siqueira, pela contribuição acadêmica na Faculdade de Teologia. Os/as delegados/as reconheceram a contribuição do professor Tércio na formação pastoral. Também foi agraciada com essa homenagem a pastora Talita Maria Naves Campos.

Missão - O plenário acolheu e aprovou a solicitação de duas congregações por emancipação. A Congregação Metodista em Santa Marta, ES, e a Congregação no Bairro Triângulo, em Carangola, MG, alcançaram agora a autonomia, passando a ser denominada Igreja Metodista em Santa Marta e Igreja Metodista no bairro Triângulo. Também foi aprovado na tarde do dia 12 o ingresso à Ordem Presbiteral de 14 aspirantes ao presbiterato e três ao Ministério Pastoral. Já os pastores, Jeremias Ribeiro Carneiro e Laércio Rodrigues Santana, foram readmitidos ao Quadro Clérigo da Quarta Região Eclesiástica. Muitos integrantes do plenário ressaltaram a qualidade do trabalho destes pastores.

A Sede Regional da 4ª Região terá novo endereço. As futuras instalações serão no terreno que fica no bairro Cachoeirinha, região central de Belo Horizonte, MG. O Bispo Roberto anunciou a opção da Igreja Metodista em não vender o terreno, pois já abrigou um lar de idosos e também o Instituto Metodista Teológico João Ramos Jr. Será erguida uma tenda no terreno com capacidade para 500 pessoas com o objetivo de levar crescimento e fortalecimento da Igreja na região. Várias igrejas, inclusive a família episcopal, contribuíram com ofertas para o projeto missionário.

Internet - Com uma estrutura montada para divulgar, em tempo real, a transmissão de todos os momentos conciliares, o conteúdo foi replicado para um site dedicado para áudio e vídeo, blog, redes sociais, e para uma emissora de web radio da Igreja Metodista em Grã-Duquesa, em Governador Valadares, MG. De acordo com a equipe de comunicação que trabalhou no concílio, mais de 1,6 mil pessoas acompanharam o evento pelo Facebook e Twitter. No domingo, durante o culto de encerramento, os acessos à página que transmitia o vídeo da celebração e das nomeações, mais de 280 pessoas acompanharam o momento mais aguardado: as nomeações pastorais. Já a web radio teve mais de 40 acessos.

Para o Coordenador de Comunicação e Marketing da 4ª Região, José Aparecido, é importante usar as mídias com responsabilidade para aproximar ainda mais os metodistas. “A experiência de divulgar o conteúdo do concílio pela internet sinaliza a preocupação da Igreja em utilizar adequadamente as ferramentas e suportes midiáticos para se aproximar de seu público”, diz o pastor. Seis profissionais de comunicação trabalharam na transmissão online.

Pr. José Geraldo Magalhães

Com informações da pra. Terezinha Lizieux

Veja aqui o Álbum de Fotos


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães