Publicado por José Geraldo Magalhães em Mídia - 30/10/2013

Expositor Cristão de novembro disponível

Nosso dever
 
A Lei Maria da Penha completou sete anos no dia sete de agosto deste ano. Porém os números de violência contra a mulher no Brasil ainda são assustadores: 10 mulheres são vítimas de agressões a cada hora. A Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) registrou 47,5 mil atendimentos somente no primeiro semestre.
 
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi obrigado a desembolsar R$ 5,3 milhões em 5.496 internações de mulheres agredidas somente em 2011. Dados do “Mapa da Violência 2012: Homicídio de Mulheres no Brasil” apontam que é principalmente no ambiente doméstico (71,8%) que ocorrem as situações de violência contra a mulher.
 
“Um púlpito que despreza tais índices torna-se incompetente, raso, e, ouso dizer, que muitas igrejas se fossem implodidas, nem os vizinhos sentiriam sua falta, tamanha inoperância”. Esta afirmação da pesquisadora Valéria Vilhena faz parte da reflexão que destacamos neste jornal.
 
Qual o papel da igreja diante desta realidade? Vítimas e agressores podem estar próximos/as e muitos/as fazem parte de nossas comunidades de fé. É dever da igreja combater todas as formas de violência, além de rever discursos teológicos que legitimam comportamentos agressivos e subjugam a mulher.
 
Pense sobre o assunto! Promova debates em sua igreja local! Desafie seu/a pastor/a! O cristianismo é essencialmente
uma religião social, já dizia John Wesley.

 

Clique na imagem e leia a edição de novembro na íntegra!


Posts relacionados