Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Expulsar demônios.

   Além de atuar como deão da Faculdade de Teologia da Umesp, o Rev. Josias Pereira atende em uma clínica particular. Muitos de seus pacientes são ministros evangélicos. Certo dia, um deles chegou ao consultório queixando-se que havia um demônio ao seu lado, acompanhando-o por todo lugar aonde ia.

 O psicólogo nem pensou em dissuadi-lo da idéia. "Se ele estava vendo o demônio, para ele era real, e era isso o que importava". Ao final de algumas sessões, porém, o próprio paciente chegou a uma conclusão: "esse demônio sou eu".

Nos dias de hoje, muitas igrejas ditas evangélicas realizam sessões de "descarrego" e "orações fortes" para expulsar demônios. Invariavelmente, esses demônios nada mais são do que a representação simbólica de culpas, ansiedades, dores físicas e emocionais, raivas contidas, desespero. Para esses "demônios" de nossa psique, gritos e gesticulações teatrais não resolvem. As pessoas exorcizadas podem até sair da Igreja sentindo-se aliviadas. Mas o efeito dura pouco; o remédio é só paliativo. Esses demônios só se expulsam com o remédio do médico dos médicos: a graça libertadora de Cristo.


Posts relacionados