Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Falecimento pastor Estevao

"...Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor" [Mateus 25.21]

Em honra ao meu colega dedico esta breve biografia:

Rev. Estevão Canfieldcasado com Gláucia, tiveram três filhos: Ricardo, Marcos e André. Estevão e Gláucia completaram 30 anos de casamento  em 27 de janeiro de 2009 . Por ser a celebração de bodas de pérolas, dezembro passado ele deu para sua amada esposa um presente de pérola. Nosso amigo e pastor Estevão deixa o nosso convívio e descansa de toda obra desta vida terrena para alegrar-se para sempre no eterno descanso com o Senhor.

Filho do Bispo Richard Canfield e Benilda dos Santos Canfield, Estevão recebeu o chamado de Deus para o ministério durante o pastorado de seu pai na Igreja Metodista Central de Londrina, PR. Estevão foi inspirado no exemplo de seu pai, que mostrou para ele muita compaixão ao servir as pessoas. Ele viu que seu pai vivia o que pregava. Inspirado na  fidelidade de seu pai, Estevão escolheu servir a Deus através do ministério pastoral, então, decidiu preparar-se. Juntou sua amada esposa e seguiram para estudar na Universidade Metodista de São Paulo, onde se formou em Jornalismo e logo depois em Teologia.

Convidado para trabalhar nos Estados Unidos, ele aceitou o desafio de servir a população brasileira, chegando aqui em 1996. Estevão foi o segundo missionário brasileiro em New Jersey, para retomar o ministério brasileiro intentado pelo Rev. Jorge Mesquita nos anos 80.

Ele organizou uma pequena comunidade de fé que se reunia nas dependências da Igreja Metodista Unida Epworth em Elizabeth. Esta missão mais tarde recebeu o nome oficial e definitivo de Igreja Metodista Unida New Canaan. Como parte de sua estratégia evangelística ele usou o sistema G12, adaptando-o ao contexto cultural da comunidade de fala  portuguesa, imigrantes e residentes nas áreas de Elizabeth, Freehold, Howell, Kearny e Harrison, NJ. Hoje, o Ministério Brasileiro da Greater New Jersey Conference tem mais duas congregações, ambas pastoreadas pela Revda. Lourdes Teixeira Magalhães. O Ministério Brasileiro tem sido positivamente beneficiado pelo Convenio existente entre a Greater New Jersey Conference, a Junta Geral de Ministérios Globais e a Igreja Metodista no Brasil.

Como missionário Estevão exerceu seu trabalho pastoral com sua congregação em Elizabeth, e ao mesmo tempo, servindo a comunidade escrevendo para os jornais de língua portuguesa no qual  teve a oportunidade de expressar a sua fé e testemunhar que somente em Jesus Cristo ha vida em abundancia para todos.


Ele foi um homem claro e consciente de seu chamado, determinado para planejar, organizar novas congregações e muito dedicado ao seu trabalho pastoral. Ele gostava de estar com seu povo, com sua família, orava pelas pessoas e as ministrava com a Palavra de Deus.

Sua paixão se concentrava em ajudar os outros a conhecer a Palavra de Deus, em orar pelos enfermos, em acompanhar os membros de sua congregação, em escrever mensagens e artigos para os jornais e dedicar-se a sua família. Ele organizava seu tempo de tal forma que estava sempre disponível para cumprir com suas responsabilidades.

Somos gratos a Deus pela vida e ministério do Rev. Estevão Canfield. Deus deu-nos Estevão; Deus o levou para si; Bendito seja o Senhor para todo o sempre!

[Por David Ortigoza - amigo, colega e irmão em Cristo Jesus.]

Textos anteriores:

A família abençoada do Rev. Estevão: oremos por eles

Queridos irmãos,

 Vi no site da igreja a noticia do falecimento do pastor Estevão, gostaria de dizer que ele deixa 3 filhos: Ricardo, o mais velho, Marcos o segundo filho e André, o terceiro. Nos Estados Unidos ele ainda adotou há 7 anos  um menino; Rafael, a quem ele e a esposa chamam de filho, um adolescente que por optar por Jesus foi espulso de casa. O pastor e a esposa então colocaram dentro de casa um menino desconhecido e que até hoje vive com eles e é uma bençao de Deus, mais um fruto deste homem separado por Deus.
 
Fiquem na paz
 
Rosângela Maia

Rev. Estevâo Canfield, filho do Bispo Richard, faleceu nesta madrugada.

Oremos pela família

"Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir (...) nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus."

Romanos 8.38-39

Prezados irmãos e irmãs,

Graça e Paz!

Acabo de receber a notícia do falecimento do Rev. Estevão dos Santos Canfield. Ele faleceu hoje as 03 horas da madrugada, no horário de Brasília. Faleceu por falência múltipla dos órgãos, depois de uma longa luta para vencer o câncer que o atingiu.

Conversei com o Bispo Richard, que está no Brasil desde 31 de dezembro. Ele não irá ao enterro do filho nos Estados Unidos, tanto por questão de tempo de viagem, como de saúde.

Bispo Richard deu-me o testemunho do Estevão, que estava nas mãos do Senhor, confirmando sua fé dia a dia, ao lado do sofrimento grande com a doença. Guardou a fé até o fim, e descansou nos braços do Pai.

O corpo será enterrado nos Estados Unidos.

Ele deixa a esposa Glaucia e dois filhos e nora. O filho Ricardo é Co-Pastor na Igreja em que o Rev. Estevão era o Pastor. É o filho Ricardo que está tomando todas as providências em relação ao pai, junto com a mãe, familiares, irmãos e irmãs. A esposa do Pastor Ricardo está no Brasil, pois não conseguiu visto para entrar nos Estados Unidos.

Rev. Estevão foi para os EEUU como missionário, dando inicio a uma parceria entre a Igreja Metodista Unida de lá com a Igreja Metodista no Brasil. Há alguns anos ele foi transferido para a Igreja de lá.

Fraternalmente, em Cristo,

Bispo Stanley da Silva Moraes


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães