Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Fateo

fonte: Assessoria de Comunicação FaTeo

A partir de uma solicitação do Movimento Evangélico Progressista (MEP), que necessitava de uma instituição de estudo e pesquisa no campo das igrejas para a guarda do acervo de 16 anos de atuação no país, foram realizadas conversações e fechada uma parceria para a FaTeo desempenhar este papel. No dia 27 de outubro, o presidente do MEP prof. Odair Marques da Silva, que é secretário de educação do município paulista de Hortolândia, participou de cerimônia na FaTeo, quando que fez a entrega oficial da primeira parte do acervo da organização, que será tratado pelo Projeto Biblioteca e Arquivo Histórico da FaTeo e colocado, em breve, a disposição de pesquisadores e interessados.


O leigo metodista e pesquisador do tema "Evangélicos na Política" Saulo Baptista ofereceu na cerimônia uma palavra de apreço pela iniciativa, que vai favorecer não só a manutenção da memória do movimento mas o trabalho de quem se interessa pelo assunto.

De acordo com Ziel Jorge de Oliveira Machado, que pesquisou e dissertou sobre o MEP, o movimento "surge em 1990 como resultado da articulação desta esquerda confessante, que, embora minoritária, deseja mudar a face política da comunidade evangélica e simultaneamente contribuir para as transformações sociais do país. Inicialmente foram organizados dois fóruns de debate (1991 e 1993), entre evangélicos e partidos progressistas, nos quais contam com a participação de líderes com projeção nacional na política e pastores e líderes com semelhante perfil de influência na igreja evangélica. Com o desenvolvimento do MEP, se fez necessário dar um caráter nacional ao movimento, que convoca em 1995 seu primeiro encontro nacional, realizado em Belo Horizonte. No ano seguinte o encontro acontece em Paripueiras - Alagoas, e em 1997 aprova seu estatuto em seu terceiro encontro nacional, realizado em Belo Horizonte."

É a documentação que conta esta história de "evangélicos de esquerda" na política, incluindo registros dos eventos, estudos, artigos, vídeos e outros materiais, que estará agora aos cuidados da FaTeo e disponível em breve para quem desejar estudar este tema.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

SAT