Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

FaTeo celebra os 120 anos de ensino teológico metodista

A Faculdade de Teogia da Igreja Metodista por meio de seus representantes, representantes, Rui de Souza Josgrilberg, reitor, Paulo Roberto Garcia, vice, José Carlos de Souza, Luiz Carlos Ramos, Tércio Machado Siqueira, Suely Xavier e Margarida Ribeiro, acompanhados pelo Coral Canto da Terra, participou da celebração dos 120 anos de educação teológica metodista. O evento ocorreu nos dias 12 e 13 de setembro no Instituto Metodista Granbery, em Juiz de Fora, MG, onde se organizou o primeiro curso teológico da instituição, há 120 anos.


As festividades, que começaram já na semana anterior, contaram com a presença de lideranças políticas e autoridades municipais e estaduais, dentre as quais vários ex-alunos do tradicional Instituto Granbery, como o ex-presidente da República Itamar Franco e o prefeito de Juiz de Fora Custódio Mattos.

O ônibus que levou o Coral à cidade mineira, saiu às 23h:35 de sexta-feira de Rudge Ramos e chegou às 07h30 nas dependências do SESC - Juiz de Fora, de onde a delegação da FaTEo partiu para o desfile na abertura do XXXIX Jogos Interclasses às 08h30 em frente ao Instituto Granbery.

Após o almoço, os alunos e alunas tiveram a oportunidade de conhecer o prédio onde começou a Faculdade de Teologia. A cerimônia foi marcada pelo hasteamento da bandeira de Minas Gerais pelo Rev. Sérgio Arantes, a bandeira do Brasil pelo professor Tércio Machado Siqueira e a bandeira do Granbery pelo professor José Carlos de Souza.

O Reitor da Faculdade de Teologia,Rui de Souza Josgrilberg, lembrou na tarde de sábado que o Granbery faz parte de nossas raízes, já que a Faculdade de Teologia começou no Instituito Granbery. Para celebrar as raízes comuns entre o Instituto Granbery e a Faculdade de Teologia, o professor Rui lembrou os personagens importantes ao longo da história, citando, por exemplo, o Bispo Granbery que, em 1888, percebeu a “necessidade de uma escola bem graduada, onde os moços chamados por Deus sintam-se preparados para pregar”. A partir daí outros nomes foram lembrados como do Rev. J. M. Lander que chega ao Brasil juntamente com sua esposa e um filho de colo e inicia-se em sua própria casa o seminário com seis estudantes, mas depois permaneceram apenas quatro. O seminário de Teologia foi instalado juntamente com o Granbery em 1890. O primeiro Reitor no seminário de Teologia foi John Willian Tarboux. Outros personagens foram lembrados como João Ramos Júnior e Rev. Moore, que marcaram a história dos granberienses pela dedicação e cuidado na área administrativa acadêmica no acompanhamento dos alunos.

O Dr. Derly Chaves e o Bispo César Dacorso Filho tiveram papéis importantes no processo conciliar para a Faculdade de Teologia se transferir para São Paulo. Nove professores se transferiram de Juiz de Fora para dar aulas em São Paulo, primeiramente em um sobrado na rua Cubatão e depois em Rudge Ramos onde permanece até hoje. O interessante é que a história mostra como muitas pessoas contribuíram, com sacrifícios pessoais, para a construção da Faculdade de Teologia. “Uma senhora de Vila Isabel doou um par de brincos e assumiu o compromisso de levantar o valor da doação lavando roupa. Hoje muito do que temos lá são marcas do que aconteceu aqui, como por exemplo, o Centro Acadêmico João Wesley,CAJW, é herdeiro da Associação Acadêmica (...) todos esses laços precisam ser lembrados e cultivados para não perdermos noção de espaço e história e, principalmente, quem somos” concluiu o reitor.

O culto celebrativo que teve início na tarde de sábado (prédio antigo) terminou no domingo (13) no auditório do Anexo I. A mensagem proferida pelo Reitor Rui de Souza Josgrilberg foi baseada no texto de Mateus 5.1-2 e 7.28-29. Josgrilberg destacou que a mensagem cristã, tem um especial enfoque de ensino. “No tempo como nosso em que muitas escolas oferecem pacotes de educação, onde existem muitos escribas e fariseus, é nosso papel como instituição mantermos a seriedade na formação do ser humano, formando pessoas cidadãs atuantes nesse mundo, de modo que, a mensagem de salvação também possa ser anunciada”.

Texto e fotos José Geraldo Magalhães Jr.


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Congresso Nacional de Mulheres 2023

Participe do Congresso Nacional de Mulheres Metodistas 2023. Com o tema 'Mulheres comprometidas com Deus", a Confederação Metodista de Mulheres promove o encontro que acontecerá na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, entre os dias 3 e 5 de março de 2023. 

Geral, Discipulado, por José Geraldo Magalhães

Reflexão: Graça para ser discípulo

Ser discípulo de Jesus é uma grande oportunidade, é um favor oferecido graciosamente por Deus. É Deus que em Cristo nos chama para ser discípulos. Discipulado começa com o chamado para o seguimento de Jesus. A iniciativa é divina. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães