Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

fórum ecumênico HIV-Aids

BUENOS AIRES, Argentina, Abril 5, 2007

A Pastoral Ecumênica HIV/Aids, coordenada pelo pastor luterano Lisandro Orlov, prepara o IV Fórum Latino-Americano e Caribenho de HIV/Aids e Doença Sexualmente Transmissíveis, a ter lugar em Buenos Aires, de 17 a 20 de abril.

O fórum é o espaço mais importante na região para o intercâmbio de experiências e discussões dos desafios e oportunidades, para dar respostas à epidemia, afirmam os organizadores do evento. Nas edições anteriores, a última em San Salvador, em 2005, surgiram importantes conclusões para o combate da doença.

Sob o lema "América Latina e Caribe: Unidos na diversidade em direção ao acesso universal", representantes de governos, da sociedade civil, de pessoas portadoras de HIV/Aids, instituições acadêmicas, organismos bilaterais e multilaterais de desenvolvimento vão debater propostas e alternativas no fórum de Buenos Aires.

O fórum se propõe a promover o acesso universal à educação preventiva do HIV/Aids, o acesso aos tratamentos e à assistência com dignidade.

"A fé permite integrar-nos no processo de Jesus, de aproximação daqueles que ocupam o último lugar na sociedade e na igreja, e transformá-los nessa comunhão e nessa partilha em outros Cristos", disse Orlov. "Essa é a nossa tarefa pastoral", agregou.

Orlov alertou que é preciso cuidar para não transformar o evangelho num código de leis, num manual de mandamentos, "convertendo Cristo num Moisés". Que promessas escutam pessoas portadoras do HIV/Aids dos lábios dos cristãos? - indagou.

Segundo dados da ONUAIDS 2006, o mundo tem cerca de 40 milhões de pessoas infectadas e 3 milhões morreram por causa da doença.



Posts relacionados