Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Fórum Igreja e Gênero.

 

 O Instituto Teológico João Wesley, em parceria com a Federação de Mulheres Metodistas da II Região Eclesiástica e com a Cátedra de Gênero Wilma Roberts do Instituto Metodista Centenário, realizou  no dia 27 de outubro o Fórum IGREJA e GÊNERO

 Esse fórum constituiu-se no primeiro evento decorrente do trabalho empreendido pelo Grupo Igreja e Gênero, estabelecido em maio de 2006, com o propósito de politização e empoderamento a respeito da temática. Esse grupo, com apoio dos mesmos promotores do fórum, vem se reunindo periodicamente para estudos e divulgação sobre o tema.

Coordenado por Lorena Neves, Superintendente Distrital das SSMMMM - Porto Alegre I, o Fórum proporcionou exposições sobre "Fundamentos da Questão de Gênero", apresentada  pela Pastora Genilma Bohler, Coordenadora da Cátedra de Gênero Maria Luiza S. Fagundes da Rede Metodista de Educação do Sul, sobre "Igreja e Gênero", ministrada pela Pastora Margarida Ribeiro, Coordenadora da Cátedra Otília Chaves da Faculdade de Teologia - UMESP e sobre "Igreja e Gênero: Ética e Poder", exposto pela Pastora Loane Rita, da Igreja Metodista de Garibaldi, RS. A devocional de abertura do fórum foi ministrada pela Pastora Iraci Isolda Strejevitch da Pastoral Universitária da Rede Metodista de Educação do Sul.

Completando a programação, os(as) participantes efetuaram os seguintes encaminhamentos principais com vistas ao Congresso Regional das SSMMMM e ao Concílio Regional a realizarem-se, respectivamente,  em novembro e dezembro: propósito de multiplicar-se informações sobre o tema nas igrejas locais, incrementar estudos sobre Igreja e Gênero na perspectiva de "Educar para transformar" e gestionar para a implementação da Pastoral da Mulher  a partir de 2008 na II Região Eclesiástica, ampliação do Grupo Igreja e Gênero

Participaram do fórum representantes das Igrejas Metodistas Central, Wesley, Paulo de Tarso e Sarandi (Porto Alegre), Guaíba, Palmeira das Missões, Casa Suzana Wesley (Viamão) e Rede Metodista de Educação do Sul.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

EAD

Geral, por José Geraldo Magalhães