Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 30/09/2010

Fundo Global recebe compromisso da Igreja Metodista Unida

Nova Iorque, 22 de setembro

O Fundo Global anuncia uma nova via de arrecadação de fundos que deve levantar cerca de 28 milhões de dólares através da Igreja Metodista Unida, é a primeira vez que uma comunidade confessional assume um compromisso como este. Além disso, a campanha “Gift from Africa”, encabeçada por empresas do setor privado na África, também assumiu um compromisso de novas contribuições no valor de 3 milhões de dólares.

Os anúncios foram feitos na terça-feira durante um evento especial sobre saúde global da Cúpula de Desenvolvimento do Milênio, nas Nações Unidas em Nova York.

O Bispo Thomas Bickerton da Igreja Metodista Unida anunciou a promessa de levantar 28 milhões de dólares para apoio ao Fundo Global para a Malária, como parte da campanha desenvolvida pela Igreja, e entitulada: "Imagine nenhuma malária", que visa ajudar a eliminar as mortes por malária na África até 2015 . A parceria foi iniciada com o apoio da Fundação das Nações Unidas, e é a primeira vez que o Fundo Global tem como parceiro um grupo confessional.

"Através da nossa campanha "Imagine nenhuma Malária”, o povo da Igreja Metodista Unida está levantando fundos para a luta contra a doença através de atividades divertidas e inovadoras, em todo os EUA ", disse o bispo Bickerton.

"Ao investir os recursos que nós levantamos para o Fundo Global e para nossas próprias congregações na África, vamos dar esperança a muitas pessoas cujas vidas estão em risco por causa de uma doença totalmente tratável e evitável".

A Campanha ‘Gift from Africa’, iniciada há três meses, reúne as empresas do setor privado da África, a campanha Unidos Contra a Malária e os seus parceiros de angariação de fundos (Nandos, MTN e o Standard Bank).

A campanha começou com o compromisso do Access Bank da Nigéria, da Anglo American na África do Sul, da Petróleo Cirrus de Gana, do Grupo MTN e Old Mutual da África do Sul. Ao anunciar que o Access Bank faria uma contribuição de 1 milhão de dólares,  o Diretor do Grupo e Presidente da Amigos do Fundo Mundial da África, Sr. Aigboje Aig-Imoukhuede disse: "A Campanha ‘Gift from Africa’ nos oferece a oportunidade de fornecer uma liderança responsável para empresas Africanas, e demonstrar para o mundo que os africanos estão dispostos a compartilhar a responsabilidade de resolver os problemas da África. "

O Prof Michel Kazatchkine, diretor executivo do Fundo Global, recebeu as contribuições do ‘Gift from Africa’ e da Igreja Metodista Unida. "Esses novos compromissos, sem precedentes do setor privado na África e na Igreja Metodista Unida, demonstram que os diferentes setores da sociedade acreditam que o Fundo Global é um canal confiável para a sua contribuição para combater as três doenças," disse o professor Kazatchkine. "Estamos profundamente agradecidos pela confiança que estas instituições têm depositado no Fundo Global."
 
O Fundo Global é parceria global público-privada dedicada a atrair e atrair e distribuir recursos adicionais para prevenir e tratar o HIV / AIDS, a tuberculose e a malária. Esta parceria entre governos, sociedade civil, setor privado e comunidades afetadas representa uma nova abordagem ao financiamento internacional da saúde. O Fundo Global trabalha em estreita colaboração com outras organizações bilaterais e multilaterais para complementar os esforços já existentes em relação às três doenças.

Desde sua criação em 2002, o Fundo Global tem se tornado o principal financiador de programas de combate à AIDS, tuberculose e malária, com financiamento aprovado de 19,4 bilhões dólares para ser utilizado em mais de 600 programas em 145 países. Até hoje, os programas apoiados pelo Fundo Global já salvaram 5,7 milhão vidas através de tratamento para Aids para 2,8 milhões de pessoas, tratamento para tuberculose para 7 milhões de pessoas e distribuição de 122 milhões de mosquiteiros tratados com inseticida para a prevenção da malária.

Tradução: Ana Claudia Lyra Fernandes



Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães