Encerramento da Gincana
Neste dia o ideal ? que seja classe ?nica e que o estudo seja suscinto para que o fechamento da gincana aconte?a com tranq?ilidade.
1. "Quem do Grupo est? aqui?": A presen?a de cada integrante do grupo (aluno/a da ED) valer? 10 pontos. A presen?a dos quatro integrantes que n?o s?o alunos/as da ED valer? 15 pontos cada uma.
2. "Quem s?o as pessoas que v?m ? ED": Escreva o nome de pessoas conhecidas da comunidade que s?o alunos/as da ED. Um/a integrante do grupo dever? pegar um envelope com o nome de uma dessas pessoas e em seguida fazer a m?mica sobre ela, para que o grupo identifique-a.
– Tempo Sugerido: Cada grupo dever? responder em at? 1 minuto.
– Avalia??o: Cada resposta certa valer? 5 pontos.
3. Desvendando o Enigma: Cada grupo recebe uma folha com uma frase incompleta e as pistas. O grupo que primeiro completar a tarefa corretamente ganha os pontos. Os demais grupos que fizerem isso dentro do tempo m?ximo pr?-estabelecido podem ganhar metade dos pontos desta tarefa (a B?blia utilizada para compor as pistas foi a Tradu??o de Ferreira Almeida Revista e Corrigida a partir do texto de Mt 5.13-16). A frase a ser encontrada ?: “A luz deve resplandecer, o sal n?o pode ser insosso, n?o devemos pertencer ao mundo, mas estar no mundo para mostrar o grande amor de Deus aos cativos”.
Apresente em uma folha a frase assim:
“_____ _____ _____ _____ , o _____ n?o pode ser _____ , _____ devemos _____ ao _____ , _____ _____ no _____ , _____ _____ o _____ _____ de _____ aos cativos “.
Nesta mesma folha as pistas devem estar assim:
Pistas: (est?o na mesma ordem das palavras da frase; para complicar, voc? pode ainda mudar a ordem).
1. Artigo definido feminino.
2. Que tinham os filhos de Israel em suas habita?es (?xodo 10).
3. Se algu?m manda, o outro _________ obedecer (o verbo que entra aqui ? o mesmo que cabe na frase…).
4. Em 2 Cor?ntios 4.6 um verbo se repete por duas vezes. Passe este verbo para o infinitivo.
5. Pessoas hipertensas n?o devem comer o composto qu?mico que resulta da a??o entre um ?cido sobre uma base.
6. Sin?nimo de ins?pido.
7. Monoss?labo encontrado depois do ponto e v?rgula do vers?culo de Naum 3.1
8. S?mbolo matem?tico que relaciona elementos com conjunto, no modo infinitivo.
9. O que ? de Deus, juntamente com sua plenitude descrita no Salmo 50.
10.No salmo 15, qual ? a 59? palavra? (palavras com h?fen contam como uma s?).
11. 1 Cor?ntios 10.12, Tiago 5.9 e Apocalipse 3.20 tem um verbo em comum. Coloque-o no infinitivo.
12.Nossa unidade com Deus e uns com os outros ? um sinal pedido por Jesus a Deus paraele creia. Quem ? ele? (Jo?o 17.21).
13.Em Josu? 18.21-28 ? citada uma cidade de Benjamim, que tirando o acento (mudando a s?laba t?nica) forma a palavra que estamos procurando. Obs. Existe um local no Brasil com o mesmo nome da cidade de Benjamim.
14. As a?es que Deus fez em comum nos vers?culos Deuteron?mio 34.1 e Apocalipse 22.1 no modo infinitivo.
15. Em Mateus 15. 21-28 Jesus usa um adjetivo para qualificar a f? de uma mulher. Que adjetivo ? esse?
16. Segundo I Jo?o 4.16, Deus ? ___?
17. Quem ? este ser? Infinito, supremo, criador e conservador do universo… nosso Pai…
– Tempo Sugerido: 5 minutos.
– Avalia??o: Quem preencher em primeiro lugar ganha 10 pontos. Quem preencher dentro do tempo ganha 5 pontos. Quem preencher em at? um minuto depois do tempo ganha 3 pontos.
4. Amado Mestre: Hoje ? o dia do/a professor/a, cada grupo dever? apresentar uma homenagem bem criativa aos/as professores/as da Escola Dominical.
– Tempo Sugerido: Cada grupo tem at? 3 minutos para homenagear.
– Avalia??o: Cada grupo dever? receber a nota m?xima – 10 pontos
5. Arrecada??o de alimentos: Cada grupo dever? arrecadar um ou dois tipos de alimentos para o Minist?rio de A??o Social. Eles ser?o entregues no dia estipulado pela gincana.
– Avalia??o: Cada alimento arrecadado valer? 1 ponto.
6. Entrega das Revistas antigas da ED: Cada grupo dever? arrecadar livros e revistas da Igreja Metodista para a Escola Dominical. Os livros podem ser deixados na igreja para montar uma biblioteca. As revistas podem ser entregues a uma congrega??o, a um campo mission?rio distrital ou a alguma igreja metodista do distrito que n?o tenha condi?es de comprar revistas da ED. O/a representante da igreja designado para isso receber? as revistas trazidas por cada grupo.
– Avalia??o: Cada revista ou livro arrecadado valer? 1 ponto.
Para terminar…
– Agrade?a a participa??o de todas as pessoas que brincaram, ajudaram e participaram desta gincana.
– Fa?a a premia??o das equipes. Todos devem ganhar alguma coisa.
– Agrade?a em especial pela vida dos/as professores/as da ED. Preste-lhes uma homenagem.
– Fa?a uma ora??o pela Escola Dominical.
– Entregue a cada pessoa da Igreja um convite para ser entregue ?s pessoas que n?o s?o membros da igreja e da ED e que queiram participar.
– Se poss?vel, termine esta festa de confraterniza??o com um belo almo?o ou inicie o ?ltimo dia da gincana com um belo caf? da manh?.
Queremos saber o que aconteceu…
– Caso voc? realize a gincana em sua igreja local, por favor, nos envie not?cias, fotos e sugest?es para o pr?ximo ano e para publicarmos no Boletim Recriar.
– Escreva para: escoladominical@metodista.org.br
Aten??o: algumas atividades foram retiradas do site: http://www.bernerartes.com.br/ideiasedicas/jogos/index.htm
Andreia Fernandes Oliveira
Pastoral da Universidade de S?o Paulo – UMESP