Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

horário de verão

Atenção para não chegar tarde à Igreja

Os relógios terão que ser adiantados em uma hora

Horário de verão começa à 0h deste domingo

Do UOL Notícias

 
A partir da 0h deste domingo (18), os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar os relógios em uma hora. O horário de verão deste ano ficará em vigor até o terceiro domingo de fevereiro de 2010. É a 36º vez que o Brasil adota a mudança, que tem como objetivo aproveitar os dias mais longos e mais quentes do verão e reduzir a demanda por energia elétrica em um período que a indústria aumenta a produção, por conta do Natal.

Não são todos os Estados que aderiram ao novo horário, apenas Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Pelos cálculos do Ministério de Minas e Energia, a mudança afeta cerca de 123 milhões de pessoas. No Sudeste e no Centro-Oeste a redução da demanda por energia elétrica nos horários de pico (das 18h às 20h) deve ser de 4,4% ou 1.790 mW. Já no Sul, a expectativa é de a demanda caia 4,6% ou 528 mW.

A redução da demanda apenas no Sudeste e no Centro-Oeste, por exemplo, equivale a duas vezes a carga no horário de pico em Brasília.

No ano passado, foram economizados R$ 4 bilhões e houve uma redução de quase 5% na demanda por energia elétrica no horário de pico (das 18h às 20h), ou seja, menos 2 mil mW - sendo 1,5 mil mW nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e 500 mW no Sul.

Em setembro de 2008, o governo federal estabeleceu novas regras para o horário de verão. Assim, ele passou a ter início sempre no terceiro domingo de outubro e fim no terceiro domingo de fevereiro. Se o dia do encerramento coincidir com o domingo de carnaval, o horário só deverá ser encerrado no domingo seguinte.

Posts relacionados