Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

igreja e demonios alc

BRASIL

Bispos metodistas alertam que amuletos e rezas não bastam para enfrentar satanás

 SÃO PAULO, 16 de outubro (ALC) - Vigilância, oração e disciplina espiritual são as armas do cristão para resistir às tentações e enfrentar os poderes demoníacos, diz a carta pastoral do Colégio Episcopal da Igreja Metodista do Brasil que enfoca "A Igreja e a questão dos demônios".

 "Não se vence os ataques do diabo com amuletos e rezas. É muito freqüente a influência mística cristã, onde se pratica o exorcismo com objetos e rezas mágicas. Essas práticas são totalmente sem fundamento bíblico e procedem de religiões pagãs", alertam os bispos metodistas, lembrando que o mesmo se dá com o uso de cruz e Bíblia aberta nos cômodos das casas, tão usuais em filmes de vampiros e demônios.

 A carta pastoral lembra que "o diabo é espírito maligno que não pode ser vencido por nossa força carnal, mas sim pela força e poder do Espírito de Deus", destacando que a fé em Cristo, a vida verdadeira, íntegra e santa "é algo que o diabo não pode enfrentar". Uma das estratégias de Satanás, destaca o texto, "é trazer descrédito à autoridade da Bíblia, porque ele sabe que dela vem conselho e força de Deus".

 Os bispos reconhecem que a carta pastoral é limitada, mas ela traz orientações claras do que a Bíblia diz e como a Igreja Metodista interpreta o assunto. No Antigo Testamento, o diabo é identificado pelo termo "satã", um anjo criado por Deus, decaído e que se rebelou contra o Criador, "arrastando, em sua loucura, outros anjos, formando as hostes infernais".

Já o Novo Testamento informa que foi freqüente o confronto de Satanás, ou diábolos, no ministério de Jesus, com o objetivo de provocá-lo para que o Mestre atendesse aos seus apelos e abandonasse, assim, os Planos de Deus. As tentações pelas quais Jesus passou apontam as três principais áreas em que os cristãos são tentados pelo diabo.

 As três áreas são: necessidade física, de subsistência (o diabo propôs que Jesus transformasse pedras em pão), necessidade de sustento para a alma e carências emocionais internas (Jesus estava só, em solidão), e a necessidade de ter coisas para a vida, advindo daí a tentação da cobiça de ter cada vez mais (o diabo prometeu todos os reinos da Terra a Jesus se ele o adorasse).

A vitória sobre as forças do diabo se dá, também, através de uma contínua confissão de pecados e compromisso com Jesus e o Evangelho do Reino de Deus, apontam os bispos metodistas. Eles alertam, contudo, que é preciso discernir se a manifestação é de fato possessão demoníaca, uma vez que há diversas enfermidades psíquicas que produzem reações que podem ser confundidas com possessão.

 "Devemos ser humildes e reconhecer que algumas pessoas precisam de acompanhamento profissional de um psicólogo ou psiquiatra. Nesses casos precisamos reconhecer também que existem, paralelamente, necessidades espirituais, e estas devem ser tratadas pelo pastor ou pastora em aconselhamento pastoral", frisam os bispos na carta pastoral.

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães