Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Igreja e sociedade CMI

GENEBRA, 4 de setembro (ALC) - A Conferência sobre Igreja e Sociedade, que o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) recordou nesta segunda-feira, na passagem do 40o. aniversário desse importante evento ecumênico, teve uma forte e decisiva influência de teólogos e cientistas sociais latino-americanos, reconheceu o ex-secretário do organismo internacional, Konrad Raiser.

Emilio Castro, ex-secretario geral do CMI; o teólogo metodista uruguaio Julio de Santa Ana, o teólogo norte-americano e professor no Brasil, Richard Shaull, e o filósofo argentino Mauricio López desempenharam papel importante na organização e marcaram o tom da discussão teológica e política da conferência, declarou Raiser à ALC.

"Eles e outros latino-americanos, membros de Igreja e Sociedade na América Latina (ISAL), foram os que insistiram que a justiça social não poderia ser alcançada sem uma fundamental transformação das estruturas políticas, econômicas e sociais dos países", agregou.

"Essa tese, da radical reestruturação da sociedade como pré-requisito essencial para alcançar a justiça social, influenciou muito o âmbito ecumênico e também teve ampla repercussão na sociedade naqueles dias", enfatizou o ex-secretário geral do CMI.

A Conferência Mundial sobre Igreja e Sociedade, realizada em Genebra, em 1966, é considerado um marco importante na história do movimento ecumênico.

Nessa conferência, pela primeira vez foi posta em questão a dominação do Norte no pensamento teológico e social. A vozes do Sul, especialmente da América Latina, do Caribe, da Ásia e da África, influenciaram o curso da discussão sobre a Igreja e as transformações sociais.

As rápidas transformações na sociedade e o compromisso das igrejas pela justiça social converteram-se no centro da agenda do organismo ecumênico nesses 40 anos, indicou Raiser. De Genebra, em 1966, surgiram propostas como o Programa de Combate ao Racismo, o apoio à luta pela libertação da África e a participação das igrejas no desenvolvimento - programas que também criaram muitas controvérsias em nível internacional.

"Ao falar hoje sobre a Conferência de Igreja e Sociedade lembramos muito de Mauricio López, um dos organizadores, e de Richard Shaull, que contribuiu com as principais reflexões teológicas. Hoje, eles estão na presença do Senhor e são nomes santos para nós", concluiu Konrad Raiser.

Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)


Posts relacionados

Geral, Escola Dominical, por Sara de Paula

Liturgia para o Dia das Crianças 2021

Esta liturgia foi preparada para ser dirigida pelas crianças de sua comunidade. Por isso, sugerimos que organize as leituras e cânticos com as crianças de forma que todas elas participem de cada momento do culto. 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães