Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 09/01/2012

Igreja Metodista no Rio de Janeiro pede oração em tempo de fortes chuvas

Doe qualquer quantia para a conta da Sede Regional da Primeira Região abaixo, sua ajuda é essencial!

Banco Bradesco   - Agência 1414-1 / Conta Corrente 30121-3 -

Associação da Igreja Metodista

Os telefones da Sede Regional são: (21) 2557-7999 / 2557-3542 / 2556-9441 / 2205-3638 / 3509-1074

Segundo o Pastor Ricardo Froes (Pastor da Igreja Metodista Central em Pádua e SD do Distrito) as chuvas que atingiram a cidade não foram da mesma intensidade das que se deram no ano de 2008. Desta forma, a extensão dos danos foi em diminuta dimensão (se comparados com a data anterior).

Avisados da intensidade da chuva que viria, o Pastor e um grupo de irmãos retiraram instrumentos e outros bens da igreja e não houve perdas significativas como na data anterior.

A solidariedade na cidade entre vizinhos, dando abrigo aos que tiveram a casa atingida pelas águas, foi um dado positivo (a casa do Pastor foi uma delas). No momento, as águas já baixaram e a cidade vai voltando à rotina normal. A preocupação de todos é com as chuvas que cairão até segunda-feira e poderão causar maiores estragos.

Existe a possibilidade (se as chuvas não diminuírem de intensidade) que uma represa localizada no Estado de Minas Gerais se rompa e o rio Pomba, que corta a cidade de Pádua, será um caminho natural para este enorme volume de água (esta é uma preocupação de todos na cidade).

Em Campos, o povoado de três vendas (a 15 km do centro) foi o que tive perdas de maior relevo. O Km 120 da BR-356 (Itaperuna-Campos) não resistiu ao volume de águas do rio Muriaé e se rompeu atingindo o povoado. O Secretário de Defesa Civil de Campos (segundo informes veiculados nos meios de comunicação) garantiu já ter retirado 90% da população do local.

O Norte e o Noroeste do Estado do Rio de Janeiro são as regiões mais afetadas pelas chuvas (recorrentes em toda a virada do ano). Os dois rios principais da região (Pomba e Muriaé) nascem no Estado de Minas (também atingido pelas enchentes) e deságuam nestas regiões.   

Saiba mais sobre a situação e o trabalho da Igreja em Muriaé.

De acordo com a Defesa Civil estadual, seis municípios decretaram situação de emergência por causa das enchentes: Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira e Miracema.

Até o momento não conseguimos estabelecer contato telefônico com os Pastores de Nova Friburgo e Itaperuna para recebermos informes sobre os danos.

Segundo meteorologistas até segunda feira as chuvas cairão forte sobre a região norte e serrana.

Transmito a todos a preocupação e solidariedade de nosso Bispo para com os moradores e membros de nossas Igrejas nestas cidades.

Oremos pelos moradores desta região e estejamos de prontidão para prestarmos socorro como fruto de nosso amor e fé.

É o que sabemos até o momento.

Que Deus abençoe a todos
Pastor Edvandro Machado
Secretário Executivo de Ação Social da Igreja Metodista - 1ª Reg.
pastoralcarceraria@metodista-rio.org.br


Posts relacionados

Geral, Pastoral Indigenista, por Sara de Paula

Velhos Espíritos

Confira mais uma sugestão de leitura para semana indigenista 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães