Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Igrejas Metodistas dos EUA e Brasil assinam acordo

 
Wilson assinando, Ken, Vivian, B Iron.

Nos dias 18 e 19 de março reuniram-se em Nashville, nos Estados Unidos,
representantes dos dois países para assinarem Acordo de  Mútua Cooperação
entre a Junta Geral de Educação Superior e Ministérios (GBHEM) da Igreja
Metodista Unida e o COGEIME - Instituto Metodista de Serviços Educacionais.


O acordo de cooperação entra em vigor com a finalidade de cumprir a missão
global da Igreja Metodista  de desenvolver líderes com ética e qualidade,
promover a saúde, eliminar a pobreza e desenvolver congregações dinâmicas em
uma escala global. Ele está centrado em programas da área de educação,
considerando ser ela uma condição básica para se cumprir com essas
prioridades da missão. Ele se estabelece dentro da visão de que a educação é
parte da essência da missão metodista no mundo.

 
Vivian, Wilson, Marcio, Ken, Luis, Stanley, Luis (da esquerda para a direita)

 
Ken, Wilson, Marcio, Vivian, Luis, Stanley, Luis (da direita para a direita)

No dia 18 aconteceu uma Consulta envolvendo os representantes das duas
Igrejas.  Pelo    Brasil participaram o Bispo Luiz Vergilio  Batista da Rosa,
representando o Bispo Presidente do Colégio Episcopal, Bispo Stanley  da Silva Moraes, bispo  assistente do Cogeime, Dr. Wilson  Roberto  Zuccherato, Presidente do  CONSAD, Dr. Marcio de Moraes, Diretor Superintendente do Cogeime, Rev. Luis  de Souza Cardoso,  em cuja gestão no Cogeime foram iniciadas e desenvolvidas as conversações e negociações com a GBHEM para esse acordo, bem como, o Dr. Amós Silva do Nascimento, Coordenador do Comitê
de Educação do Concílio Mundial Metodista e apoio das relações internacionais entre Cogeime e GBHEM.
 Pelos Estados Unidos participaram o
Bispo Marcus Matthews, Presidente  do Conselho Diretor da GBHEM, Bispo Neil
Irons,  Secretário Executivo do Colégio Episcopal e bispo da Área de Educação da Igreja Metodista Unida, Bispo Jonathan Keaton,  membro do Conselho Diretor da GBHEM,  Rev. Dr. Jerome King Del Pino, Secretário Geral da GBHEM,  Dr. Ken Yamada,  Assistente Especial da Secretaria Geral da GBHEM e responsável pelo Fundo Metodista de Educação Global e Desenvolvimento de Lideranças (MGEFLD), Dra. Vivian Bull,  Consultora da GBHEM,  e a  Dra. Trudie Kibbe Reed , Reitora da Bethune-Cookman University (Daytona, Flórida)
e membro do Conselho Diretor da GBHEM.


 
Marcio, Amós e Trudi

O acordo foi firmado no dia 19 ,  na  abertura da Assembléia anual do Conselho Diretor da GBHEM, que reuniu seus 64 membros, além de executivos(as), assessores (as)  e  outros convidados(as) . Depois de uma palavra de apresentação dos termos do acordo a Assembléia aprovou por unanimidade os seus termos. No Brasil o acordo já tinha sido aprovado  em 2008, no âmbito do CONSAD, Colégio Episcopal e Cogeam. 


Por esse acordo o Cogeime passa a representar o Fundo Metodistas de Educação Global e Desenvolvimento de Lideranças para a América Latina, assumindo a missão de agência âncora da rede de instituições educacionais metodistas no continente. O Fundo prevê a implantação de escritórios representantes em outros continentes, sendo o da América Latina o primeiro a iniciar os seus trabalhos. Estão responsáveis pela gestão do Acordo, de parte da GBHEM o Dr. Ken Yamada e de parte do Cogeime o Rev. Luis Cardoso. Destacamos ainda a colaboração com a GBHEM e o COGEIME, em todo esse processo, do Dr. Amós Nascimento, a quem a Igreja Metodista no Brasil e o Cogeime registram
profundos agradecimentos.


Na década de 80 a GBHEM e o Cogeime promoveram cooperação na formação de lideranças educacionais metodista do Brasil, que realizaram seus cursos de doutorado na Vanderbilt University. Na década seguinte foi firmado convênio de cooperação e intercâmbio entre o Cogeime e a NASCUMC (associação nacional de escolas, faculdades e universidades metodistas ligadas à Igreja Metodista Unida). Nesse sentido, o presente acordo dá continuidade, ratifica e amplia uma profícua relação de cooperação de mais de 20 anos, entre o Cogeime e a GBHEM, como agências da Igreja Metodista no Brasil e da Igreja Metodista Unida, respectivamente. Rogamos as bênçãos de Deus sobre a obra educacional de nossa Igreja no mundo todo.

Bispo Stanley da Silva Moraes
Secretário do Colégio Episcopal


 

 



 


Posts relacionados