Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

IM Bolívia elege bispo leigo

Cochabamba, segunda-feira, 15 de dezembro de 2008 (ALC) - A Igreja Evangélica Metodista da Bolívia (IEMB) reuniu-se em Assembléia Geral, dias 11 a 13 de dezembro, no Instituto Americano de Cochabamba, que elegeu novo bispo e decidiu pela aquisição de hotel no centro de La Paz por 3 milhões de dólares, fonte de recurso e sede da futura Universidade Metodista da Bolívia.

No sábado, 13, a Assembléia elegeu, com 303 votos dos 422 representantes presentes, o leigo Javier Rojas, 44 anos, como novo bispo. Rojas é o atual secretário de Administração e Finanças da IEMB e o terceiro leigo eleito bispo na história de 102 anos da Igreja Metodista na Bolívia.

Em relatório, o bispo Carlos Poma, disse que entrega uma igreja renovada e consagrada, com novos projetos que têm como objetivo fortalecer o testemunho metodista no país.

Javier Rojas é administrador de empresas e mestre em educação superior. É casado com Maria Luiza Garcia Vargas e tem quatro filhos: Javier Emilio, 21, Fabio Michael, 18, Dulce Caterin, 15, e Javier Rayan, de 8 anos. O estatuto prevê que no caso da eleição de um leigo para bispo é necessário que, primeiro, seja ordenado diácono, depois presbítero e, por fim, bispo. 

Os bispos presentes Carlos Poma, da Bolívia, Moisés Valderrama, do México, Alberto Cardona, da Colômbia, e Ricardo Pereira, de Cuba, presidiram a cerimônia de ordenação que se deu imediatamente após o anúncio da eleição de Rojas. O bispo Rojas exercerá o mandato por dois anos, sem possibilidade de reeleição. Sua principal função é ser pastor dos pastores e pastoras, administrador geral da igreja, protetor da unidade e doutrina da igreja, guia e exemplo.

Como secretário de Vida e Missão foi eleito o pastor Modesto Mamami; como secretário de Serviços e Gestão, o médico Dr. Rolando Yanapa, e como secretário de economia e finanças, o engenheiro Raúl Condori.

A IEMB conta tem 9,6 mil membros, distribuídos em 14 distritos e 200 igrejas locais, atendidos por 40 pastores e pastoras.

ALC/CLAI - Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)


Posts relacionados