Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Imprensa e lugares esquecidos

 

A organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) listou as "dez crises humanitárias mais negligenciadas pela mídia em 2006", que inclui o aumento dos casos de tuberculose e desnutrição, e a devastação provocada pelas guerras na República Centro Africana.

"Muitos conflitos em todo o mundo estão afetando profundamente milhões de pessoas, ainda assim eles são quase invisíveis", disse o diretor executivo da MSF, Nicolas de Torrente. Ele mencionou o exemplo do Haiti, que fica a apenas 80 km dos Estados Unidos, mas os problemas que a população do país enfrenta mereceram apenas meio minuto de cobertura na TV estadunidense num ano inteiro.

Esta é a nona edição do levantamento da MSF, divulgado no sítio da organização. Além do Haiti, a lista inclui conflitos na Somália, Colômbia, Chechênia e na Índia Central que ficaram esquecidos pela mídia no ano passado.

O jornalista Andrew Tyndall, que monitora o trabalho da imprensa, lembrou que os dez países e contextos apontados pelo levantamento da MSF consumiram apenas 7,2 minutos dos 14.512 minutos dos três mais importantes noticiários noturnos dos Estados Unidos em 2006. Cinco dos países listados pela MSF nunca foram mencionados nos noticiosos estadunidenses no ano passado.

Segundo Torrente, a cobertura da imprensa não promove melhorias sozinha. "No entanto, é freqüentemente uma pré-condição para o aumento da assistência e atenção política. Talvez não haja nada pior do que ser completamente esquecido e negligenciado", disse.

Nova Iorrque, 2 de fevereiro de 2007

Fonte: Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação

 


Posts relacionados

Geral, por Comunicação

Aniversariante do Dia 03/09

  Eizel Ladeia Gomes Oliveira

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães