Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

imprensa e religião campanha da fraternidade 2010

IMPRENSA E RELIGIÃO

Conic lança Campanha da Fraternidade 2010: a crise do "ter"


Agência Soma (www.agenciasoma.com.br)




  Após vários eventos regionais de pré-lançamento e mobilização, a Campanha da Fraternidade de 2010 que está sendo lançada nacionalmente nesta quarta-feira, 17/2, chama o povo à reflexão sobre a economia, o dinheiro, o consumo, o lucro e as consequências disso para o nível de bem-estar das pessoas. Organizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), a iniciativa tem o objetivo de "ajudar a sociedade a construir uma economia que esteja a serviço da vida". O tema é "Economia e Vida" e o lema, "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6,24). A cerimônia de abertura acontece em Brasilia, com entrevista coletiva na Igreja Luterana e celebração na Igreja Católica. O convite chama a oportunidade de "mais este momento da caminhada pela Unidade dos Cristãos e na busca de um mundo mais justo e fraterno para todos".
  
   Além deste objetivo geral, os líderes cristãos da campanha buscam também: 1. Sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas que a constituem; 2. Buscar a superação do consumismo, que faz com que "ter" seja mais importante do que as pessoas; 3. Criar laços entre as pessoas de convivência mais próxima em vista do conhecimento mútuo e da superação tanto do individualismo como das dificuldades pessoais; 4. Mostrar a relação entre fé e vida, a partir da prática da justiça como dimensão constitutiva do anúncio do evangelho; 5. Reconhecer as responsabilidades individuais diante dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão.
  
   Leia a seguir matéria da Revista Soma com mais detalhes sobre os fundamentos da campanha.
  
  
  
   Outro bom texto sobre a campanha é a matéria do jornal gaúcho Zero Hora que, entre outras informações, explica a metodologia do movimento para este ano: "Pela terceira vez na história, a campanha não é promovida apenas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o órgão máximo da Igreja Católica no país. Como já havia ocorrido em 2000 e 2005, tem um caráter ecumênico. A organização passou para as mãos do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), que além dos católicos abrange os membros da Igreja Cristã Reformada, da Igreja Anglicana, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia e da Igreja Presbiteriana Unida".
  
   Leia e comente a íntegra da matéria do Zero Hora sobre a Campanha da Fraternidade.
  
   Acesse o site do Conic.



Posts relacionados