Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Índia

Temos sido convidados a orar intercedendo pela vida de cristãos que estão sendo perseguidos na Índia.

O Senhor já colocou esta preocupação em irmãos que nos representam, e o CMI já está na Índia acompanhando e agindo em relação a esta questão.

Encaminho-lhes o comunicado que acabo de receber sobre esta questão.

Fraternalmente, em Cristo,
 
Bispo Stanley

 
 
 VEJA ABAIXO NOTÍCIA ENVIADA PELO CMI:
 _____ 
 
Secretário do CMI visita Índia e Sri Lanka

Índia e Sri Lanka, dois países do Sul da Ásia que tem sofrido níveis alarmantes de violência nos últimos meses e anos, recebem, de 16 a 23 de outubro, a visita de uma delegação do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), encabeçada pelo secretário geral, Rev. Dr. Samuel Kobia.

A visita ocorre menos de um mês depois que o comitê executivo do CMI declarou sua preocupação "pela alarmante tendência da violência crescente entre comunidades e intolerância religiosa na Índia" e "pela escalada da guerra e de todos os tipos de violência armada" no Sri Lanka.

"A tolerância religiosa tem sido o princípio básico e o selo distintivo da antiga civilização e história da Índia", lembrou o comitê executivo do CMI em sua declaração de 26 de setembro, na qual condenava os recentes ataques à minoria cristã, especialmente no estado de Orissa.

Kobia vai ao subcontinente a convite da Igreja da Índia Setentrional. Completa, assim, uma ronda de visitas a todas as igrejas membro do CMI da Índia que já o havia levado à zona sul do país em fevereiro de 2007.

No dia 17 de outubro, Kobia pronunciará o discurso principal na reunião do Sínodo (Assembléia Geral) da Igreja da Índia Setentrional, que se celebra em Pathankot, estado de Punjab, de 16 a 21 de outubro. O programa da visita inclui também reuniões em Delhi com os dirigentes da Igreja Metodista da Índia, a Conferência Episcopal Católica e funcionários estatais.

Na capital de Sri Lanka, Colombo, a delegação se reunirá com os líderes das igrejas e o comitê executivo do Conselho Cristão Nacional do país, bem como com os líderes de igrejas membros do CMI.

Durante uma celebração ecumênica na Catedral do Cristo Salvador de Colombo, que terá lugar no domingo, Kobia celebrará a eucaristia com chefes de igrejas membro do Conselho Cristão Nacional e fará o sermão.

No dia 20 de outubro, está programado encontro com o Congresso de Religiões de Sri Lanka, do qual participam representantes das comunidades budista, hindu e muçulmana, assim como o Conselho Cristão Nacional e Igreja Católica Romana. 

A delegação viajará depois ao distrito central de Kandy para reunir-se com líderes budistas e católicos e para manter um diálogo com estudantes e professores da Faculdade Teológica de Lanka em Pilimatalawa.

Durante mais de 25 anos, este país insular de 19 milhões de habitantes tem padecido conflitos étnicos e lutas civis entre os governos dominados pela maioria cingalesa e os rebeldes "Tigres da Libertação de Tamil Eelam" (LTTE), da minoria étnica tamil, que exigem o direito de autodeterminação para os tamiles.

O CMI tem acompanhado o povo e as igrejas durante os anos passados em esforços a favor da paz e reconciliação neste país atormentado pela guerra.

Uma equipe ecumênica  (http://superarlaviolencia.org/index.php?id=5726&L=4> Cartas Vivas") que visitou Sri Lanka em nome do CMI em agosto de 2007,  havia pedido às igrejas de todo o mundo que voltem a dar prioridade ao Sri Lanka nos esforços internacionais encaminhados à construção da paz".

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães