Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Indígena visita Colégio Americano

Guarani Nhanderú Jepoverá, da reserva Cantagalo, conversa sobre história e cultura da tribo e apresenta trabalhos artesanais na quarta-feira (16/04)

Para comemorar o Dia do Índio e ensinar o respeito à cultura indígena, o Colégio Metodista Americano promove diversas atividades durante a semana, como a visita do guarani Nhanderú Jepoverá. Em conversa com as crianças dos níveis 3 e 4 da educação infantil, o morador da reserva Cantagalo fala de cultura, história, tradição e até ensina os pequenos a montarem um arco e flecha com cipós e taquaras. O encontro ocorre na quarta-feira (16/04), às 15h, no Auditório do prédio A (Rua Dr. Lauro de Oliveira, 71).

A atividade integra a Semana das Nações Indígenas, realizada todos os anos nos colégios da Rede Metodista de Educação do Sul. Nesse período, os estudantes realizam pesquisas sobre a origem do homem americano, a situação dos índios no Brasil em outras épocas e nos dias atuais. Sessões de vídeos e elaboração de painéis também fazem parte da programação.

Na sexta-feira (18/04), a médica Roselaine Murlik, que trabalha com saúde de tribos indígenas em Porto Alegre, apresenta um filme para as turmas de 1ª série do ensino fundamental, às 8h. A especialista planeja trazer um índio Kaingang para conversar com os alunos.

Na época da chegada dos europeus na América havia cerca de 100 milhões de índios no continente. Só no Brasil o número era quase cinco milhões. Segundo dados da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), existem aproximadamente 400 mil nativos no país, sendo que apenas 0,2% vive em aldeias e o restante se divide pelos centros urbanos.

 

Vanessa Mello


Posts relacionados