Publicado por José Geraldo Magalhães em Educação - 29/04/2015

Instituto Metodista de Serviços Educacionais homenageia professores e alunos pelo Dia da Educação

Homenageamos os alunos/as, professores/as e toda a comunidade das Instituições Educacionais Metodistas por ocasião dessa data tão especial, o Dia da Educação.
 
Aproveitamos para partilhar os dez princípios gerais da perspectiva metodista na educação, que podem ser encontrados no documento disponível em <http://goo.gl/7t3Odc>, preparado pela Igreja Metodista no Reino Unido, nascedouro do movimento metodista.
 
Os dez princípios gerais da perspectiva metodista na educação
 
  • Educação nunca deve ser limitada a fins utilitários. Trata-se da construção da sabedoria para que as pessoas possam dar uma direção correta para a sua vida em um mundo em rápida mutação e complexo.
  • Todos os meninos e meninas, homens e mulheres, merecem ter suas necessidades educacionais atendidas e isso requer uma diversidade de abordagens.
  • A educação deve promover uma atitude questionadora, que evita doutrinação e procura a verdade por meio da razão, da investigação e debate baseado na liberdade de pensamento e de expressão.
  • Educação não é apenas sobre o que aprendemos como indivíduos. Também é o que nós aprendemos juntos como comunidades. Trata-se de estimular o respeito mútuo e a compreensão, valorizando a importância do perdão, reconciliação e o respeito à diversidade cultural.
  • Educação deve promover a nossa compreensão de Deus e isso inclui incentivar as pessoas a encontrar Cristo de maneira que possam mudar suas vidas enquanto mostrando sensibilidade às opiniões daqueles de outra ou nenhuma fé.
  • Educação é um veículo de Deus, portanto, o Estado não deve ter o monopólio da educação. A Igreja deve oferecer suas próprias formas de educação formal e informal, para encarnar o melhor que uma educação fundamentada em valores éticos cristãos pode oferecer.
  • Fornecer os modelos certos é intrínseco a uma boa educação. Nesse contexto, responsabilidades familiares são de extrema importância e o ensino deve ser visto como uma vocação, que implica em enormes responsabilidades e não apenas uma forma de organização econômica.
  • Educação tem a ver com a realização do potencial humano em todas as fases da vida e é, portanto, um processo contínuo e permanente. Trata-se também de desenvolver o caráter, crescendo em bondade e na busca da perfeição.
  • A educação deve promover a autodisciplina, o trabalho sério e o reconhecimento de que quanto mais nos é dado mais é esperado de nós. Deve preparar as pessoas para escolher hábitos corretos e ter uma vida de serviço aos outros.
  • A educação deve ser um instrumento para reformar e remodelar a sociedade, pela não manutenção do status quo. Deve incentivar as pessoas a querer mudar o mundo para melhor. Isto inclui a responsabilidade socioambiental pelo bem-estar do mundo que Deus criou.
Fonte: Cogeime

Tags: Educação


Posts relacionados

Geral, Educação, Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Escola Dominical, Escola Bíblica de Férias, por Comunicação

Escola Bíblica de Férias 2024

  Já está disponível o Caderno da EBF 2024. Saiba como adquirir seu exemplar e fortaleça seu ministério com mais um material especial produzido pelo Departamento Nacional de Trabalho com Crianças.

Educação, por Sara de Paula

COGEIME abre vaga para Assistente de Secretaria Bilíngue

Candidatos devem se inscrever por e-mail

Educação, por José Geraldo Magalhães

Reunião com os reitores das instituições metodistas e Câmara de Administração e Finanças acontece em São Paulo

Iniciou na manhã dessa sexta-feira (03), a reunião com os reitores das universidades metodistas, mesa do Conselho Superior de Administração (Consad) e a Câmara de Administração e Finanças. O encontro está sendo nas dependências da Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo. 

Educação, por José Geraldo Magalhães